Problemas de relacionamento na equipe são constantes em sua empresa?
Sabemos que bons resultados dependem de um ótimo trabalho em equipe. Mas, e quando seus colaboradores estão em constante conflito? Como resolver?
De acordo com uma pesquisa do ASTD Workforce Development Community e VitalSmarts, um a cada três colaboradores gastam por volta de 5 horas de trabalho em conflitos de gerações. Esse número representa uma queda de 12% na produtividade.
Dada a importância da gestão de conflitos, no artigo de hoje vamos entender como a empresa pode agir para resolver problemas de relacionamento na equipe e lidar com desentendimentos. Vamos lá?
Principais conflitos em uma equipe
Conflitos acontecem e são comuns. Entretanto, quando não resolvidos, eles contribuem para o estresse e baixa produtividade dos funcionários, algo que pode comprometer os resultados da empresa.
Alguns dos principais tipos de conflitos que podem ocorrer no trabalho em equipe são:
- Diferentes estilos de trabalho e maneiras de fazer as coisas;
- Ausência de processos e planejamentos;
- Objetivos e metas divergentes;
- Problemas interpessoais que tornam o clima negativo, entre outros.
A seguir, vamos entender o que você, líder, pode fazer para realizar uma gestão de conflitos eficiente.
Qual é o seu talento? A importância da atitude, da prática e do treinamento – Por Sérgio Damião
Resolvendo os problemas de relacionamento na equipe
Fazer uma gestão de conflitos significa avaliar o problema de uma perspectiva profissional, buscando resolvê-lo para evitar que ocorram consequências ainda mais negativas que atrapalhem o trabalho em equipe e, consequentemente, o sucesso da empresa.
Este processo envolve algumas técnicas, como:
Ter uma comunicação clara, aberta e transparente
Conflitos fazem parte do processo de evolução, desde que eles não gerem rivalidades ou formação de subgrupos que comprometam a eficiência e eficácia dos processos. Logo, criar uma comunicação clara, aberta e transparente é essencial para deixar todos na mesma página.
Realizar alinhamentos constantes
Outro ponto importante para fazer a gestão de conflitos é programar alinhamentos constantes, que busquem definir responsabilidades, objetivos e ações de revisão com datas para início, meio e fim.
A gestão de conflitos é a chave para resultados melhores
O trabalho em equipe é essencial para que empresas obtenham resultados melhores e alcancem seus objetivos. Afinal, toda a troca de ideias e insights que existe em um time diverso é onde reside as grandes possibilidades de inovação.
Logo, a fim de que este ambiente de trabalho se torne mais positivo e colaborativo, é preciso que as empresas implementem a gestão de conflitos colocando em prática as dicas desse artigo.
E aí, o que você achou deste conteúdo? Quais outras dicas você acrescentaria à lista? Conte nos comentários!