Palestras de Sucesso Entrevista Renata Mencalha

1-Querida palestrante Renata Mencalha, é com muita felicidade que recebemos você em nosso cast e de antemão, quero agradecer pela gentileza em atender nossa equipe para essa entrevista. Certamente, seu conhecimento compartilhado aqui será enriquecedor para todos nós e todos leitores. Gratidão! De início, o que podemos fazer para começar o próximo ano, com “a casa em ordem”, seja no sentido pessoal, familiar, carreira ou nos negócios?

Resposta: Todo começo de ano fazemos mil e um planos para tudo: manter a casa com tudo no lugar, melhorar a alimentação, praticar esportes, viajar mais, guardar dinheiro, ser um profissional mais bem sucedido, abrir um novo negócio, enfim! Projeto é o que não falta quando falamos em Ano Novo, mas muitas vezes um pequeno detalhe é o que falta para que tudo isso realmente saia do papel, da mente e se concretize: planejamento e organização!

Querer tudo em ordem, não basta. Precisamos traçar metas, estabelecer prazos, se organizar de verdade e realizar tudo que foi planejado.

2-Quais são os hábitos mais necessários para que uma pessoa possa otimizar sua produtividade?

Resposta: Você não consegue ser produtivo sem ser disciplinado, organizado, focado e constante em suas tarefas. Ter clareza dos seus objetivos e do que é prioridade. Ter uma rotina e estilo de trabalho leva tempo. É preciso praticar diariamente para conseguir administrar todas as suas obrigações e afazeres.

3- Muito tem se falado atualmente sobre o verbo procrastinar. Sabemos que a procrastinação influencia de forma direta  na gestão de tempo e na produtividade das pessoas. Ou seja, é uma dor que prejudica e traz prejuízos, não é verdade? Sendo assim, conta pra gente:

  • Quais são os principais indícios de que estamos nos tornando um ser procrastinador?

Resposta:

  • Não fazer as tarefas que precisam ser feitas.
  • Deixar sempre para fazer depois.
  • Sensação de que tem muitas coisas para fazer, mas não consegue concluir nada.
  • Sentimento de culpa por não fazer.
  • Sensação de alívio ao deixar para depois uma tarefa que deve ser feita agora.
  • Ao identificarmos essa condição, quais os primeiros passos para quebrarmos esse padrão de comportamento?

 Resposta: Primeiro reconhecendo que isso tem acontecido com você e que deseja mudança. A partir daí crie uma lista de tarefas e entenda suas prioridades. Descubra o que te motiva. Livre-se das distrações. Recompense as suas conquistas. Divida as grandes tarefas, em pequenas tarefas. Treine o seu poder de foco.

  • Como a organização dos ambientes pode influenciar na questão da procrastinação?

Resposta: A procrastinação é um destruidor de vida, produtividade e de resultados. Muitas pessoas se tornam procrastinadoras cada dia mais e não sentem isso, mesmo assim continuam deixando sua vida para depois, atrasando prazos, deixando coisas para a última hora e reclamando por não conquistarem seus objetivos.

Não podemos confundir, a procrastinação não é doença, é simplesmente o mau hábito que vai adquirindo ao longo do tempo. É o ato racional de adiar as ações/tarefas que poderiam ser executadas naquele momento.

A verdade é que todos nós procrastinamos um pouco, o problema é o excesso deste mau hábito, isso sim é prejudicial para nossa vida pessoal e profissional. O primeiro passo para quebrarmos este padrão de comportamento é reconhecer onde e porque estamos procrastinando, perceber o quanto esta atitude atrapalha sua rotina, pensar em formas de vencer este grande vilão.

Diversas são as razões que podem levar a esse comportamento sabotador e procrastinador dentre elas uma preocupação excessiva das pessoas com a própria capacidade de executar as tarefas corretamente; outras adiam por falta de motivação e disciplina e fazer o que precisa ser feito para a realização ; e ainda há pessoas que procrastinam porque não são organizadas e simplesmente não sabem por onde começar, com a nossa rotina organizada fica bem mais fácil manter a disciplina e o foco para não procrastinar.

Comece, não deixe nada para depois, crie metas, entenda seus objetivos e realize.

Dicas para não procrastinar:

Planeje seu dia com antecedência;

Divida sua rotina em grau de importância;

Defina metas menores para cada ação.

4-Quais estratégias você aconselha para estabelecermos nossas prioridades e manter o equilíbrio em todas as áreas da nossa vida?

Resposta: Para estabelecer nossas prioridades é necessário conhecer quais são nossos objetivos e, a partir disso, concentrar esforços para alcançá-los, sem nos dispersarmos com objetivos e tarefas de menor importância. Prioridade e tempo andam juntos. Nem tudo importa igualmente, tem coisas que importam mais que outras. Para manter o equilíbrio em todas as áreas de nossa vida precisamos gerenciar o nosso tempo, aprender a cuidar bem deste recurso limitado e tão escasso no mundo. Temos tempo suficiente para tudo, as mesmas 24 horas diárias, a diferença é que algumas pessoas utilizam este tempo com sabedoria e inteligência e outras desperdiçam com coisas desnecessárias.

5- É impossível não destacarmos a questão do home office no contexto atual. Hoje, muitas empresas que sequer sonhavam em adotar esse modelo de trabalho, mantêm até 100% de suas equipes atuando de forma remota, enquanto outras investem em um modelo híbrido, revezando com o presencial.

De toda forma, um tema é extremamente importante em tal cenário: a necessidade de manter uma organização de home office assertiva. Quais os principais desafios que o colaborador deve lidar ao atuar no home office e como ele pode se organizar para contornar as dificuldades,estabelecendo um ambiente propício à sua produtividade e alta performance?

Resposta: Pelo visto o home office continuará sendo uma opção para muitos empreendedores e para muitas empresas, neste novo mercado pós pandemia. Para que o trabalho em casa se torne mais produtivo, precisamos ter mais disciplina e foco, além disso outros fatores são importantes para não comprometer nosso desempenho e resultados, tais como: Local apropriado para o trabalho, com organização e longe de distrações; horário fixo de trabalho com pausas e descanso entre cada jornada, isso ajuda muito na concentração.

6-   De que forma é possível uma pessoa exercitar seu autoconhecimento e quais vantagens essa atitude pode promover em todas as esferas de sua vida?

Resposta: CLAREZA! O autoconhecimento traz clareza e é um direcionador em nossa vida. É um exercício diário e constante e não um processo que acontece da noite para o dia. Se auto avalie, aprenda a reconhecer suas forças e pontos de melhoria, seja grato e busque sempre se desenvolver para viver a sua melhor versão todos os dias. Se precisar busque ajuda neste processo. Profissionais especialistas, mentores, terapeutas, coachs, podem lhe ajudar a entender e se conhecer, mostrando suas forças e como potencializá-las a favor da sua vida e negócios.

7-  Há um fenômeno no mundo corporativo atual que é o profissional multitarefas. Embora, a princípio, isso pareça até mesmo um bom diferencial competitivo, nos passando a ideia de pessoa “produtiva”, sabemos que na realidade não é bem assim. Comente sobre os malefícios de assumir uma postura recorrentemente multitarefas e sobre o quão mais positivo pode ser nos tornarmos pessoas multipotenciais.

Resposta: Vamos entender o que é ser multitarefa? É ser capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, durante o processo. O problema é que acabamos muitas vezes dispersando nosso foco e energia, não nos doando 100% em nada do que estamos fazendo.

Uma coisa é ser multitarefa, a outra é se reconhecer como profissional multipotencial. O multipotencial entende que possui habilidades diversas e que pode sim atuar em várias demandas, mas foco e dedicação, 1 coisa por vez, para que não se desgaste e não perca a qualidade. E para ser um multipotencial de sucesso, é fundamental planejamento e organização.

8-   Quais são os maiores ladrões de tempo, ou seja, as grandes distrações que você destacaria no mundo moderno, e como eliminá-las?

Resposta: Para uns, tempo é dinheiro, para outros tempo é vida, o fato é que atualmente o tempo é um dos bens mais escassos da humanidade.

E o mais impressionante disso é que esse fenômeno não vem acontecendo apenas nos grandes centros, nas cidades modernas e “conectadas”.

Desde o executivo de uma multinacional até o fazendeiro do interior, o aluno ou a dona de casa, o fenômeno da “falta de tempo” tem atingido a maioria das pessoas em todos os lugares do mundo.

Talvez seja pela tecnologia que acelerou as coisas, ou a competição cada vez mais acirrada, o fato é que temos que valorizar mais do que nunca nosso tempo e procurar usá-lo da melhor forma possível, afinal tempo gasto não se recupera. Hoje os maiores ladrões de tempo, os vilões de produtividade do mundo moderno são:

–   Desorganização pessoal e falta de planejamento

–  Vício nas redes sociais, este recurso é uma excelente ferramenta de divulgação do nosso trabalho e de multiplicação de conhecimento, porém quando mal utilizadas se torna um vilão na realização das nossas tarefas.

–     Perfeccionismo (Feito é melhor do que perfeito), passar horas “fazendo melhorias” numa atividade ou num projeto simplesmente é umas das formas mais eficazes de jogar tempo fora.

–   Não delegar tarefas, algumas tarefas precisam ser delegadas para que você possa avançar em seus objetivos, não precisamos dar conta de tudo e delegar é necessário para nos sobrecarregarmos.

–   Falar sim para tudo

A vida é feita de escolhas e prioridades!

Se você se propor a fazer tudo, a única certeza é a de que não conseguirá alcançar o que deseja.

Não tem jeito, você tem duas escolhas: Ou prioriza os projetos na sua vida ou passará seus dias começando e não terminando um monte de coisas e sendo a agenda do outro.

O dia de todo mundo tem 24 horas e dentro desse tempo você tem que decidir entre o que é relevante e que vai te fazer progredir na vida

9-  Quais os principais insights você poderia compartilhar de uma das obras que você participa, o livro “Organize-se: práticas de organização para sua casa, mente e vida!”?

Resposta: O livro Organize-se tem como objetivo abordar a organização nos vários aspectos da nossa casa e da nossa vida, tratando desde a organização de ambientes, passando pela decoração, até a organização digital, financeira, alimentar e de fotos entre outros assuntos. Tudo sendo compartilhado e ensinado pelas melhores especialistas do mercado. Eu inicio o projeto falando sobre a importância da organização na vida de qualquer pessoa hoje. Não é artigo de luxo como muitos dizem… Ter uma vida organizada hoje é fundamental para quem deseja qualidade e bem-estar.

10-   Uma dor recorrente no ambiente corporativo e de trabalho em equipe, é o fato de que em determinados momentos, os colaboradores são acometidos por aquele sentimento de exaustão e falta de motivação. Ao seu ver, é possível evitar que essa situação ocorra e manter-se motivado? E se chegar nessa fase em que o cansaço domina boa parte da equipe, quais estratégias a liderança ou gestão pode lançar mão para reverter o quadro?

Resposta: Sim, é possível. Para manter uma equipe motivada, o líder tem que se dedicar e construir uma boa comunicação com seus liderados. A falta de comunicação gera diversos problemas em uma empresa. Oferecer oportunidades de crescimento e reconhecer bons desempenhos. Dar

treinamentos, estar junto, saber ouvir e ter empatia. Mostrar que se preocupa com a saúde dos colaboradores e investir na gestão da felicidade, são estratégias essenciais.

11- Quais passos você indicaria para uma pessoa começar a criar metas e avançar rumo a concretização de cada um de seus objetivos? E, aliás, o que difere metas de objetivos?

Resposta: Estabelecer e alcançar metas é uma forma de manter a motivação e buscar novos objetivos na vida. Porém, nem sempre é fácil. Para começar a criar metas e avançar rumo a concretização de cada um de seus objetivos, você precisará: estabelecer metas pequenas, estruturar os passos para chegar aonde quer chegar, criar um plano de ação, descobrir formas de acompanhar sua evolução,   parar    de    procrastinar    e    agir    e    comemorar    cada pequena meta alcançada.

12- Vamos falar sobre Empoderamento Feminino: qual a sua visão sobre e como você enxerga o papel da mulher no cenário empresarial, corporativo e do empreendedorismo?

Resposta: O papel da mulher no cenário empresarial, corporativo e do empreendedorismo é um movimento que vem crescendo no mundo inteiro, ano após ano, mesmo assim ainda encontramos grandes obstáculos e desafios, temos muito a conquistar, acho este crescimento muito importante para toda a sociedade. Cada passo conquistado por nós mulheres é fruto do avanço na garantia dos direitos femininos e no caminho à equidade entre homens e mulheres, traz, além da celebrada diversidade, uma quebra de paradigmas e uma desejável renovação no mundo dos negócios. 

É também fundamental para a geração de um ecossistema empreendedor que propicie o surgimento de novos negócios.

O empreendedorismo feminino precisa ganhar ainda mais força, temos muita coisa para agregar neste mercado que hoje é dominado por homens, com a maior presença das mulheres nos negócios traz melhorias para a sociedade, para a economia e para as empresas. O empreendedorismo feminino desempenha um papel importante para reduzir as diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira para homens e mulheres. Além disso, favorece a diversidade de negócios, graças às perspectivas inovadoras identificadas pelas empreendedoras.

Empreender é uma atitude de determinação, coragem e inovação, seja para abrir seu próprio negócio, seja para ascender na hierarquia de uma empresa.

Nossa contribuição e ideias inovadoras geram benefícios para a economia global e podem redefinir o futuro de serviços e produtos, temos mais jogo de cintura para lidar com algumas situações, a chamada flexibilidade, competências comportamentais, extremamente valorizadas no mercado atual e facilmente desenvolvidas por todas nós mulheres empreendedoras.

13- Sendo você um claro exemplo sobre como aprender a administrar melhor a rotina com mais de uma profissão, e ser bem-sucedida nisso, haja vista que você atua no segmento de contabilidade, como Personal Organizer e Palestrante, o que você diria para alguém que está se sentindo “perdido” para conciliar diferentes atividades em seu dia a dia?

 Resposta: Para administrar melhor a rotina principalmente no meu caso com diversas atividades, o primeiro passo é ter clareza no objetivo, planejar e definir algumas prioridades, organizar a vida profissional e pessoal, ter coragem, foco, disciplina, fazer o que é necessário na realização das tarefas, ficar longe das distrações, saber o caminho onde quer chegar, não desistir perante as dificuldades, afinal vencer não é não cometer erros, mas reconhecer nossos limites. Nem sempre será fácil, mas não precisa ser, basta ser possível, e eu faço acontecer porque tenho um sonho a realizar.

14- Na sua visão, de que forma o indivíduo pode desenvolver a capacidade de encontrar o ponto de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal? Ou isso é uma utopia?

Resposta: Alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional significa ter tempo e energia para se dedicar à carreira e manter seus projetos pessoais, família, lazer e vida social. Para melhorar esse equilíbrio, você precisa descobrir como está gerenciando e distribuindo seu tempo. Precisa entender suas prioridades, suas demandas, o que te move e, também, o que te realiza. Comece registrando quantas horas está gastando de fato no trabalho e nas tarefas pessoais, e quanto tempo as funções de organização e distrações tomam do seu dia. Conseguir isso é um indicador fundamental de que você está tendo qualidade de vida e bem-estar, duas coisas que ganharam ainda mais importância nesse mundo digital e cada vez mais conectado.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção   ao   Crédito   (SPC   Brasil)   e Sebrae, publicada em 2019, revela as mudanças nas prioridades dos jovens de 18 a 24 anos sobre sua carreira.

Para a geração “Z” (os nascidos entre 1996 e 2010), o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é o segundo principal indicador de sucesso profissional (38,6% das respostas), atrás apenas de trabalhar com o que se gosta (42,1% das respostas).

Em seguida, vêm o reconhecimento no trabalho (32,3%), ganhar bem (31,2%), ter oportunidades de aprendizado (25,4%) e ter seu próprio negócio (19,4%).

Ou seja: o salário perdeu relevância diante do equilíbrio entre carreira e vida pessoal e a paixão pela profissão.

Não vejo isso como utópico, mas como uma busca necessária em nossa jornada. Fácil? Não, mas possível com clareza, foco e organização.

15- Conte mais sobre suas palestras com ênfase em produtividade

Resposta: Em minhas palestras sobre produtividade e gestão do tempo eu abordo sobre superação, falo sobre mudança de mentalidade, que não podemos resolver problemas usando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos. Que o tempo é o nosso bem mais precioso, e que precisamos usá- lo de maneira consciente e planejada. Sobre como ser produtivo e gerar maiores resultados diariamente. Sobre os tipos de perfis de pessoas, verdades que libertam e como conquistar uma mentalidade vencedora, entre outros assuntos.

16- Líderes são parte do seu público, não é verdade? Diante dessa convivência, ao seu ver, o que um líder precisa fazer para aprimorar suas capacidades de liderança? Como isso impacta o trabalho em equipe?

Resposta: Liderar pessoas não é uma tarefa fácil, um bom líder está em constante aprendizado, ele não cuida de resultados, ele cuida de pessoas e pessoas cuidam de resultados, um excelente gestor de equipes precisa ter empatia, percepção generalista, equilíbrio emocional, conhecer bem a si próprio, ser transparente, saber unir e motivar a equipe, ter a capacidade de delegar, desenvolver uma boa comunicação, sem ruídos, ser exemplo, saber ouvir e conhecer bem o seu time.

17-  Renata, poderíamos passar o dia aqui, tamanho o diálogo enriquecedor da nossa conversa. Contudo, sabemos que isso não é possível (risos). Muito obrigado novamente por se colocar disponível para essa singela entrevista. O espaço a seguir é seu para deixar um recado para nossos leitores. Um grande abraço e sucesso sempre!

Resposta: Gostaria de agradecer essa troca tão incrível e deixar uma frase para os leitores que considero impactante e reflexiva “Algumas pessoas sonham com o sucesso. Enquanto isso outras acordam e trabalham duro para isso.” Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Que possamos Voar e Realizar. Ser Protagonistas da nossa história!

Renata Mencalha

A palestrante que leva a transformação através da organização para a vida e casa das pessoas

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