9 – Na sua visão, como o reconhecimento e o desenvolvimento dos talentos individuais podem impactar positivamente o desempenho de uma equipe?
Existem pessoas com talentos naturais para determinadas funções.
Existem aquelas que querem se desenvolver para determinada função, mas que precisam de estímulo por não possuírem esse talento.
Essa é uma diferença importante para a empresa que contrata. Ela tem tempo e paciência para esperar o desenvolvimento de um talento?
Ou seria mais interessante descobrir, através da psicologia dos pontos fortes, qual o talento de cada um e dividir cada talento a sua função investindo no aprimoramento apenas?
Desenvolver talentos existentes é muito mais efetivo para as equipes.
Por isso, trabalhar a descoberta desses talentos é ponto chave. É trabalhoso, moroso e desgastante exigir de alguém um talento que não tem, isso para pessoa exigida e para empresa que investe no funcionário.
10- Você fala sobre liderança saudável em suas palestras. Quais são as principais características de um líder que consegue manter sua equipe motivada e saudável emocionalmente?
Característica principal: entender que funcionário vem de funcionar e que assim como ele tem uma equipe que se subordina a ele, ele também é subordinado a alguém.
E o que é funcionar? Funcionar vem de função. Função é um exercício efetivo de algo. Nós só sabemos que algo está desenvolvendo sua plena função quando conhecemos suas capacidades, pois na incapacidade identificamos o problema.
Para um líder saber que está exercendo a função de líder em sua integralidade precisa de autoconhecer. O autoconhecimento o tornará mais lúcido para exercer suas habilidades, reformar intimamente aquelas que necessitam e compreender empaticamente os seus subordinados.
11- Como a espiritualidade autônoma pode ser incorporada no ambiente de trabalho sem conflitar com as crenças individuais dos funcionários?
Somos seres de capacidades sagradas. Capacidades essas que são encontradas dentro de nós, onde quer que estejamos.
A religião pode ser uma fonte de equilíbrio para um acesso potente a esse sagrado, mas não podemos esquecer que não é fator preponderante.
Eu posso ser meu templo e encontrar em mim as respostas. Assim não dependeremos de nada além de nós mesmos e sabemos respeitar o que é sagrado para o outro. pensem comigo: entender a força da sacralidade que há em mim me fará respeitar o que existe na mesma potência dentro do outro ainda que eu não concorde.
Quando falo de espiritualidade nas empresas é sobre isso: sobre o que há de sagrado em nós que nos movimenta, nos aquieta, nos acolhe, nos potencializa, nos faz ter compaixão, disciplina e vontade de ser melhores a cada dia.
Independe de nome, de culto, de rito, de crença. Simplesmente existe e podemos acessar.
12- Você explora o autoconhecimento como ferramenta para melhores escolhas. Quais são os primeiros passos para que profissionais possam se conhecer melhor e tomar decisões mais assertivas?
A vontade. Vontade estruturada estrategicamente então, movimenta qualquer campo. Aliada a vontade, ter a plena noção de que há muita coisa a se aprender e não fechar a mente para o novo.
E a partir daí fazer uso da lucidez em todo local que esteja. Agregar a ciência a uma fé raciocinada para um caminho efetivo de mudança.
13- Como a compreensão da memória inconsciente pode ajudar os profissionais a mudar padrões de comportamento prejudiciais?
Os cientistas estão cada vez mais estudando as experiências de quase morte e os fenômenos que chamam de parapsíquico, pois esses acontecimentos fazem cair por terra o argumento de que um cérebro desligado não pode ter consciência de mais nada.
Uma vez que as EQMs e os fenômenos de que falei mostram pessoas em estado alterado lembrando de situações e influenciando comportamentos, nota-se que precisamos entender que de alguma forma nossa mente vai além de nosso cérebro.
Além disso possuímos um cérebro de uma extensão e capacidade muito maior da que usamos, mas nosso dia a dia nos mostra que sentimos coisas sem saber de onde vem tal lembrança.
Essa lembrança pode vir de informações genéticas de nossos antepassados, da nossa infância, de outras vidas para aqueles que acreditam. Fato é que estão ali e que influenciam nossa vida agora.
Sou da opinião de que, faz parte do autoconhecimento, eu saber sobre tudo que tenha ação sobre minhas emoções e reações, ainda mais quando elas se tornam repetitivas num ambiente em que passo a maior parte do meu tempo.
14- Quais técnicas de respiração você recomendaria para quem precisa de resultados imediatos para acalmar a mente e aumentar a concentração no trabalho?
Técnica do 4-7-8 para relaxar a mente seguida da última parte do sudarshan para limpeza e ativação. Aliadas são técnicas rápidas e de alto poder imediato
Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!