14- Você passou por uma grande virada após quase perder tudo na pandemia. Quais princípios foram decisivos para essa retomada? Compartilhe as principais lições que tirou desse momento.
Sim, minha empresa que tinha um auditório para 60 pessoas passou a receber 0 pessoas. Apenas 1 das diversas empresas que atendíamos. continuou com o contrato e ainda reduzido e as adaptações online não funcionaram, o que nos fez perder ⅔ do nosso faturamento mensal.
Tive que renegociar o financiamento do meu apartamento recém adquirido, passei por picos de estresse intensos, meus sócios também tiveram crises de ansiedade e burnout e quase dissolvemos a sociedade diversas vezes em impulsos de desespero.
Foi a melhor coisa que poderia ter nos acontecido na vida! O ser humano tem uma capacidade de resiliência sobre pressão que pode levar ele a evoluir décadas em 2 ou 3 anos.
Decidimos mergulhar no mercado digital e começar praticamente do zero. E nosso empenho foi tão verdadeiro, que de uma empresa que não conseguia bater o marco de 1 milhão faturado até 2021, chegamos em 2023 com o faturamento de 8 milhões e 2024 finalizamos com 20 milhões faturados em nosso grupo de empresas.
As principais lições:
- A fé e o amor vencem o medo.
- Não há nada que você não é capaz de fazer se seu propósito realmente for forte.
- Alinhamento espiritual abre caminhos inimagináveis.
- Cuide da sua saúde, sem ela você se torna imprestável.
- A crise abre portas para novas consciências e oportunidades muito maiores do que as anteriores.
15- Para líderes e empreendedores que querem unir resultado, engajamento e propósito, qual seria o primeiro passo?
Fazer uma lista de 7 princípios inegociáveis que você tem em sua vida. E que devem nortear sua trajetória profissional e estar alinhada com a empresa e as pessoas que você trabalha.
Os princípios norteadores da Pandora Treinamentos são:
1. Faça TUDO por algo Maior.
2. Resultado é superior a trabalho duro. Seja eficiente e inteligente.
3. Seja radicalmente transparente.
4. Seja sempre gentil. E firme quando necessário.
5. Responsabilize-se pelos seus erros e foque na solução.
6. Tome decisões baseadas em dados.
7. Cuide da sua saúde. Sem ela você se torna imprestável.
Se você não for capaz de ser leal aos seus princípios, e torná-los inegociáveis, você nunca vai realizar grandes feitos. Porque quem abre mão de seus princípios não consegue confiar em si mesmo.
16- Quais erros mais comuns fazem um lançamento de produto promissor não atingir o potencial esperado?
Falta de conexão com seu público. Se você não souber as dores do seu público, o que eles desejam e valorizam, quais as características demográficas do seu público-alvo e não tiver a narrativa correta para gerar um valor maior do que eles irão pagar pra você, você irá se frustrar no seu lançamento.
Resumindo: conheça seu público, crie uma narrativa ultra envolvente e entregue mais do que ele imagina.
17- Qual é o segredo para vender produtos ou serviços de alto valor sem gerar resistência no cliente?
Uma intenção genuína de curar a dor do seu cliente, uma narrativa tão envolvente que ele queira fazer parte e uma oferta tão atraente que ele se sentiria estúpido se ele não comprasse.
18- O que um empresário precisa observar para montar um time de alto desempenho sem inflar a folha de pagamento com contratações erradas?
As pessoas são contratadas pelas habilidades técnicas e demitidas pela falta de habilidades comportamentais.
O comportamento é rei. Vale muito mais uma pessoa íntegra, sedenta por aprender, com vontade e resiliência, que não sabe tecnicamente quase nada.
Do que um gênio técnico que é enrolador, teimoso, vaidoso e insensível com os resultados da empresa.
Foque no comportamento! E tenha uma cultura magnética que as pessoas vão brigar para querer fazer parte.
19- Como princípios extraídos de textos antigos podem ajudar líderes a tomar decisões mais sábias hoje?
A sabedoria é atemporal e alocal. As virtudes são a base de todo sucesso sustentável humano. O sucesso temporário sem virtudes até é possível, mas ele logo rui.
Então, a base do sucesso são os princípios. Os fins não podem jamais justificar os meios. São os princípios que devem justificar os fins.
E quando falamos de princípios, nada melhor do que as escrituras sagradas – independente de religião -, os grandes livros do ocidente como a filosofia socrática e estóica, a psicanálise, a psicologia profunda e a logoterapia.
A bússola é: se venceu o tempo, é porque existe um alto nível de Verdade contido.
Porque o que é falso, é temporário e logo revela sua falta de fundamento, mas a Verdade é permanente e Eterna.
20- Quais arquétipos mais fortalecem a autoridade de um líder sem afastar a equipe?
Os arquétipos mais desejados pelos seguidores são:
- O Governante, que lidera com firmeza, estrutura e focado no resultado, mas que sabe escutar seus soldados. Ele desperta segurança porque dá direção clara.
- O Mago e o Sábio, que despertam sabedoria, mistério e transformação.
- O Amante, desejo de pertencer, autenticidade e intensidade.
Um líder que aprende a dominar um ou mais desses arquétipos será altamente respeitado e magnético para as pessoas ao seu redor.
21- Qual é a chave para transformar divergências internas em oportunidades de inovação?
Somos em 3 sócios, e esse é um ótimo número para a criação e o equilíbrio de divergência, desde que os 3 sejam imparciais no sentido de preferências afetivas de um ou outro sócio.
O 3 cria, sustenta e destrói para recriar.
As divergências trazem respostas: seja de desalinhamento, falta de clareza, teimosia, até humildade, colaboração e desapego de preferências pessoais pelo bem Maior.
É nas divergências que enxergamos quem está por nós ou contra nós. Quem está compromissado com o avanço ou quem está atrasando.
Por isso, um dos meus princípios como empresário é intolerância à mediocridade. Quando uma pessoa erra, ela deve ser corrigida, suportada e treinada.
Quando uma pessoa falta com o caráter, ela deve ser demitida. Quando uma pessoa não atende os requisitos do cargo por falta de habilidade comportamental ou capacidade intelectual, assumo o erro e busco readequar ela em uma posição que possa brilhar.
Você não pode tolerar a mediocridade, mas isso não significa que irá sair demitindo todo mundo por aí.
Você precisa encontrar as melhores formas de transformar mediocridade em alta performance, essa é sua responsabilidade.
Seja por treinamento, feedbacks, recolocação ou até mesmo demissão. Mas jamais faça vista grossa para a mediocridade, porque por dó de uma pessoa e por falta de coragem de fazer o que precisa ser feito, você está prejudicando e sobrecarregando dezenas ou centenas de pessoas (a si mesmo, aos colegas daquela pessoa, os líderes e/ou liderados dela, os clientes, etc).
22- Como transformar um cenário adverso em combustível para crescimento e inovação?
A crise abre portas para novas consciências e oportunidades. A criatividade desperta na adversidade.
Mantenha um ambiente de fé e otimista, sem dourar a pílula, mas demonstre que você está junto do time para o que der e vier. E realmente faça isso.
Em crise, o líder tem que ser o primeiro a chegar e o último a ir embora. Ele tem que por a mão na massa e fazer junto com a equipe. Ele tem que estimular, motivar e inspirar aqueles ao seu redor para que a crise abra alas para uma nova fase de muito mais performance, além de fidelizar o time inteiro no novo ciclo.
23- O que torna uma narrativa tão poderosa a ponto de transformar um simples produto em uma marca desejada e lucrativa?
São sete fatores:
- Ter um público-alvo muito bem definido através de pesquisas e números (aqui na Pandora temos uma pessoa de produtos responsável por realizar pesquisas de todos os produtos com nossos leads e clientes constantemente e um cientista de dados que transforma números e informações precisas)
- Saber a dor e a ruminação mental do seu público
- Definir claramente de 1 a 3 inimigos comuns que você irá projetar a culpa pela dor que ele está sentindo
- Um propósito ardente que gere um senso de tribo e pertencimento
- Uma promessa que estimule o desejo de comprar
- Uma oferta irresistível que faça a pessoa se sentir estúpida se não comprar
- Uma entrega que transforme o cliente em fã e estimula ele a indicar para todos que conhece
24- Quando as empresas implementam a comunicação não-violenta de forma consistente, qual é o impacto mais rápido que percebem no clima organizacional?
Compaixão. As pessoas passam a buscar entender a dor do outro antes de julgar. Sem vitimismo, mas com profunda empatia pelo que a história da outra pessoa deixou de marcas.
Além disso, as pessoas passam a buscar entender as necessidades das outras e ajudar a atender suas necessidades assim como passam a abrir suas próprias necessidades para que as outras também as atendam.
Gerando um processo de colaboração mútua e transparência radical e respeitosa.
25- Em ambientes de alta pressão, como líderes e equipes podem desenvolver inteligência emocional para evitar desgaste e manter a clareza nas decisões?
Um gestor de RH estratégico com habilidades de mentoria é imprescindível. Para que consiga conversar com eles de forma imparcial, acolher e ao mesmo tempo ser firme em mostrar os caminhos que o líder não está enxergando ou falhas que não está assumindo.
Além disso, todo o caminho que descrevi anteriormente: autoconhecimento, cultura forte, estrutura de feedbacks, dailys de alinhamento de prioridades, comunicação não-violenta, práticas de meditação e oração, regulação bioquímica, entre outros.
26 – O espaço é seu para deixar uma mensagem a todos que ficaram até aqui. Gratidão, Vitor!
Quero agradecer e parabenizar por ter chegado até aqui. Agradecer porque você meu deu seu ativo mais valioso por alguns minutos: sua atenção.
E se isso aconteceu, é porque você absorveu o conteúdo. Então parabéns também por ter chegado até aqui, porque isso significa que você é uma pessoa que sabe direcionar sua atenção para aquilo que é construtivo e contributivo na sua vida.
Agora meu recado para você é: pratique!
Informação sem prática é vazia. E com a quantidade de informações que temos recebido ultimamente, a obesidade mental tem sido um dos grandes problemas e sabotadores das pessoas inteligentes.
A sabedoria só é possível quando se tem o conhecimento certo e faz ele se provar na prática.
Então, boas práticas!
Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!