Sabe aqueles pedidos que te fazem, que você NÃO QUER ou NÃO PODE atender?
Quem nunca, não é verdade? Fato é que, quantas vezes nos encontramos dizendo “sim” quando, no fundo, gostaríamos de dizer “não”? E depois, nos perguntamos por que não tivemos coragem de negar?
Esse impulso de dizer “sim” mesmo contra nossa vontade vem, sobretudo, da necessidade de sermos aceitos.
É sobre isso que a palestrante de sucesso, Patricia Capeluto nos convida a refletir no post de hoje, vamos lá?
Você sabia que dar Feedback é uma habilidade fundamental da liderança? – Por Patricia Capeluto
Quem não deseja ser querido e ter aquele sentimento de pertencimento?
Muitas vezes, abrimos mão de nossas próprias vontades para nos encaixar nesse padrão. E é aqui que mora o perigo. Afinal, quando fazemos isso, vamos contra a nossa essência, nossa verdadeira presença no mundo, onde poderíamos afirmar o “não” com convicção.
Precisamos aprender a estabelecer limites
Aprendemos a esconder o que é importante para nós, sendo sempre legais, compreensivos e super profissionais. Não queremos ser julgados pelo nosso “não”. Pensamos: “Ah, isso não é tão importante para mim, vou aceitar o que ele pede” ou “Não preciso ser tão inflexível, isso não é tão grave”.
O medo de sermos rotulados como radicais ou o desejo de sempre resolver tudo para os outros nos leva a dizer “sim” quando, no fundo, queremos dizer “não”.
Enquanto nos sacrificamos para atender aos desejos dos outros, somos vistos como pessoas evoluídas, compreensivas e capazes de resolver qualquer situação.
Porém, se pararmos para pensar, perceberemos que dizer “sim” quando realmente queremos dizer “não” não é um sinal de evolução, mas sim de dificuldade em estabelecer limites.
Importância de aprender a dizer não com confiança e autocuidado
Se me perguntassem há tempos como eu descreveria uma pessoa que tem dificuldade de dizer “não”, eu mencionaria as pessoas mais delicadas, condescendentes e prestativas. No entanto, descobri que não é exatamente assim. Existem pessoas assertivas e até mesmo contundentes que têm dificuldade em negar um pedido, pois veem isso como uma missão a ser cumprida. Elas acreditam que, para serem profissionais exemplares, devem aceitar tudo o que lhes é solicitado, mesmo que isso as machuque internamente.
Portanto, é fundamental lembrarmos de duas coisas:
- O NÃO é Apenas a Ponta do Iceberg
Dizer “não” vai além de uma simples negativa. Envolve expressar nossas necessidades, estabelecer limites saudáveis e valorizar nosso bem-estar. Quando compreendemos que o “não” é uma parte essencial de nossa comunicação, começamos a desenvolver uma postura mais assertiva.
- Dizer NÃO é um Aprendizado Constante
A habilidade de dizer “não” requer aprendizado e prática. É um processo contínuo de construção de confiança, coragem e autocuidado. Quando nos fortalecemos internamente, temos a capacidade de pronunciar o “não” com firmeza e segurança, sem deixar que o medo ou a pressão externa nos influenciem.
Conclusão e Convite à Mudança
Dizer “sim” quando queremos dizer “não” é um padrão que pode ser desafiador para rompermos. Contudo, ao compreender as razões por trás desse comportamento e ao desenvolver a habilidade de dizer “não” com confiança e assertividade, abrimos espaço para relacionamentos mais saudáveis e para uma comunicação mais autêntica.
Dizer “não” não é um ato de negatividade, mas sim uma forma de cuidar do que é importante pra você.
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Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo. Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!
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