Me conta uma coisa: gerar encantamento no atendimento aos clientes e em todo o processo da jornada, é visto pela sua equipe como um desafio? Você sabe que é preciso quebrar padrões e se diferenciar da concorrência, promover o aumento das vendas, mas suas estratégias não causam o impacto desejado?
Então o post de hoje do palestrante de sucesso Cléber Brandão foi feito sob medida para você e sua equipe. Continue a leitura e veja como fazer seu cliente lembrar de você de forma positiva, ao se diferenciar e cativar o seu.
Bom atendimento não é diferencial: é preciso quebrar padrões e se diferenciar da concorrência
Olá, sou Cléber Brandão, Palestrante Especialista em Inteligência Emocional em Vendas, e é um grande prazer estar com você, leitor do blog da Agência Palestras de Sucesso.
Trago hoje um tema extremamente relevante para empreendedores, empresários, líderes, time de vendas e atendimento em geral: a importância de se diferenciar da concorrência para gerar mais negócios e agregar valor para o cliente.
É importante partirmos da seguinte premissa:
“Encantar um cliente e por consequência aumentar as vendas é um processo contínuo que envolve técnica, emoção e gestão.” – Cléber Brandão
Muitos me falam: “Cléber, eu dou descontos, minha equipe faz um atendimento ao cliente de alto nível, mas em boa parte das vezes, os clientes não voltam.”
Se identificou com a fala acima? Já parou para pensar que praticamente todos fazem isso? Isso não é o bastante para que o cliente lembre de você, afinal, estamos falando do básico, compreende?
A grande sacada é diferenciar as suas entregas. Esta é a chave!
Um case de sucesso sobre se diferenciar da concorrência
Um exemplo de negócio que sabe se diferenciar e fazer de seus clientes, fãs e embaixadores da marca, é a Apple. O foco está no cliente e na experiência que ele vive com os produtos da empresa. Isso junto ao pioneirismo tecnológico faz da Apple uma das maiores referências do mercado.
Percebe no imenso retorno para a empresa, ao saber se diferenciar das demais? Simplesmente há um imenso alcance de seu prestígio e reconhecimento do mercado sobre ela. Toda essa credibilidade que é gerada, soma-se ao reconhecimento, o que certamente contribui na fidelização da clientela.
Essa clientela, por sua vez, de forma espontânea se torna propagadora da marca, o que consequentemente ajuda a atrair novos clientes e posicionar o negócio como autoridade no ramo.
Faça seu cliente se sentir especial!
https://www.youtube.com/watch?v=SJR3cIFKGOo
Dar descontinho, brindes, não basta. Como eu gosto de enfatizar, o cliente vai se lembrar de você se as entregas do seu produto ou serviço tiverem um diferencial.
Isso pode incluir uma personalização com simples toques que façam o cliente se sentir especial.
“Um post-it com uma mensagem de carinho ou de motivação já pode ser um grande evento na vida de um cliente.” – Cléber Brandão
A verdade é que diante de um cenário onde existem vários concorrentes e todo mundo só tem como diferencial o “desconto e preços baixos”, se destaca aquele que é melhor que isso e quebra padrões.
Como eu disse na minha entrevista aqui no site:
“Quem quebra padrão chama a atenção. O que seu cliente não está esperando e que você pode fazer por ele, sem que isso tenha um custo elevado que desestabilize o seu caixa?” – Cléber Brandão
E você? Está preparado para surpreender e se diferenciar da concorrência?
Quero uma palestra com Cléber Brandão em minha empresa!