Aumentar a produtividade da equipe de vendas é uma tarefa que demanda investimento e aperfeiçoamento interno. Afinal, é necessário possuir conhecimento e estratégia não só para atrair os leads, como também para fechar as vendas.
A seguir, apresentaremos os erros mais comuns cometidos pelas empresas, além de soluções para otimizar a prospecção. Vem comigo!
Erros de prospecção mais comuns cometidos no mercado
Estes são alguns dos erros mais comuns ao realizar vendas:
Erro 1: abordar os clientes sem ter feito uma pesquisa prévia
Não fazer uma pesquisa prévia impede o vendedor de falar com mais confiança e segurança, pois ele não conhece o público que está sendo abordado.
Além disso, o discurso se torna genérico e entediante para o provável cliente. Por isso, é muito importante estudar e fazer as pesquisas necessárias com antecedência.
Erro 2: não conhecer as necessidades e desejos do público-alvo
Esse é um erro que impede o vendedor de criar uma conexão com seu público-alvo. Conhecer as suas necessidades e desejos é a melhor forma de saber como tocar em suas dores e anseios e, dessa forma, despertar o interesse pelo produto ou serviço.
Lembre-se que é de extrema importância demonstrar para o público porque o produto é uma solução para ele e como pode ajudá-lo. Esse é o principal ponto que levará o cliente a adquirir seu produto ou serviço.
Erro 3: não apresentar o produto ou serviço de maneira clara e objetiva
Lentidão e afobamento não são boas estratégias para fazer uma venda. Enrolar muito ou falar de forma muito sucinta e agressiva pode fazê-lo perder bons leads.
Por isso, sempre busque o equilíbrio: apresente os principais pontos sobre o produto ou serviço de forma clara e objetiva.
Erro 4: não dar seguimento ao processo de venda
Não basta apenas despertar o interesse do lead, é preciso também estar presente no follow-up. Assim, é importante finalizar a negociação, responder dúvidas, oferecer informações e criar uma conexão com o cliente.
O follow-up também pode estar presente no pós-venda, a fim de garantir que o cliente tenha uma boa experiência com o serviço ou produto.
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Como aumentar a produtividade da equipe de vendas?
Existem diferentes formas de otimizar a prospecção As principais são:
Encontre seu público-alvo
Não adianta tentar vender para uma pessoa que não deseja adquirir seu produto ou serviço. Por isso, é importante determinar quem é seu público-alvo e onde encontrá-lo. Dessa forma, é necessário investir em pesquisas de mercado para conhecer mais esse “cliente ideal”, além de criar uma estratégia para abordar esses possíveis clientes.
Faça bom uso da tecnologia
Com o avanço da tecnologia, é possível utilizar ferramentas para automatizar o acompanhamento de vendas e o processo de prospecção. Assim, o trabalho manual é reduzido, economizando tempo e gastando energia nas atividades que exigem mais do vendedor.
Invista na capacitação da equipe
Este é um dos pontos cruciais para aumentar a produtividade da equipe de vendas. Para isso, é necessário enxergar quais são os pontos fortes e os pontos de melhoria dos colaboradores. Utilizar um treinamento adequado para melhorar esses pontos é uma grande estratégia que gerará excelentes resultados no futuro.
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