1- Magistral palestrante Nadine Dubal: que honra recebê-la no cast da Palestras de Sucesso! Gratidão por sua gentileza em nos atender para esta entrevista que, certamente, trará muito conhecimento para o público que nos acompanha. Para começarmos, vamos de um tema que você é expert: marca pessoal.
Muitas pessoas falam sobre construir uma marca pessoal forte, mas não sabem exatamente por onde começar esse processo. Diante de toda sua bagagem e conhecimento, quais os primeiros passos que alguém deve adotar neste sentido?
R: A Marca pessoal é o processo de definição e promoção do que representamos como pessoa. E´ um posicionamento!
A Marca pessoal é o culminar das experiências, habilidades e valores que nos diferenciam.
Para termos uma MARCA, precisamos trabalhar a IMAGEM, que é a identidade construída que expressa na sociedade a maneira de ser, atitudes, comportamento (linguagem corporal e expressão facial), vestimenta\ aparência, personalidade, até mesmo o tom de voz utilizado.
Primeiros passos para adotar Marca Pessoal
-> AUTOCONHECIMENTO. Reconhecer a própria personalidade, valores, paixões, princípios, talentos e as experiencias vividas.
-> DEFINIR PROPÓSITO
-> DEFINIR O PUBLICO
- DEFINIR POSICIONAMENTO DA MARCA
- REUNIR ELEMENTOS VISUAIS E FISICOS QUE TRANSMITAM a IMPRESSAO – MENSAGEM DESEJADA
(Cores, logo, formas, fontes, tipografia)
2- A criação de uma marca pessoal duradoura está relacionada com o fator autenticidade. Como uma empreendedora que está começando agora pode enfatizar essa autenticidade e não ser “só mais uma na multidão”?
R: A marca pessoal está diretamente ligada a autenticidade, a identidade e ao propósito. Deve refletir o caráter, sonhos, singularidade.
Uma marca autentica baseia-se na essência individual.
O processo de construção da marca, perpassa, também, pelo posicionamento da Marca, pois uma Marca forte e bem posicionada cria a conexão emocional, visual e cultural necessária para seu reconhecimento.
3- Quais são os principais desafios que as pessoas enfrentam ao tentar se destacar em um mundo tão conectado e cheio de informações?
R: Um dos principais desafios é criar e compartilhar conteúdo relevante e de qualidade
Manter uma imagem coerente
Ter uma comunicação genuína e transparente, manter a autenticidade
Se adaptar as mudanças do mercado, identificando oportunidades
4- Uma marca pessoal eficaz e memorável conta com alguns elementos considerados essenciais. Na sua visão, quais são estes elementos e como é possível desenvolvê-los ou se empoderar deles?
– Autoconhecimento
– Definição do Propósito
– Definição da Imagem
– Manter Autenticidade
– Presença On Line
– Cultivar reputação
– Prezar pelo desenvolvimento continuo
– Ser consistente
5-Como a construção de uma marca pessoal pode impactar positivamente a carreira e a presença online de alguém?
R: Ao acessar informações disponíveis, o jeito de expor vivencias, conquistas e opiniões impacta diretamente na impressão positiva ou negativa que seu público alvo terá de você.
Se você evidenciar suas melhores habilidades, transmitir uma imagem assertiva e direcionada, de acordo com seus objetivos, se posicionar corretamente suas competências e experiências conseguira se diferenciar positivamente na sua carreira.
Esse impacto positivo, inclusive pode se tornar mola propulsora para melhores ofertas profissionais e novas posições no mercado de trabalho.
Por meio da presença digital é possível desenvolver a identidade profissional, construir autoridade, segmentar o mercado e se tornar relevante para o nicho estabelecido. A presença digital torna-se um cartão de visitas.
6- Em relação à identidade visual, quais são os erros comuns que as pessoas cometem e como evitá-los?
R: Não estar alinhado a personalidade da marca
Falta de clareza e ausência de conceito – Não ter mensagem clara
Escolher mal a tipografia
Uso excessivo de cores, efeitos
Criar logo muito complexa ou igual a outra empresa
Não se preocupar com a aplicação e redução da marca
Melhor maneira de evitar é fazer uma pesquisa inicial (mercado\ tendências\ concorrência)
Fazer contratação de agencia qualificada
Contratar designers experientes
7- Uma identidade visual bem projetada pode ajudar a diferenciar alguém em um mercado saturado? De que forma?
R: Sem sombra de dúvidas. Uma marca sem identidade visual prejudica sua existência.
É importante considerar os valores da empresa, voz da marca. Tudo deve estar em harmonia e coerência para se conectar de forma verdadeira e emocional com o cliente, criando sentimento de proximidade com os consumidores.
Os clientes tendem a analisar e se identificar gerando reconhecimento e pertencimento. Uma identidade visual bem projetada atrai a atenção do publico alvo e gera imagem de credibilidade e profissionalismo, permitindo que a empresa se posicione como memorável e única.
8- É comum que na esfera corporativa, as mulheres tenham que lidar com a autocrítica e as dúvidas, fatores que muitas vezes as impedem de evoluir e crescer na carreira, e mesmo de buscar seus respectivos objetivos. Como é possível superar tais desafios? O que você recomenda e orienta neste sentido?
R: A mulher empreendedora acaba, muitas vezes ficando exposta as questões das relações de gênero – preconceito, comentários maldosos, assedio, machismo, questionamento das habilidades. Isso porque devemos considerar que a pratica do empreendedorismo também é mediada pela mesma tensão de gênero estabelecida pelos pressupostos tradicionais da sociedade.
Para superar o sexismo no meio corporativo é preciso transformar a cultura da organização e postura dos lideres por meio da desconstrução de pensamentos enraizados em nossa cultura que sustentam, ainda hoje, a ideia de que mulheres são menos capazes de desempenhar funções fora da esfera doméstica.
Construir dialogo de conscientização
Buscar apoio e estreitar relacionamento com os demais colaboradores da instituição é igualmente importante.
Responder com resultados
Criar ambientes acolhedores e criativos dentro da corporação
Manter olhar empático e sensível com os colaboradores em geral
9- Qual é o papel da sororidade e do apoio mútuo no caminho do empoderamento feminino?
R: Papel crucial. Ao promover a empatia e apoio mutuo, cria-se ambiente de trabalho mais inclusivo de verdade.
Nenhuma líder se faz sozinha!
O percurso nunca é fácil, mas quando mulheres acreditam umas nas outras, se apoiam e lutam diariamente para ocupar espaços de destaque, dentro de uma organização, há tendência de puxar outras mulheres com ela para que façam parte desse crescimento. O fato de assumir liderança, serve para abrir portas pra outras mulheres. dentro das organizações.
A sororidade oferece um caminho saudável de conexão, promovendo identificação e reconhecimento.
10- O mundo dos negócios é mais do que desafiador. Quais são os principais conselhos para mulheres que desejam empreender com confiança? Como alguém pode superar o medo do fracasso e abraçar os desafios que vêm com o empreendedorismo?
R: A confiança é a qualidade mais importante de um empresário. Empreender é como andar na montanha russa. E´ uma jornada de altos e baixos. A resiliência deve fazer parte do dia a dia. Deve-se ter atitude e coragem para fazer, para inovar. Também, aprender com os erros e orgulhar-se das conquistas e acima de tudo sempre confiar no próprio potencial.
Ainda, deve-se, ter um mínimo de conhecimento do negócio que deseja implementar, administrar o tempo, investir em marketing digital, se atualizar constantemente das novidades do setor além de acompanhar as novidades da área e buscar apoio ou desenvolver estratégias para se manter motivada.
O medo de fracassar é inerente ao empreendedorismo e requer equilíbrio entre autoconhecimento, preparação solida e mentalidade resiliente. Ao buscar compreender a origem dos medos, elaborar plano de negócios realistas, se educar constantemente e construir uma rede de apoio confiável, é possível reduzir a influencia negativa de preocupações e inseguranças.
A disposição para arriscar, de forma calculada, se adaptar diante dos desafios e comemorar vitorias, contribui para a confiança e positividade em relação ao empreendedorismo.
11- O olhar feminino é diferenciado e pode ser extremamente vantajoso para as organizações, concorda? Quais são as vantagens específicas que as mulheres trazem para o cenário empreendedor?
R: Sim. Concordo plenamente. Pesquisas realizadas no Brasil, revelaram que a liderança feminina gera um resultado operacional 48% maior nas empresas. Habilidades e olhar feminino se destacam no ambiente de trabalho, a sensibilidade e afetividade melhoram a relação entre as lideranças e suas equipe, inclusive, proporcionando clima organizacional mais humanizado.
Além disso, as mulheres trazem para o cenário empreendedor, características que auxiliam na comunicação mais eficiente e na conciliação de conflitos, buscam a participação ativa de todos os colegas, ouvindo mais, dialogando mais, tornando o ambiente organizacional mais diverso e igualitário.
Contudo, as diferenças entre homens e mulheres devem coexistir, jamais competir. Mulheres são mais sistêmicas, enxergam e fazem mais coisas ao mesmo tempo. O homem tem o foco mais direcionado, em regra é mais direto e objetivo e, essas visões juntas são de uma incomparável riqueza.
12- Como a Nadine Dubal equilibra as demandas do empreendedorismo com outros aspectos da vida?
R: Com muita determinação, coragem e atitude.
13- Vamos falar sobre cargos de liderança: A liderança pode ser intimidante, tanto para homens quanto para mulheres. Fazendo o recorte para o público feminino, quais são os atributos essenciais de uma líder eficaz?
R: A liderança, seja feminina ou masculina, esta diretamente relacionada ao poder de conduzir e influenciar pessoas, equipes, na busca da realização de metas e objetivos.
Um líder eficaz, precisa desenvolver habilidades como comunicação efetiva, capacidade de motivar e de tomar decisões. São atributos essenciais também, ter e transmitir confiança, saber delegar, ter empatia, compromisso com a empresa e com a equipe, inspirar o grupo de trabalho.
Alguns atributos como fisicalidade (autocuidado), intelectualidade, sociabilidade, emocionalidade, personalidade e moralidade constituem o tipo de ser humano que costuma ser modelo e reconhecido como liderança.
14- Como as mulheres podem superar estereótipos de gênero e conquistar respeito como líderes?
R: Para superar estereótipos, as mulheres tem que tratar a questão de igualdade sem complexidade, debater sobre sexismo, unir forças em prol de educação igualitária, construir e participar de campanhas contra preconceito, praticar a solidariedade no cotidiano
A conquista de respeito como líder, é gradativa. Porém, algumas atitudes ao serem tomadas podem catalisar e acelerar o efeito de ações, como, por exemplo, ser flexível, habilidade que precisa ser cultivada em equipe, humildade para escutar e receber sugestões, se tornar amigo dos colaboradores, ser determinada e corajosa, transmitir segurança, reconhecer atitudes e contribuições de colaboradores.
Ainda, ser clara e transparente em relação as ações, se envolver e promover atividades, demonstrar competência, autenticidade, benevolência, humildade e integridade contribuem de forma ímpar.
(Continua…)