Quais ações estratégicas sua empresa adota com o objetivo de otimizar o atendimento ao cliente? Você não pensou nisso ainda? Pois deveria, afinal, dentre as ações mais significativas pra que um negócio cresça e tenha sucesso, o atendimento ao cliente é o mais básico de todos e o que costuma receber mais reclamações.
Especialista no tema, o palestrante Paulinho nos traz em seu artigo de hoje no blog, 3 estratégias fundamentais para levar ao seu cliente uma experiência inovadora e única. Acompanhe.
Otimizar o atendimento ao cliente: lembre-se que tudo é venda!
Suporte e pós-vendas tem sido um pesadelo em seu negócio? Ou, ele tem cumprido seu respectivo papel?
Independentemente da sua resposta, o atendimento ao cliente é o momento mais importante para todo tipo de negócio. E exatamente por essa importância, ele merece atenção plena da gestão, do líder e da equipe.
Antes de mais nada, como eu disse na minha entrevista aqui para o site:
“A primeira coisa que a empresa precisa entender é que o atendimento ao cliente, mesmo sendo um suporte técnico, pós-venda, principalmente esses, são vendas. Tudo é venda. Não é só eu gerar um produto, você ir lá e comprá-lo e deixar em sua casa.”
Já percebeu o alto índice de reclamações dos consumidores, sobretudo quando se trata do suporte e pós-vendas? Errar nessas situações pode ser mortal, no sentido de você perder a chance de fidelizar o cliente.
Um cliente bem atendido, é propaganda grátis pro seu produto e serviço. Um cliente insatisfeito e vítima de um péssimo atendimento ,também gera publicidade, porém, negativa para a sua marca.
Como posso otimizar o atendimento ao cliente?
Sabe o que acontece muito no mundo corporativo em geral? Empresas com um trabalho espetacular nas vendas, com profissionais muito bem treinados, motivados e que dominam técnicas avançadas. Contudo, no momento de prestar o suporte pro cliente e fazer a pós-venda, ficam a desejar. Conhece alguma empresa assim?
Para ajudar sua empresa a otimizar o atendimento ao cliente, trago a seguir, 3 estratégias, confira:
1- Comunicação pela empatia
Aqui temos a estratégia que considero principal, e que reserva um segredinho. Vamos lá, antes de mais nada, o profissional que está no atendimento ao cliente, no suporte e pós-venda, deve compreender as próprias emoções, como ele reage fisiologicamente a essas emoções.
2- Estabelecimento do rapport
Em minhas palestras e treinamentos, trago como segunda estratégia, o estabelecimento do rapport. Ou seja, a conexão com a pessoa. Veja bem, se o colaborador consegue compreender suas emoções e reações, fica mais fácil ele entender as emoções do outro e estabelecer essa conexão pessoal.
3- Escuta ativa
O terceiro conceito estratégico é a escuta ativa, que eu costumo chamar de escuta super ativa. Trata-se de entender conscientemente o processo de não julgamento, através do não saber.
Conclusão sobre como otimizar o atendimento ao cliente
Quando a empresa treina seu time e consegue unir os três conceitos que mencionei acima, a probabilidade de uma comunicação mais empática é altamente elevada. Tudo se resume à atenção. Dar atenção para o cliente, que é uma enorme carência no mercado.
“Se o atendente, através da empatia, rapport, souber dar atenção, ele ganha o cliente mais do que qualquer outra técnica.” – Paulinho Siqueira
Faz sentido? Então já compartilha com sua equipe e contatos! E leve minhas palestras para sua empresa para otimizar o atendimento em seu negócio.
Quero uma palestra do Paulinho Siqueira em minha empresa e evento!