Já reparou que o empreendedor de sucesso, no contexto atual, é bem diferente daquele profissional de algumas décadas atrás?
A relação entre dom x talento, ilustra muito bem a mudança de paradigmas e a realidade atual do mercado.
Quantas vezes falávamos (e ainda falamos, sobretudo pela força do hábito), que tal pessoa tem o “dom” de ser um bom líder, ou de realizar determinada tarefa?
Contudo, sabemos que o talento, originário de constante treinamento, é o que de fato faz a diferença para que seja possível construir um empreendedor de sucesso.
É exatamente sobre isso o post de hoje. O quanto devemos nos aprimorar e trabalhar habilidades, para conquistarmos um lugar ao sol dentre os profissionais bem-sucedidos?
A seguir, mais uma lição inspiradora para você, leitor!
Vetores do saber que um empreendedor de sucesso não pode desconhecer
Já parou para pensar na relação “Dom x Talento”?
É interessante no contexto atual, considerarmos as mudanças que permeiam as habilidades e soft skills dos empreendedores e profissionais do mundo moderno.
Fato é que para se destacar, você precisa sair daquela falsa crença do dom e partir para a prática e aprimoramento de habilidades.
O jeito de comprar mudou, nossa maneira de se relacionar mudou, então, não se pode ficar preso em um passado que há décadas não encontra sequer um mínimo alinhamento com o agora.
A grande verdade é que acima de tudo, agora é o momento mais que necessário de detectar habilidades e aprimorar o trabalho que desenvolvemos.
Mas, quais seriam então, as tais habilidades que um empreendedor de sucesso precisa aprimorar hoje mesmo para se dar bem?
De antemão, já e digo:
Capacitação, inteligência emocional e empenho.
O exemplo de quem tem como “cliente” pacientes com câncer
Mas, o que uma doença como o câncer pode trazer de exemplo para um empreendedor? “Você está doidão?” – diz alguém aí do outro lado da telinha.
Não, meu caro. Eu conheço a história de uma palestrante que faz um importante trabalho filantrópico com pacientes internados com câncer. Neste trabalho, a missão dele é encorajá-los durante este momento delicado e trazer a eles, motivação, perspectiva de melhora e força para superar um obstáculo tão grande.
Como palestrante, este profissional que por questões éticas não falarei o nome, ele aborda conhecimentos considerados indispensáveis em:
- marketing;
- inteligência emocional;
- relacionamento humano e outros vetores do saber que um empreendedor não pode desconhecer.
São habilidades indispensáveis, capazes de promover resultados para sua carreira, negócio e vida em geral.
Contudo, as habilidades pontuadas são apresentadas por ele, como dito acima, com o viés daquele que tem como “cliente” pacientes com câncer. Ou seja, ele “vende” o produto mais caro que se pode obter: “o resgate da vida.”
É difícil convencer aquele que muitas vezes, diante de tanta dor, já desistiu de comer, de viver. Que não encontra o mínimo motivo para sorrir.
E para conquistar cada um para comprar seu produto, ou seja, o resgate da vida, ele tem que colocar em prova toda sua capacitação.
Sobretudo, ele tem que usar inteligência emocional para se manter firme e não desabar na frente de uma criança que já está desenganada pelos médicos, por exemplo.
Ademais, ainda é necessário o máximo empenho, mostrando exemplos práticos e não ficar apenas no plano do discurso. Toda a persuasão é colocada em cheque.
Acredite, não é fácil “vender” um produto como este, não é mesmo?
A metáfora das ações filantrópicas com o mundo corporativo, gera uma conexão incrível com o público, que chora, sorri, sofre, se emociona, mas acima de tudo, sai desta experiência promovida pela palestra, transformada.
Portanto, minha dica, agora que você já descobriu as 3 habilidades que deve treinar e aperfeiçoar é: comece agora mesmo, pare de procrastinar.