Alavancar sua equipe de vendas é uma necessidade? Provavelmente você esteja em busca de soluções neste sentido, não é mesmo? Sendo assim, dentre as medidas consideradas assertivas, treinamentos e capacitações surgem como uma ótima escolha. Mas, você sabe exatamente de que maneira essas soluções podem contribuir para o desenvolvimento de vendedores e para o sucesso de uma empresa em vendas?
Em seu artigo de hoje, o premiado palestrante Cristiano Mantovanini aborda quais características esses treinamentos devem ter para promover um diferencial e impactar o time de maneira positiva. Acompanhe!
Treinamentos e capacitações: vender está muito mais relacionado ao relacionamento interpessoal do que a técnicas isoladamente
Como palestrante e treinador de equipes, seja com palestras de vendas, seja com palestras motivacionais e demais temas, muitos me perguntam sobre qual é o treinamento ou capacitação ideal. O que essa iniciativa deve conter para fazer a diferença? Será que apenas compartilhar técnicas de vendas, por exemplo, é o bastante?
Na verdade, sabemos que quando se trata de vender, o fator determinante é o conjunto, ou seja, o relacionamento interpessoal, propriamente dito.
Conforme comentei em minha entrevista, aqui mesmo para o site:
“A gente tem que entender que o mundo está em constante evolução, a cada dia novos conceitos e técnicas estão surgindo em todas as áreas das organizações e da vida, sendo fundamental manter as pessoas atualizadas e bem informadas para que a empresa não se torne ultrapassada.” – Cristiano Mantovanini
Cada empresa tem sua própria lógica, estilo, portanto, nem todos conceitos que são abordados em uma empresa “x”, se aplicam na empresa “y”. Porém, isso deve ser embasado em fatos, na concretude, e não nos famosos “achismos”.
Treinamentos e capacitações em vendas: networking é fundamental
Com base na minha experiência e estudos, é notório o fato de que uma palestra de vendas, treinamentos e capacitações, devem enfatizar a questão do networking. Afinal, como eu já mencionei, vender está muito mais relacionado ao relacionamento interpessoal do que às técnicas isoladamente.
“Muitos treinamentos empresariais trabalham o conceito de networking, por meio de dinâmicas de aperfeiçoamento do comportamento humano e da motivação para que as pessoas busquem objetivos cada vez maiores e também realizem autorreflexão.”
Portanto, é um dever da empresa sempre treinar e demonstrar sobre todos os produtos e serviços da empresa, no sentido de convencer os vendedores da sua importância para que ele consiga convencer também o cliente final.
Fez sentido? Então não perca tempo e já compartilhe o conteúdo de hoje com sua redes de contato, fortalecendo assim também o seu networking.
Um abraço e nos vemos nas minhas palestras.
Quero uma palestra de Cristiano Mantovanini agora!