É fato: todos precisamos de um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, algo óbvio, não mesmo? Contudo, colocar isso em prática é a nossa grande dificuldade. A boa notícia é que identificando os chamados “ladrões do tempo”, é possível traçar estratégias e otimizar essa questão, distribuindo assim suas atividades de forma mais harmônica.
Quer saber quais são os fatores que levam seu tempo embora e como evitá-los? Então continue a leitura, nossa palestra Isabela Capelão revela, a seguir!
Ladrões do tempo: como identificá-los?
O mundo moderno pede de nós, a atuação em diversos papéis. Um reflexo de uma
rotina cada vez mais acelerada e cheia de atribuições, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
Esposa, mãe, filha, empreendedora, profissional, dona de casa, estudante, são várias facetas que devemos administrar, não é verdade?
E quanto mais demandas, mais responsabilidades temos, e consequentemente, menos tempo, ou seja, estão diretamente proporcionais.
Ainda há um fator agravante: o excesso de informações, distrações e estímulos constantes, devido ao rápido avanço tecnológico, o que tem potencializado isso ainda mais.
Como resultado, temos aquela impressão de que o tempo está passando muito mais rápido e tornando- se cada dia mais escasso. A consequência, certamente você aí do outro lado da telinha já sabe: sofremos com a redução da produtividade, com o aumento do estresse, da ansiedade e do cansaço mental.
Identificar o que chamo de “ladrões do tempo”, é uma maneira estratégica de administrar melhor nossas facetas e equilibrar a vida, distribuindo melhor nossas atividades e o respectivo tempo. Mas, como fazer isso?
Como sair do piloto automático e se tornar mais consciente? – Por Isabela Capelão
Os ladrões do tempo podem impactar também a produtividade e os seus resultados
Eu considero alguns chamados “ladrões do tempo” que podem impactar também a produtividade e os seus resultados. Para conseguir o equilíbrio tão desejado, indico seguir alguns passos, como por exemplo:
- Fazer uma análise e identificar aqueles que mais estão presentes no atual momento;
- Eles podem ser tanto a falta de planejamento, quanto a dificuldade de dizer não;
- Também surgem como aquele foco no trivial e não no que é essencial;
- Sem contar a comunicação inadequada, reuniões mal conduzidas, uso excessivo das redes sociais, smartphone, e-mail e internet;
- Outro ladrão de tempo é a pouca habilidade para delegar ou treinar outras pessoas;
- Ou ainda a procrastinação, visitas, eventos sociais e bate-papo aleatórios, situações inesperadas ou imprevistos, assumir mais atividades do que consegue.
Identificou algum ou alguns dos fatores acima? Então é hora de criar estratégias.
Estratégias para lidar com os ladrões do tempo
Assim que nos damos conta de quais são os ladrões do tempo mais recorrentes em nossa rotina, é preciso criar estratégias para combatê-los e entrar em ação.
Para te ajudar nessa missão, eu reuni a seguir algumas sugestões que poderão lhe ajudar a lidar com essas questões.
Já pensou, como seria ótimo gerir melhor o seu tempo, e ainda por cima, elevar a sua qualidade de vida e aumentar a sua performance?
Então, tome nota:
- Crie uma rotina viável e faça um planejamento das atividades, incluindo todos os papéis que realiza;
- Coordene-se, faça combinações para reduzir as interrupções; controle o seu uso nas redes sociais e mantenha o foco perguntando antes: para que estou entrando?
- Desative as notificações e deixe o seu aparelho celular distante durante o horário de trabalho;
- Defina quais atividades pode delegar e defina quando e para quem;
- Aprenda a dizer não e foque no que é prioridade e essencial;
- Use o método Pomodoro e comece a aplicar: a cada 25 minutos de foco concentrado numa atividade, você faz uma pausa de 5 minutos e, a cada 4 ciclos, você faz uma pausa de 15 a 30 minutos.
Agora é com você: coloque em prática essas dicas e me conte sobre os resultados.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por 𝗔𝗴𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗣𝗮𝗹𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗦𝘂𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 (@palestrasdesucesso)