Palestras de Sucesso Entrevista Rosi Ricca – Parte 1

1- É com enorme prazer que a recebemos aqui, lendária palestrante de sucesso, Rosi Ricca. Gratidão por ceder alguns minutos do seu concorrido dia, com o nobre intuito de compartilhar seu conhecimento com nossos queridos leitores. 

Gratidão pelo convite. É sempre um prazer para mim compartilhar conhecimento.

Para começar, você diz que o equilíbrio entre Produtividade e Felicidade no ambiente corporativo é o caminho para o crescimento e o sucesso de todos.

Com Certeza, o nosso estado emocional influencia tudo em nossa vida, estar feliz e sentir se bem nos traz benefícios não somente em nosso trabalho, mas em nossa vida como um todo.

Toda empresa é construída por pessoas e os clientes são pessoas, portanto pessoas felizes atendem melhor os clientes, consequentemente vendem mais e o nível de produtividade e resultado é alto.

Quais estratégias a gestão da empresa deve adotar para alcançar este equilíbrio e quais os benefícios que você destacaria dessa relação?

Não acho necessário adotar uma estratégia, mas sim uma política de valor visando obter este equilíbrio, seria a gestão ter uma postura acolhedora, cuidar e respeitar cada integrante da equipe e valorizar o capital humano dentro da empresa.

Eu destaco vários pontos que fortalece este vínculo entre gestão e equipe no qual pratico nos meus treinamentos para líderes:

  • Saber Ouvir;
  • Deixá-los ser participativos nas decisões e abrir espaço para sugestões;
  • Empoderar abrindo espaço para eles atuarem;
  • Delegar e confiar;
  • Ensinar pelo exemplo.

Os benefícios que colhemos são: pessoas engajadas, motivadas, produtivas, criativas, equilibradas emocionalmente, seguras de si, participativas, felizes, valorizadas, saudáveis, com autoestima elevada, e sentindo-se úteis para a empresa.

2- Como você define desenvolvimento humano e qual é a importância desse processo para o sucesso profissional?

Estamos sempre em desenvolvimento, em cada estágio evolutivo vamos alterando os padrões de comportamento à medida que amadurecemos a compreensão no nosso papel na sociedade.

Do ponto de vista da psicologia positiva, para mim a melhor definição de desenvolvimento humano é como nos relacionamos com nossas emoções. 

À medida que quanto mais nos conhecemos, mais expandimos nossa mente na compreensão de entender o outro, partindo do princípio de adotar uma autoavaliação de como estamos nos comportando diante das adversidades e desafios do nosso cotidiano. Todo este processo de autoconhecimento deverá ser contínuo.

Quanto mais desenvolvimento intelectual e emocional o indivíduo adquire em sua trajetória, mais valorizado ele se sentirá e será, consequentemente alcançará o sucesso profissional mais rapidamente.

A pessoa que investe em conhecimento técnico, intelectual e emocional, sempre estará à frente!

3- Ao seu ver, quais os principais fatores capazes de impactar negativamente a produtividade e a qualidade do trabalho dos colaboradores e como lidar com esse desafio? 

Acredito que o fator de maior impacto seja problemas de relacionamento com liderança e colegas de trabalho.

Mas temos fatores relevantes tais como:

  • Clima organizacional 
  • Falta de reconhecimento;
  • Remuneração;
  • Falta de perspectiva de crescimento, entre outros.

Todos estes fatores trazem consequência para as empresas pois impacta negativamente os colaboradores mais antigos e contamina os novos integrantes, criando rotatividade e falta de credibilidade para com o mercado, e os clientes.

A melhor forma de lidar com este desafio, é estabelecendo uma política de remuneração e plano meritocrático, criar projetos interativos para destacar as habilidades de cada integrante da equipe, promover um ambiente de trabalho acolhedor e envolver as pessoas em ações de interatividade entre elas e fazer pausas para momentos de descompressão.

4- Qual a relação entre inteligência emocional e liderança, e como desenvolver essa habilidade pode ser útil para líderes de equipes?

A inteligência emocional é fundamental em todo cargo de liderança.

Um líder com esta habilidade, transfere para seus liderados segurança e conforto, é um exímio ouvinte, se expressa de forma construtiva e fortalece o time.

Um líder que possui equilíbrio emocional aliado à sua competência profissional, cria um espelhamento tão positivo para a equipe, que isto gera um impacto diretamente na cultura organizacional da empresa, no nível de motivação e dos resultados. Quando o gestor reconhece o comportamento emocional e cuida de sua equipe, ele se torna um agente de transformação. 

5- Há no mercado uma grande demanda em relação ao processo de mentoria. Como a mentoria pode ajudar empreendedores e profissionais em busca de desenvolvimento pessoal e profissional? 

Sim, a demanda está aumentando e eu acho ótimo!

As pessoas estão buscando ajuda porque perceberam que empreender vai muito além de gerir um negócio.

A mentoria é fundamental para ajudar desde startups até grandes empresas que passaram a contar com o apoio de um mentor no desenvolvimento de pessoas, com foco em preparar e fortalecer seus colaboradores frente aos desafios do cotidiano empresarial.

Toda esta mudança aconteceu quando as empresas perceberam que o time estava enfraquecido, a liderança estava despreparada, faltava orientação e treinamento, não havia um controle emocional para lidar com tantas mudanças que o mundo corporativo enfrenta, muitas gerações atuantes e conflitos foram surgindo.

O papel de um mentor é orientar e direcionar as pessoas dentro da importância dela na empresa, interagir com a troca de experiências, criar soluções e instruir os profissionais na resolução de problemas de forma estratégica, eficiente e humana.

Vale comentar aqui que a Forbes fez uma pesquisa onde apurou que mais de 71% das empresas da Fortune 500, possuem programas de mentoria para desenvolvimento organizacional.

6- Quais critérios você julga importantes, no momento de escolher uma mentora?

Para mim os critérios mais importantes na escolha de um mentor é 

Experiência, sabedoria, honestidade, humildade, transparência e congruência.

7- Muito tem se falado a respeito do coaching empresarial, e como essa iniciativa tem contribuído com empresas que buscam crescer e se desenvolver. Como você enxerga este mercado e quais as vantagens de investir no coaching empresarial?

Toda empresa tem como objetivo o crescimento, dominar seu mercado, estar à frente de seus concorrentes e ter um time motivado e engajado. 

É importante ter o apoio de um coaching empresarial neste processo, para ajudar e orientar na tomada de decisões e mostrar os melhores caminhos.

O Coaching Empresarial é um apoio fundamental no processo de expansão e crescimento da empresa.

O mercado de coaching empresarial vem crescendo pois passou a ser reconhecido como uma contribuição significativa para o sucesso de uma organização.

Houve uma demanda crescente por profissionais experientes em determinados segmentos, que possam acompanhar as novas tendências, novidades e conhecimentos.

Investindo em um coaching a empresa tem a possibilidade de encurtar os caminhos para a conquista dos objetivos, pois poderá contar com um conselheiro experiente, com sólida experiência em gestão empresarial.

O coaching empresarial se torna um apoio, ele ajuda o empreendedor a ter maior autoconhecimento, ser mais assertivo e confiante em suas escolhas.

8- Diante da sua experiência, compartilhe com nossos leitores, quais as principais técnicas de vendas que você utiliza em seu trabalho e como elas podem ajudar a alavancar as vendas em um negócio?

Em se tratando de técnicas de vendas , eu tenho muitas, daria um livro.

Amo vender e tenho muito talento com isto… rs

Sempre fui campeã de vendas e já ganhei muitos prêmios de vendas, por isso sou uma tagarela. Rs…

Meu filho fala: Minha mãe vende geladeira para esquimó .. rs.

Mas vamos lá.
Primeiramente, conhecer o perfil do cliente e elaborar a estratégia certa de aproximação é um fator determinante para o êxito.

Em meus treinamentos “A arte de fechar vendas” eu ensino técnicas de como criar uma abordagem estratégica de forma mágica, com conversão garantida em 75% das negociações.

Gostaria de comentar também que “vendedores felizes , vendem mais” meu próximo livro rs… acredito que a primeira boa energia impressiona e seduz o comprador a fechar o negócio.

  • Ouça seu cliente com paciência, enquanto você o ouve vá anotando argumentos para mostrar os benefícios da compra, quando ele fizer uma pausa, puxe o domínio da conversa, apresentando todos os benefícios e sugerindo um período ou uma amostra ou versão gratuita para testar o serviço ou produto.
  • Indique ou mostre a ele referências de outros clientes que estão usufruindo dos benefícios ou serviços ofertados;
  • Seja seguro e confiante, com tom de voz suave e crie vínculo de relacionamento desde a primeira abordagem.

9-Comente um pouco sobre as melhores estratégias para alinhar a equipe com o propósito da empresa.

Ter encontros semanais para alinhar os objetivos da empresa, determinar metas, dar e receber feedbacks, debater sobre as dificuldades, criar soluções, preparar apresentações sobre melhorias, apresentar a missão, visão e valores da empresa.

10-Gerar conexão com as pessoas é uma atitude capaz de trazer ótimos resultados. No trabalho em equipe, quais fatores o líder deve considerar para conquistar essa conexão com seu time e otimizar assim o alinhamento da equipe e a produtividade?

Estamos envolvidos e conectados com pessoas em nosso cotidiano, cuidar e preservar o bom humor e a felicidade traz ótimos resultados.

No trabalho em equipe, o líder que é bem-humorado, valoriza e respeita seu time, e faz com que se sintam importantes e reconhecidos, tem em mãos uma ferramenta poderosa para fortalecer a sua conexão com a equipe. 

Faz a diferença começar o dia com um alegre “Bom dia” cumprimentar com um forte aperto de mão, sorrir, perguntar como estão. Estas simples atitudes demonstram o quanto você se preocupa com o bem-estar das pessoas.

11-Quais ferramentas você indica para aquele profissional que deseja explorar seu verdadeiro potencial no trabalho?

Indico sempre explorar ao máximo tudo que envolve a atividade dele dentro da empresa, se capacitar, dominar tudo que envolve o departamento e a atividade exercida.

Estar atento às mudanças, manter-se atualizado, investir em conhecimento e explorar novas ferramentas de trabalho aplicada à sua rotina.

Como por exemplo, temos excelentes ferramentas de controle e gestão de processos, fluxogramas, PPT,  CRM, ERP, Power Bi, entre tantos outros.

12- Na sua visão, quais são os principais pilares de vendas e como desenvolver essas habilidades pode ser útil para vendedores?

A ciência já provou que o estado de espírito do vendedor reflete diretamente nos resultados objetivos em cada negociação.

Paralelo a isto, um excelente vendedor deve ter empatia, criar vínculo de relacionamento com seu cliente, conhecer as dores (necessidades do clientes), entender o momento do cliente, seus hábitos de consumo, destacar todos os benefícios da aquisição, ser transparente e verdadeiro, mostrar-se disposto a ajudar, ter um tom de voz agradável, ter empatia e ser atencioso. Desenvolver estas habilidades requer treinamento, prática, leitura de livros, participar de seminários e palestras sobre o tema.

13- Rosi Ricca: de que forma o processo de visualização pode ser utilizado como técnica para vender mais?

Nós pensamos por meio de imagens na maior parte do tempo.

A visualização é um meio fácil de estimular a capacidade de criar a realidade no qual a pessoa tem foco.

Praticar esta técnica ajuda a desenvolver sua habilidade natural de criar imagens e a usá-las de forma criativa para vencer os desafios que enfrentam no dia a dia. 

É até divertido, e conforme praticamos nossa motivação aumenta, pois conforme vem os resultados, nós nos sentimos mais confiantes e isto eleva a autoestima.

Você sabia que esta prática nos ajuda a desenvolver nossa capacidade de concentração e a se comunicar melhor com os outros?

Inclusive em minhas mentorias eu ensino meus alunos o passo a passo de como conseguir ser um criador de realidade.

14- Falando em técnicas, quais você destaca para destravar crenças limitantes e bloqueios?

O primeiro passo é ter consciência e identificar quais as crenças que estão te impedindo de alcançar o sucesso.

Saiba o que você deseja, escreva em detalhes seus desejos, afirme já os possuir, utilize o poder da auto sugestão, acredite em si mesmo, tome a decisão de mudar, elimine pensamentos negativos, foque na abundância, tire a atenção dos problemas, pare de reclamar, agradeça mais, elimine as preocupações, não se vitimize.

E por último, pratique meditação.

15- Gestão de conflitos na empresa pode ser algo extremamente desafiador. Como a comunicação não violenta pode ser utilizada para mediar e solucionar conflitos no ambiente corporativo?

É através da comunicação transparente, e utilizando a cultura de dar e receber  feedbacks que os conflitos são solucionados.

Quando a empresa está disposta a dar abertura para ser ouvinte, permitindo aos colaboradores se expressar, deixar sua opinião, ser compreendido, o ambiente corporativo se torna harmônico e aumenta o senso de pertencimento dos colaboradores.

(Continua…)

Rosi Ricca

A palestrante que encanta e espalha felicidade por onde passa!

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos