14- Comente sobre a importância da prática e do treinamento para a efetividade dos talentos profissionais e de que forma a empresa deve desenvolver uma rotina de treinamento consistente?
Tenho acompanhando um CEO de uma empresa de Sistema de gestão de vendas , Exact Sales, seu nome Theo Orosco, recomendo inclusive para as pessoas seguirem.
Ele fala em 3 tópicos fundamentais em qualquer negócio: Processo, ferramentas e pessoas.
O treinamento ao meu ver, começa na entrevista , onde o candidato deve se sentir já no ambiente que está concorrendo , isto é Disney .
A partir da ambientação , dependendo do nível do colaborador e função, uma rotina deve estar desenhada , formalizada, para que objetivos de horas mês, ano sejam atingidos e que desta forma o mesmo possa se candidatar a novas funções e desafios.
Em seu histórico todos estes movimentos devem estar lançados, assim como a avaliação do seu desempenho, fundamental para que ele seja promovido. Treinamentos genéricos, no tocante a cultura e valores da empresa e específicos as funções que irá exercer.
15- Como você observa a relação entre o autoconhecimento e o desenvolvimento de soft skills? Quais as mais importantes para o mercado atual e futuro?
Ambos seguem em paralelo , defendo que profissionais hoje devem em primeiro lugar se entender como pessoas , cidadãos e no campo profissional alinhar o seu propósito de vida ao do seu negócio e atuação , sendo possível obviamente.
Hoje entendo as soft skills mandatórias dentro da cultura organizacional, as hards são necessárias , mas sem a inteligência emocional e suas derivações , nenhum profissional será bem sucedido. Neste pacote, ética, moral e civilidade tem peso fundamental também.
16- Afinal, diante de sua experiência, quais você apontaria como as estratégias mais eficazes para construir relacionamentos genuínos e estratégicos com clientes? Como podemos nos tornar especialistas em falar o idioma que o outro entende?
Creio que o caminho da confiança é pavimentado pela transparência, relações genuínas evoluem à medida que cada lado enxerga valor no outro, um ambiente colaborativo é também uma construção entre pessoas e empresas, como disse em uma pergunta anterior, quando a negociação é justa, ambos os lados ganham e crescem.
A evolução de conhecimento , entendimento, levará as empresas para um melhor atendimento de necessidades e daí surgem oportunidades a serem compartilhadas, um valor além de uma simples cotação ou leilão de preços. Para falar o idioma que o outro entende , é necessário conhecê-lo, entendê-lo no detalhe .
17- Vamos falar agora sobre técnicas de negociação que um profissional deve dominar para garantir um ganha-ganha nas negociações: quais as mais indicadas e como se aprimorar nessa arte?
Eu recomendo fazer uma auto análise do perfil psicológico , com isto além de se conhecer , o profissional consegue identificar algumas características nas pessoas que atende e isto será útil no momento da negociação.
Tratamos hoje com gêneros distintos, formações , gerações, se debruçar neste tema é uma forma de negociar melhor.
Recomendo exercitar com veemência a ação de perguntar, pois ouvir seu cliente no detalhe, esclarecer dúvidas , é caminho para uma proposta diferenciada. Domine a emoção e saiba seus limites também.
18- O que você recomendaria para aquele empreendedor ou vendedor que não consegue controlar as emoções durante o processo de negociação?
Recomendo entender o seu perfil psicológico como prioridade, para que sabendo de suas características, possa se preparar melhor emocionalmente.
O que nos tira o equilíbrio emocional em uma negociação é a falta de preparo na elaboração, portanto exceda tempo e estudo no que vai apresentar, levante antecipadamente eventuais objeções que possam ser abordadas, saiba seu limite e se coloque como uma parceiro , um consultor sempre disposto a entender e rever se necessário a proposta.
Faça sempre uma proposta personalizada , o cliente sabe quando foi pensado e valoriza muito. Bom humor sempre, um sorriso verdadeiro conquista o outro lado.
Estatisticamente as mulheres sorriem mais que os homens, devemos aprender com elas.
19- Como um líder pode motivar sua equipe a atingir a excelência no atendimento ao cliente? Como conhecer o time e suas posições pode contribuir para o sucesso de um projeto?
Só há um caminho, a convivência genuína, onde a liderança consegue entender as potencialidades individuais e como cada um pode contribuir da melhor forma para um projeto.
O resultado da excelência no atendimento é sem dúvida uma maior conversão de negócios e ampliação das relações , quando a equipe entende a filosofia por trás do bom atendimento , a motivação fica constantemente alimentada
20 – Como a sustentabilidade pode ser um diferencial no atendimento ao cliente? Quais são as práticas sustentáveis que podem ser implementadas por empresas e profissionais?
E uma pergunta ampla, vou sintetizar, hoje nos cidadãos temos uma papel fundamental na preservação do meio ambiente partindo dos nossos lares, grupos de convivência e mais do que nunca nas empresas.
O consumidor consegue diferenciar empresas e produtos com este propósito e tende a dar preferência a estes.
No ambiente corporativo o ESG, o tripe de Ambiental , Social e Governança também já é percebido e valorizado por uma grupo grande de empresas, então, ser sustentável deixou de ser estratégia, passou a ser um compromisso mandatório, necessário para a preservação do futuro do planeta e das novas gerações.
As práticas são muitas e bem detalhadas, definidas pelo GHG Protocol, demandaria muito tempo explicar no detalhe, colo um slide da prática de nossa empresa a Box Print, apenas como uma pílula, mas fique claro que conhecer o tema e aprofundar nele é imprescindível para empresas e profissionais, que pretendem se manter no mercado nos próximos anos.
21- Comente sobre a importância do conhecimento de mercado, do produto e do cliente para a excelência no atendimento. Como podemos adquirir e atualizar esse conhecimento?
É fundamental, qualquer profissional que queira crescer, evoluir em sua trajetória, deve estar atento a estas importantes frentes, pois somente conhecendo com profundidade o seu produto, o uso em seu cliente, o desempenho e também sua concorrência, alcançará melhores resultados.
Como adquirir e atualizar este conhecimento ?
1 Disciplina
2 Senso de Urgência
3 Dedicação extrema a atualização de conhecimento
4 Empatia
5 Foco na melhoria contínua de pessoas e processos, eu chamo de inquietação positiva.
22- Quais são as estratégias mais eficazes para potencializar as vendas?
Para estabelecer estratégias devemos entender 3 frentes importantes , o mercado que atuamos , nossos diferenciais , segundo valor que nossos clientes dão para estes e em terceiro a forma de atuação da concorrência.
Nosso mercado é focado em preço, inovação, tecnologia específica, monopólio ?
Nosso cliente valoriza nosso diferencial , entende a parceria como benefício, foca somente em preço ?
Nossa concorrência está no mesmo nível do que oferecemos , tem diferenciais que não temos?
Com base nestes dados, podemos estabelecer uma análise em busca de estratégias que venham potencializar nosso negócio.
23- Qual o papel do protagonismo na construção de uma carreira de sucesso? Como assumir a responsabilidade por nossas escolhas e ações pode contribuir para a excelência profissional?
Protagonismo mais do que uma escolha é construção, sem dúvida optar em sê-lo depende de foco, dedicação, um padrão de atitudes que nos diferencia e nos leva a excelência profissional.
24-Certamente, a falta de conexão com o time e a dificuldade de exercer o poder de influência, são dores comuns quando pensamos em liderança, concorda? Como um líder pode reverter tais quadros na empresa e gerar mais comprometimento e engajamento do time?
Uma liderança eficiente, atenta a todos os movimentos, utiliza dados verídicos para se comunicar com o Time, negociar com fornecedores e prazos.
Isto é um exercício diário entre liderança e liderados, mas cabe a liderança definir a estratégia, incentivar movimentos internos usando muito de sua inteligência emocional na direção da influência positiva, exemplar.
Transparência e proximidade verdadeira , trazem em sua esteira comprometimento para as partes.
25-Quais são suas dicas para:
-
Melhorar a postura profissional ao se comunicar?
Fundamental conhecer com profundidade o tema. Adoro a frase;
-Quem fala a verdade , não pensa para responder.
Partindo deste requisito, sempre ouvir mais para entender melhor, usar o seu coração nos atos e palavras, gerando a empatia do bem, o desejo da verdadeira reciprocidade.
Nunca deixe que o entusiasmo se afaste , líderes têm essa difícil missão de manter a chama acesa do time.
-
Falar com confiança e transmitir credibilidade?
A Confiança da mesma forma vem do conhecimento profundo sobre o tema, e claro, do exercício diário na busca da melhor comunicação, isto envolve postura de palco, tom de voz, bom humor, clareza. Eu e as frases: “Exercício persistente gera resultado milagroso!”
-
Aprender a criar apresentações envolventes e de alto impacto?
Este é um aprendizado constante, cientes do poder do impacto visual , fato que a neurociência comprova, a habilidade em criar metáforas, baseada nos pontos de maior impacto das apresentações , é uma habilidade que deve ser desenvolvida , eu costumo acompanhar este detalhe nos cursos e palestras que participo e de alguma forma “cocriar” para minhas apresentações.
26- Há um Provérbio Árabe que diz o seguinte: “Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha”. O que você pensa a respeito desse provérbio e diante de sua experiência atuando no mundo corporativo, seja como empresário, seja como palestrante, qual deve ser a postura ideal para um líder gerar conexão com sua equipe e liderá-la da melhor maneira?
Eu repito com frequência a frase ;
Mais do que conselho, o time precisa de exemplo .
Então, os líderes que se conectam com maior assertividade, além do discurso, tem os atos como o maior aval de sua gestão , compartilhar de forma clara e transparente, objetivos, planejamento, metas e fazer um acompanhamento rigoroso, com certeza melhora a conexão, traz todo o time para uma mesma direção.
27-Um dos temas mais comentados quando falamos em carreira, negócios e gestão, é inteligência emocional, considerada por muitos como uma das soft skills do momento. Contudo, muitos empresários, líderes e colaboradores, nutrem a falsa ideia de que inteligência emocional é apenas ficar em silêncio diante de uma diálogo complicado e conflitos. O que você pensa a respeito e como a inteligência emocional influencia sua carreira e negócios?
Esta soft skill é sem dúvida um divisor de águas entre sucesso e fracasso , partindo desta habilidade que como tantas outras, deve ser trabalhada, o líder que a utiliza na prática, se estabelece como um ponto de apoio, reflexão, consulta do time. Sabe ouvir e falar na hora certa , sabe conduzir com parcimônia os debates, deve ser um mediador a favor da solução que reflita sempre o melhor para o momento, para o time, não deixando que isto seja interpretado de forma pessoal .
28- Gratidão pela atenção e ensinamentos. Deixe um recado para quem nos acompanhou até aqui.
A mudança de postura, atitude, reflete antes de qualquer coisa uma iniciativa, uma escolha pessoal, individual.
O sucesso no mundo corporativo, em qualquer área, a implementação de processos, melhorias, principalmente no tocante a questão atendimento, depende 100 % de um líder que acredita, aprende, pratica e compartilha conhecimento, então caro leitor, seja este agente de mudança, faça a escolha de sua batalha, meta, dependerá inicialmente desta sua crença, que se fortalecera a medida que os resultados venham, fortalecendo os objetivos do time rumo a melhoria em cada detalhe e etapa do processo que você se propõe a realizar. Atender bem nos faz melhores !!!
