1. Rabino Dudu, muito obrigado por nos conceder essa entrevista. Para começar, como a espiritualidade pode ajudar líderes corporativos a encontrarem propósito e prosperidade no ambiente de trabalho?
A Cabala não acredita nas barreiras entre o mundo material e o mundo espiritual. Os dois são igualmente Divinos e sagrados. Portanto, o mundo material nada mais é do que revelado do mundo espiritual, e vice versa.
Quando entendemos isso começamos a enxergar tudo de forma completamente diferente. O lado espiritual não apenas ilumina sua vida material; ele não é apenas algo adicional e supérfluo. É ele quem dita as regras, inclusive nos teus negócios e empreendimentos e te faz enxergar a verdadeira riqueza dos bens materiais.
2. Nas suas palestras, você aborda o “preenchimento do vazio interior”. Na sua opinião, o que falta para que muitos líderes empresariais consigam superar essa sensação de vazio?
A sensação do vazio é apenas uma ilusão. De acordo com a Cabala, O Criador não criou o Universo a partir do Nada, pois o Nada também não existia. Ele criou o Universo a partir do tudo. Do pleno. Do completo. Do perfeito, que era (e é) Ele mesmo. Essa ideia faz TODA a diferença.
Quando pensamos a partir do nosso vazio, seremos sempre necessitados. Estamos sempre em busca de preencher alguma coisa que está faltando. E esse é um pensamento de pobreza, de eterna necessidade. Somente quando conseguimos virar essa chave em nossas cabeças, e começamos a pensar a partir da nossa plenitude, passamos a “desejar” ao invés de “precisar”. Por isso dinheiro em hebraico se diz “Kessef”, que significa desejo. Todas as nossas ideias, emoções e principalmente ações, começam a emergir de um lugar de extrema riqueza e abundância. E riqueza atrai riqueza. Isso é ter cabeça de rico.
3. Prosperidade financeira e espiritual são dois temas centrais em suas apresentações. Como o equilíbrio entre essas duas áreas pode ser aplicado no dia a dia de um executivo?
Quanto mais percebemos que não existe uma divisão real entre matéria e espírito, mais conseguimos trazer espiritualidade ao ambiente de trabalho, deixando assim a atmosfera da empresa muito mais leve. Por outro lado, elevamos as decisões econômicas e cotidianas a um patamar incomparável, levando as discussões aparentemente banais a um contexto muito mais profundo e significativo, envolvendo e preenchendo a todos da empresa com vida e significado.
4. Em um ambiente corporativo altamente competitivo, como a Cabala pode ajudar os profissionais a conquistarem sucesso sem abrir mão da felicidade?
Em primeiro lugar, a Cabala ensina que todo o nosso trabalho corporativo é apenas a construção de um recipiente para receber o sucesso. Mas o sucesso em si não tem absolutamente NADA a ver com o trabalho. O sucesso paira e é atraído justamente através da felicidade e a confiança.
Além disso, a Cabala acredita que teu sucesso está sempre no teu diferencial. Quando você consegue revelar teu verdadeiro potencial e ser simplesmente “você mesmo”, o sucesso é apenas uma consequência e ele vem naturalmente. Então sucesso e felicidade não são contraditórios, no fundo eles são a mesma coisa.
5. O tema “sentido na vida” é cada vez mais importante. Como um líder ou empresário pode encontrar esse sentido enquanto lida com as demandas diárias de sua função?
O verdadeiro sentido da vida está sempre nas pequenas decisões do dia a dia. Por mais banais e rotineiras que elas possam parecer, são nessas ações práticas que encontramos o sentido de nossas existência. A partir do momento que o Infinito é indivisível, ele se encontra “por inteiro” em cada partícula do Universo e da tua vida. São nos pequenos detalhes do cotidiano que captamos a essência do nosso ser. Não é tanto sobre o tamanho das coisas e o que fazemos com elas, mas sim sobre o como fazemos as pequenas atividades e obrigações diárias. Quanto menor a importância da ação, maior a concentração de Infinito nela. Faça as contas.
Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!