Palestras de Sucesso Entrevista Rodrigo Monsil – Parte 1

1- Grande palestrante e mágico Rodrigo Monsil, é um imenso prazer recebê-lo em nosso time! Obrigado por gentilmente nos atender para esta entrevista. Há uma frase que diz: “Os problemas que não resolvemos se tornam nossos limites”. Seguindo esta lógica, conta pra gente: quais passos seguir para se tornar uma pessoa habilidosa em buscar e executar soluções?  O que fazer para superarmos nossos limites?

Eu que agradeço por fazer parte desse time de sucesso, a superação é o grande super poder do ser humano e se tornar habilidoso em qualquer área da vida é um processo contínuo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, nosso cérebro ama lidar com conflitos, ele vive buscando respostas racionais e irracionais para os problemas que encontramos,executar as melhores soluções é saber separar as boas e as más decisões, isso é feito através do conhecimento, seja ele por livros, pessoas ou pelos erros que nos fazem mais fortes, afinal para andar de bicicleta é preciso cair da bicicleta, a arte da superação e saber resolver problemas está em se permitir fazer de novo de um jeito melhor.

 

2-Pode compartilhar um exemplo de uma técnica de vendas persuasivas que considera particularmente eficaz?

Se falamos de produtos, uma poderosa técnica é a Escassez, pois ela torna o produto ainda mais especial que faz o cliente ter a percepção de que poderá perder uma oportunidade limitada, levando a uma decisão mais rápida e emocional, afinal ninguém gosta de perder boas oportunidades. Se falamos em serviços a técnica persuasiva mais eficaz é a Prova Social: filas, lista de espera, vagas limitadas isso gera a percepção de valor e qualidade o que pode significar maior desejo por parte do cliente, em resumo a técnica mais persuasiva em vendas é a VALIDAÇÃO, seja por poucas unidades disponíveis  ou por uma percepção de qualidade diferenciada. 

3-Em suas palestras sobre técnicas de vendas persuasivas, você menciona o uso de ilusionismo e dinâmicas mentais. Como esses elementos são incorporados para tornar o conteúdo mais envolvente?

O ilusionismo (mágica) é uma arte que prende a atenção de adultos e crianças, pois estimula a curiosidade sobre o desconhecido e sabemos que o fator mais valioso numa palestra ou treinamento é a atenção das pessoas, por isso não é apenas uma palestra, nem só um show de mágica,  é a mistura de conteúdo com diversão, gerando mudança de  comportamento e motivos para agir através da atenção conseguida na mágica que funciona como uma isca para manter o público tempo todo motivado e atento, afinal é muito mais gostoso aprender algo enquanto se diverte.

 

4-Qual é a importância da conexão emocional entre o vendedor e o cliente no processo de vendas persuasivas? Como ser bem-sucedido neste sentido e gerar uma conexão genuína? 

Essa conexão é o que chamo nos treinamentos de Rapport, e desempenha um papel fundamental no processo de vendas persuasivas, porque é muito melhor comprar de alguém que confiamos, do que de um estranho que só está interessado no seu dinheiro, a conexão aumenta o envolvimento do cliente e torna mais provável que a venda seja bem-sucedida, mas ela precisa ser genuína e para isso desenvolva essas habilidades: Ouça mais o seu cliente e capte os sinais que ele fornece; Mostre preocupação com a necessidade dele e o problema que ele quer resolver; Observe pontos em comum no cliente, como gostos, opiniões e vontades e valorize isso; Personalize a oferta com soluções que atendam a necessidade do cliente; Seja mais que um vendedor, se preocupe com a pessoa não com o cliente apenas, pós venda faz mágica.

5-Em sua palestra “Sumindo com Acidentes,” você aborda o comportamento seguro e o poder da atitude. Como esses conceitos se relacionam com a segurança no trabalho?

Ninguém muda pela razão, mas pela emoção, uma pessoa não para de fumar por causa dos efeitos comprovados causados pelo cigarro, ela para de fumar porque em algum momento aquilo prejudicou emocionalmente a vida dela, a segurança no trabalho funciona da mesma forma, ninguém quer, racionalmente, sofrer um acidente, mas eles continuam acontecendo e em sua maioria por atitudes inseguras, ou seja, pessoas treinadas e capacitadas, mas que não seguiram o procedimento, não usaram o EPI que sabiam como usar, mas decidiram por não fazê-lo enfim, problema de comportamento, quando o colaborador se conscientiza que uma atitude errada vai custar, dor, perda de dinheiro, tristeza ou perda da vida é onde ela entende que segurança não é uma prioridade que uma hora está em cima e outra está embaixo na lista de afazeres, segurança passa a ser um valor onde você não negocia ou troca por “gambiarras” ou pelo jeitinho errado de fazer mais rápido. Se queremos resultados diferentes, devemos fazer coisas diferentes, é aí que está o poder da atitude e essa mudança só acontece quando a pessoa entende que agir diferente necessita se comportar diferente independente se tem alguém olhando ou uma câmera filmando, você se cuida porque se valoriza e não para mostrar para os outros, dessa forma a segurança acontece.

6- Qual é o papel da motivação na promoção de comportamentos seguros em ambientes de trabalho?

Motivar as pessoas a agirem de maneira segura não apenas reduz o risco de acidentes e lesões, mas também cria uma cultura de segurança positiva, afinal estar motivado significa estar se amando mais e quem se ama se cuida. Colaboradores motivados estão mais propensos a entender os riscos das suas tarefas e a reconhecer a necessidade de adotar práticas seguras, além de estarem mais engajados no processo de se cuidar, cuidar do outro e permitir ser cuidado.

7-Quais são os principais princípios que você destaca para inspirar uma cultura de segurança no trabalho?

Posso destacar 4 princípios básicos e fundamentais:

1ºLiderança pelo exemplo: Os líderes devem demonstrar um compromisso claro com a segurança, modelando comportamentos seguros, fornecendo  e comunicando recursos e apoio para práticas seguras.

2ºSenso de responsabilidade: Cada um precisa entender que a segurança é uma meta compartilhada, mas que se atinge de forma individual, ser responsável pela sua segurança e das pessoas a sua volta é determinante nos bons resultados.

3º Treinamento contínuo: Time que está em constante treinamento tem chances muito maiores de vitória do que aquele que treina 2 vezes por ano. Os trabalhadores devem estar bem informados sobre os riscos específicos em seu ambiente de trabalho e as melhores práticas de segurança atualizadas constantemente.

4º Comunicação Eficiente: A comunicação é chave em uma cultura de segurança, através de canais de comunicação abertos para relatar riscos, incidentes, preocupações e melhorias propostas. Além disso, a comunicação deve ser clara e eficaz para garantir que as informações sobre segurança sejam compreendidas e seguidas da forma correta.

8-Na palestra “Comunicação de Impacto,” você foca na oratória e na comunicação assertiva. Como líderes e gestores podem aplicar essas habilidades no ambiente de trabalho para melhorar a comunicação com suas equipes?

Muitos líderes chegam a esse posto por se destacar nas suas atividades rotineiras, isso não significa que ela tem habilidade em inspirar e ensinar outras pessoas como chegar lá, por isso a comunicação assertiva é entender que não importa o que eu falo, mas o que a outra pessoa entende e alinhar essa diferença entre o que é falado e o que é entendido faz com que o resultado seja atingido, por isso seja claro e direto no que pretende dizer na hora de uma instrução evitando duplos entendimentos. Comunicação assertiva também tem a ver com saber ouvir, esteja disposto a ouvir atentamente as preocupações e opiniões de sua equipe. Faça perguntas para garantir que você compreendeu corretamente o que estão dizendo, saiba dar e receber feedbacks entendendo que é um momento de construção e humildade. Respeite as opiniões diferentes das suas, saiba instruir sem ofender, desenvolva um comportamento equilibrado, evite ser excessivamente submisso ou dominador. Em vez disso, expresse suas opiniões e preocupações de maneira respeitosa, seguindo esses passos o ambiente e o relacionamento entre líderes e liderados se torna muito melhor.

9- Qual é a importância de controlar a ansiedade e o medo de falar em público no contexto profissional?

O meio profissional pode ser muito cruel com aquelas pessoas que precisam de uma segunda chance ou um pouco mais de calma, por isso é fundamental ter controle emocional de seus medos e bloqueios para que eles não prejudiquem seu desenvolvimento. A ansiedade é antecipação de sentimentos e pensamentos que por vezes nem chegam a se concretizar, mas essa antecipação gera nervosismo, insegurança, falta de credibilidade e amadorismo, aprender técnicas de como falar em público e controlar a ansiedade geram inúmeros benefícios pessoais que refletem no contexto profissional como por exemplo  o crescimento na carreira, já que são mais propensos a serem reconhecidos, promovidos e considerados para oportunidades maiores, pois alguém que demonstra controle emocional e habilidade de comunicação tende a passar mais confiança e respeito. Vemos isso numa apresentação de projeto ou ideias numa reunião, a pessoa ansiosa e que não sabe falar em público, não passa firmeza em suas palavras e convicções, a chance de frustração é muito maior e probabilidade de terem suas ideias e projetos levados adiante é muito baixa comparado àquela pessoa que fala tranquilamente, com confiança e sem deixar a ansiedade entrar em cena. Isso sem contar os benefícios pessoais como melhora na saúde mental, pois controlar a ansiedade relacionada a falar em público reduz o estresse quando precisar passar por essa situação, melhora na autoestima e realização por se sentir capaz de transmitir as ideias sem se sabotar, facilidade de conexão com outras pessoas seja na vida pessoal ou na busca de network, enfim desenvolver a habilidade de controlar a ansiedade e o medo de falar em público destaca você dos demais.

10- Como a linguagem corporal e a oratória podem potencializar o sucesso de líderes e membros de equipes comerciais?

A linguagem corporal potencializa uma boa oratória então devem ser trabalhadas em conjunto para um resultado de sucesso e potencializar os resultados de um líder no que diz respeito à influenciar e motivar através de palavras e gestos que mostram alegria e satisfação ao alcançar metas, também podem usar a oratória para gestão de conflitos de maneira mais assertiva, uma linguagem corporal de confiança e domínio passa mais autoridade ao definir planos e estratégias mais ousadas para sua equipe. 

Já para a equipe comercial uma oratória eficaz é essencial para comunicar os benefícios dos produtos e serviços de forma atraente aos clientes, já a linguagem corporal positiva, como contato visual, aperto de mãos e postura aberta, ajuda a construir relacionamentos verdadeiros com o cliente, combinando oratória e linguagem corporal confiante chegamos a uma oferta mais atrativa o que vai influenciar na decisão de compra dos clientes e na hora de negociação a oratória é usada para argumentar, persuadir e chegar a acordos favoráveis, a linguagem corporal pode demonstrar confiança e controle da situação durante todo o processo.

11-Quais dicas práticas você ofereceria a alguém que deseja melhorar suas habilidades de comunicação e oratória no meio corporativo? 

Livros de comunicação verbal e não verbal, cursos de oratória prática para o mundo corporativo e principalmente se expor às situações, pois o medo nada mais é que uma forma de defesa, quando encaramos aquilo que nos amedronta a chance de perceber que o vilão não era tão malvado aparece em nossa frente, a melhor dica é: Se tem medo, vai com medo mesmo, mas paralelo a isso se capacite, estude e da próxima vez esteja melhor para a batalha, é assim com todos aqueles que ousaram desafiar o medo.

12- Quais são os principais erros que as pessoas cometem ao tentar persuadir e como podem evitá-los?

O maior erro é confundir persuasão com manipulação, costumo dizer que elas são irmãs gêmeas quase idênticas, mas que se distinguem por uma pequena palavra chamada ética.

Na persuasão convencemos alguém a fazer ou acreditar em algo que realmente é verdade, não enganamos nem lesamos a pessoa, o papel da persuasão é instruir e mostrar um lado que a pessoa ainda não conhecia, mas a decisão final sobre tomar a atitude ou acreditar no que foi dito sempre será da outra pessoa. Já na manipulação convencemos alguém a fazer ou acreditar em algo que muitas vezes não é a realidade de fato, usamos pressão, mentira e imposição para forçar a pessoa a acreditar no que foi dito e na maioria das vezes a decisão final fica por conta do manipulador e a pessoa se sente lesada. Esse é o maior erro, manipular em vez de persuadir, evitamos isso desenvolvendo ética e respeito pelo outro usando aquela velha frase de nossa avó: Não faça para o outro o que você não gostaria que fizessem para você.

13- O que você diria a alguém que deseja melhorar suas habilidades de persuasão, mas não sabe por onde começar?

Querer começar já é o começo, estude persuasão, comece pelos vídeos do youtube, passe para os livros, porém o mais importante de tudo é praticar, cada vez que aprender uma técnica nova, pratique com amigos, família ou no trabalho a persuasão é prática, a teoria é só o primeiro degrau. Sou mágico, mas o processo de aprender persuasão não é mágica, seja paciente consigo mesmo e esteja disposto a aprender com seus sucessos e fracassos, conforme vai aprimorando suas habilidades de persuasão, verá um impacto positivo em sua capacidade de influenciar os outros de maneira ética e eficaz.

(Continua…)

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Rodrigo Monsil

Rodrigo Monsil: um dos maiores nomes quando pensamos em Técnicas de Vendas Persuasivas, Especialista em Oratória e Persuasão!

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos