A gente sabe que não há como passar pela vida ileso, sem cometer erros, certo? Mas sabemos também que de acordo com a perspectiva adotada, errar é algo positivo, nos traz lições e aprendizados, faz parte do processo de desenvolvimento.
Na vida é assim, e nos negócios, também. Mas, se tem um erro que eu acredito que você que é empreendedor não quer, não deve e não precisa cometer, é o de perder clientes propositalmente.
Longe de mim querer ser apelativo, mas acredite: ao deixar de ler o texto de hoje aqui no blog, feito pelo nosso fenômeno das palestras corporativas de vendas, Rafael Baltresca, você estará assinando uma espécie de decreto onde estará escrito: “quero perder clientes, com toda certeza!”
Afinal, no artigo de hoje, Baltresca pontua alguns erros dos mais comuns e mais ignorados pelas empresas, que fazem com que elas deixem de lucrar, e o que é pior, fazem com que elas percam os clientes para a concorrência.
A escolha é sua. Vamos juntos deixar de perder clientes? Então, continue a leitura!
LIDERAR: Como saber se você está pronto? – Por Rafael Baltresca
Alguns erros fazem você perder clientes e tornam mais difícil fechar as vendas
Não tem jeito, o ditado considerado clichê sempre se faz valer: errar é humano. Agora, errar e não se importar, ou errar sem saber que está errando, são coisas extremamente graves, ainda mais no aspecto dos negócios.
Uma luta constante em boa parte das empresas é reter seus clientes, evitar perdê-los. O que muitos não sabem ainda é onde estão errando, e aí reside um grande perigo.
Pensando em esclarecer o tema para você, minha proposta no post de hoje é pontuar alguns erros corriqueiros que provavelmente seu time de vendas nem saiba que está cometendo, tampouco a gestão e liderança da empresa tem consciência deles.
Procure identificar se eles ocorrem em seu negócio, faça uma autoanálise reverta a situação, caso enxergue em tais fatores, o motivo da debandada de clientes ou grande dificuldade de fechar negócios.
Bora?
Você não dizer a verdade para seu público te fará perder clientes
Um dos piores erros, senão o pior, é mentir para o cliente. É bem provável que não aconteça contigo como na fábula do Pinóquio, que a cada mentira, aumentava o tamanho do nariz. Mas uma coisa é certa: a confiança e reputação do seu negócio, diminui bastante.
E olha que tem muito vendedor que apela à mentira, viu? Muitas vezes, é uma exagerada nos benefícios, ou a promessa que jamais será honrada.
Lembre-se: a ideia que conquistar o cliente não importa como, pode ser levada pelo time de uma forma tóxica, nociva e prejudica o negócio.
Atitude nas vendas é crucial, mas é preciso sempre pensar e repensar nas consequências desse tipo mindset. Lá pra frente, você terá problemas, além de perder o cliente, claro.
Você exagera na simpatia
Imagine que você vai comprar um produto na loja. O vendedor é simpático, mas em certo momento, essa simpatia se torna algo pedante, exagerado. Na cabeça do vendedor, há aquela voz baixinha, que diz: “Continue pesando a mão na simpatia, bem melhor pecar pelo excesso do que pela escassez”.
Cara, não seja esse tipo de vendedor, pelo simples fato de que você irá irritar, gerar aversão, ao invés de atrair.
O excesso de simpatia se caracteriza pelos adjetivos “carinhosos”, como “irmão”, “flor”, “amor”, “vida”, ou seja, aquele “forçar a barra”.
Trate seu cliente com profissionalismo, de forma neutra e não seja invasivo, caso contrário, o risco de perder clientes aumenta muito.
Não ouvir o cliente
Muitas vezes, o vendedor está despreparado e para compensar, ele exagera na fala. São conversas desnecessárias, que ele pode usar como uma espécie de muleta por medo de ser questionado sobre algo que não saiba responder.
O básico do bom atendimento é falar apenas o necessário e ouvir o cliente atentamente. Ao ouvir o cliente, você pode entender suas demandas e, consequentemente, direcionar a ele a solução exata ao que ele procura.
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