Quebrar suas crenças limitantes e mudar sua mentalidade em relação ao que você acredita ser possível alcançar ou não é essencial para promover seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Além de te ajudar a ter mais foco, romper com estas crenças te fará ter mais clareza para dar os próximos passos na sua jornada.
Mas, como você pode quebrar suas crenças limitantes para alcançar o sucesso? Continue lendo este artigo do palestrante Ciro Pereira para descobrir!
O que são crenças limitantes?
“Não é o que eu tenho, mas sim quem eu me torno para ter! “ – Ciro Pereira
As crenças limitantes podem ser definidas como pensamentos ou suposições que limitam o nosso progresso, nos fazendo ficar estagnados diante de uma escolha ou desafio. Quando não nos livramos dessas crenças, se torna impossível ser bem-sucedido.
Por exemplo, se uma crença nos diz que dinheiro é pecado ou que ele é o mal do mundo, como obteremos dinheiro? Mesmo que inconscientemente, esta crença limitante nos fará ficar paralisado e não dar um passo além para mudar nossa realidade financeira.
Logo, não adianta conhecermos as melhores técnicas para vender e ganhar dinheiro se, no fundo, acreditamos que o dinheiro é um mal do qual precisamos nos livrar.
“Conheço muitos empresários que não conseguem nem sair da primeira fase da empresa que eu a chamo de “ Eu Presa”, devido a suas crenças.” – Ciro Pereira
Ainda, alguns exemplos de crenças limitantes que podem estar presentes no nosso dia a dia são:
- “Eu não sou bom o suficiente”;
- “Eu não mereço sucesso”;
- “Minha família sempre foi assim, então não tem como eu mudar”;
- “As pessoas vão dizer que eu estou maluco(a)”;
- “Nasci pobre e vou morrer pobre”;
- “Passei da idade pra isso”.
Mas, como podemos quebrar estas crenças limitantes?
Quebre as crenças limitantes com estas dicas
“Tem algo muito grande que é despertado dentro de nós quando compreendemos nosso propósito de vida e a nossa real identidade de quem somos.” – Ciro Pereira
O primeiro passo para quebrar suas crenças limitantes é refletir sobre elas. Anote em um papel todas as crenças limitantes que você observa em si mesmo. Em seguida, questione-se: “Qual é o medo que tenho aqui? Qual é a raiz desta crença?”.
Com estas reflexões, observe seus sentimentos e volte o foco para si, para o que está passando dentro de você. Tente entender de onde vêm estas crenças e procure encontrar maneiras de trabalhá-las.
Ainda, uma outra dica importante é, ao observar uma crença limitante, respondê-la com pensamentos mais positivos para não entrar em um espiral de pensamentos negativos.
Você também pode entrar em contato com a realidade, tomando uma ação, ao invés de ficar pensando em tudo que não é possível para você.
Vamos supor que você deseja conhecer pessoas novas, mas tem uma crença limitante de que você é tímido. Sua ação prática seria entrar em um grupo de estudos com outras pessoas ou se expor em mais situações na qual você precisa conversar com pessoas que você não conhece, a fim de sair da zona de conforto.
Quais crenças limitantes você mais observa em si mesmo? Conte nos comentários!
Quero uma palestra do Ciro Pereira em minha empresa!