E se eu te contar que há um erro básico de liderança que as empresas cometem e que geralmente, deixam passar batido? Calma, não quero dizer que é proibido errar, haja vista que os erros são parte do processo de evolução e crescimento. Contudo, se não soubermos que erramos, como podemos usar o erro de forma produtiva e favorável?
Pois bem, foi pensando nisso que no artigo de hoje, nosso palestrante de sucesso Jairo Martiniano trouxe essa abordagem e alerta. Qual é este erro básico? Descubra agora! Continue lendo!
Era uma vez, uma empresa que tinha o sucesso quase que “garantido”, não fosse um erro básico de liderança…
Imagine a seguinte situação: havia uma empresa que estava em constante crescimento. Uma organização modelo, que contava com uma equipe talentosa, capaz de promover resultados não menos que notáveis.
Tanto que manter o sucesso parecia algo garantido. Contudo, um fator estava prestes a abalar as estruturas dessa tão conceituada empresa.
Se tratava de um erro bem comum em muitas empresas: promover colaboradores sem o devido preparo para assumir cargos de liderança.
Pensando em evitar que a sua empresa cometa o mesmo equívoco, no artigo de hoje abordo esse erro básico de liderança. Além disso, destaco a importância de desenvolver habilidades que se alinham às necessidades do mundo empresarial moderno.
Portanto, se você é um empresário, profissional liberal, gestor ou faz parte de uma equipe de alta performance, esse artigo é para você! Vamos juntos?
O erro básico de liderança: promover por resultados técnicos e não avaliar se o indivíduo tem ou não potencial para exercer a posição
Talvez você tenha se dado conta neste exato momento que como gestor, tem cometido o erro de promover por resultados técnicos e não avaliar se o indivíduo tem ou não potencial para exercer a posição.
Se for o seu caso, não se preocupe: foi a melhor coisa que poderia ter ocorrido, afinal, você conseguiu identificar o problema, fato que certamente lhe trará avanços.
Veja bem, muitas vezes temos um cenário na empresa, cujo determinado colaborador chama a atenção em sua área técnica, com entregas impressionantes e sendo notoriamente reconhecido por suas habilidades específicas.
Diante disso, a empresa decide, promovê-lo a uma posição de liderança. Tudo certo, se não fosse um detalhe: não avaliar se ele possui o potencial necessário para assumir tal responsabilidade.
Pois bem, a partir de agora, se você percebeu que anda cometendo tal deslize, considere não mais se basear unicamente em resultados técnicos, ignorando aspectos cruciais como:
- Habilidades interpessoais;
- Capacidade de comunicação;
- Visão estratégica, dentre outras skills.
Ser líder, antes de mais nada, é desenvolver pessoas
Oposto ao modelo de chefe tradicional, que visa manter uma relação de poder, o líder moderno se diferencia ao investir no desenvolvimento das pessoas.
Conforme relatei em minha entrevista aqui para o blog da Palestras de Sucesso:
“O líder é aquele que desenvolve as pessoas e tem interesse genuíno em trabalhar relações e o chefe ainda insiste numa relação de poder.Um líder moderno precisa entender de 03 coisas básicas:Pessoas, processo e modelos de trabalho inovadores.”
Ou seja, tais aspectos são demasiadamente importantes ao promover um profissional à posição de líder. É fundamental que como líder, ele reconheça que o sucesso da empresa depende do crescimento e do engajamento de cada membro da equipe.
Portanto, avalie o perfil deste profissional, e busque reconhecer nele alguém que esteja disposto a ouvir, aconselhar e inspirar seus colaboradores. Alguém que valoriza as relações interpessoais, e que tenha potencial para promover um ambiente de confiança e colaboração.
Essa abordagem não apenas fortalece a equipe, mas também impulsiona os resultados organizacionais.
Lembre-se que o “coração” da liderança é ter disposição em compreender as pessoas. Dessa forma, é possível conquistar a lealdade e o comprometimento de sua equipe.
Quero contar com as palestras de Jairo Martiniano em minha empresa!