Aumentar o ticket médio é, para alguns empreendedores, uma grande dificuldade. Contudo, você que tem seu negócio próprio, já parou para pensar como seria ótimo faturar mais com seus serviços e produtos, e os benefícios que poderia usufruir com esse valor mais elevado nas contas da empresa?
Para tanto, é preciso de estratégia e visão e todo um sistema interno na empresa, bem definido e validado. A seguir, um dos grandes especialistas no tema empreendedorismo, o palestrante de sucesso Cléber Brandão, nos fala sobre uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio de maneira assertiva.
Veja como quebrar padrões e se diferenciar da concorrência – Por Cléber Brandão
Uma poderosa estratégia para você aumentar o ticket médio
Será que está na hora de aumentar o ticket médio? Essa é uma dúvida recorrente, sobretudo quando estamos diante de empreendedores novatos.
É importante considerar que quando se pensa em aumentar o ticket de cada compra, isso está associado a oferecer um novo produto ou serviço, além é claro, de ter variedades e opções que possam ser escolhidas pelo seu cliente.
Outro ponto a se considerar é a necessidade de oferecer serviços e produtos que se complementam, e que possam otimizar e melhorar mais a experiência do seu cliente.
Exemplificando com alguns cases comuns
Imagine que uma pequena loja de roupas terá poucas peças, enquanto por outro lado, uma loja grande terá várias peças com opções diversificadas de cores e modelos.
Sabemos que naturalmente, a clientela está em busca de mais opções e novidades, ok?
Pois bem, pensando em uma cliente que está buscando uma blusinha, pode-se aumentar o ticket ofertando outros produtos, como uma bermuda, uma semi-joia, um adorno para o cabelo ou até mesmo um sapato, para completar o look. Como são complementos, é muito provável que aquela pessoa que adquire uma blusinha leve também outros itens, pois ele enxerga uma oportunidade e comodismo para levar os outros produtos.
O conceito One Stop Shop
Um fato relevante: os negócios físicos aderem mais, a cada dia, à pluralidade de produtos que façam com que o cliente vá ao local para comprar um item e, adivinhe: acabem comprando outro de segmentos distintos.
É o famoso conceito do One Stop Shop.
Você mesmo que me lê agora: quantas vezes você não parou em um posto de gasolina para abastecer e se depara com a loja de conveniência? A probabilidade de você adquirir algum item daquele comércio é muito maior e isso irá aumentar o ticket médio do negócio em geral.
Usando o conceito de upsell para aumentar o ticket médio
Outra estratégia interessante para elevar seu ticket médio é adotar na empresa o conceito do upsell, bem comum nas vendas online.
Para exemplificar o conceito: você oferece um produto, quando o cliente efetua a compra, dá a ele uma opção de levar algo ainda melhor, pagando a mais por isso.
Caso o cliente recuse, ainda é dada a opção de melhorar o pedido com um valor menor do que foi ofertado após a compra, mas superior ao preço do produto inicial.
Essa estratégia significa o seguinte: conscientizar o cliente daquilo que você tem a oferecer e que é muito válido para a vida dele.
Aumentar o ticket médio implica em resolver problemas e agregar soluções
Vender nada mais é do que resolver os problemas do cliente e ajudá-lo. Quando você e sua equipe tem isso em mente, não terá mais dificuldades de sempre ofertar mais algum produto extra.
Eu sei que ainda há muito medo nas pessoas, medo de oferecer e receber o famoso e temido não. Porém, como eu costumo dizer:
”Você nunca irá vender para todo mundo que ofertar, logo, o NÃO existirá independente se você fizer uma oferta para um número maior ou menor de clientes ou de produtos mais ou menos caros. O segredo do Ticket Médio é estratégia certa, no momento oportuno da negociação.” – Cléber Brandão
Dúvidas? Estou aqui para lhe ajudar, entre em contato, será um prazer!
Quero uma palestra com Cléber Brandão em minha empresa!