Em linhas gerais, diante de relações conflituosas no ambiente corporativo, o objetivo de qualquer gestor é buscar as melhores estratégias para administrar as divergências e fazer com que a equipe de colaboradores atue com harmonia.
Contudo, quais iniciativas a empresa pode adotar, tanto no sentido de administrar quanto de evitar os conflitos?
Com a palavra, uma das nossas maiores experts em pessoas e temas de liderança corporativa, a fantástica palestrante Janaina Fidelis!
Relações conflituosas no ambiente corporativo: conflitos sempre vão existir, mas também podemos evitá-los
Um fato inegável: os conflitos são inerentes à natureza humana e sempre vão existir. Contudo, muito embora a ocorrência de desentendimentos seja completamente natural, ainda mais em um ambiente onde se reúnem pessoas com objetivos diferentes e divergências de opinião é um erro imaginar que os conflitos sejam inevitáveis.
Na verdade, é plenamente possível a implementação de estratégias e práticas capazes de minimizar a incidência desses embates e lidar melhor com as relações conflituosas no ambiente corporativo.
A princípio, podemos destacar ações como:
- Comunicação clara e eficaz;
- Estabelecer políticas e procedimentos claros;
- Promover um ambiente de trabalho saudável;
- Resolução de problemas de forma equitativa e justa, etc.
São gestos que podem ajudar a prevenir e resolver conflitos. No entanto, mesmo com essas medidas, os conflitos ainda podem ocorrer em algum momento.
O papel do líder na solução de conflitos é crucial
Acho importante enfatizar que o papel do líder na solução de conflitos é crucial. Um líder eficaz deve sempre se preocupar em desenvolver habilidades de comunicação e negociação para ajudar as partes envolvidas a entender e resolver seus desentendimentos de maneira justa e equilibrada.
Pensando em algumas das responsabilidades do líder na solução de conflitos, podemos citar:
- Criar um ambiente seguro e respeitoso para que as partes envolvidas possam expressar suas opiniões e perspectivas;
- Atuar como um facilitador de uma conversa construtiva entre as partes envolvidas, ajudando-as a entender as necessidades e preocupações uns dos outros;
- Identificar e compreender as raízes subjacentes do conflito, incluindo interesses, valores e crenças;
- Encorajar as partes envolvidas a encontrar soluções criativas e inovadoras que satisfaçam as necessidades de todos;
- Mediar o conflito de forma imparcial, ajudando as partes a chegar a um acordo justo e aceitável;
- Ajudar a implementar a solução acordada e monitorar o progresso para garantir que o acordo seja cumprido.
Conclusão
É um erro acreditar que a solução de conflitos é uma tarefa extremamente fácil e simples. No entanto, isso não significa que seja algo impossível. Pode exigir do líder, habilidades como paciência, flexibilidade e escuta. É relevante observar que o líder que é capaz de lidar efetivamente com conflitos, pode melhorar a coesão do grupo, aumentar a confiança e fortalecer as relações interpessoais. Com isso, ele exerce uma liderança assertiva e inspiradora, trazendo ótimos resultados para a empresa e todos os envolvidos.
Agora me conta: quais os principais desafios que você tem enfrentado para administrar relações conflituosas no ambiente corporativo?
Conheça minhas palestras e treinamentos sobre o tema e alavanque a sua performance e a do seu time. Entre em contato agora e saiba mais!
Quero uma palestra da Janaina Fidelis em minha empresa e evento