Palestras de Sucesso Entrevista Marcelo Soares – Parte 2

15-Quais são os tipos de liderança, quais as soft skills mais importantes para liderar e por qual motivo a Inteligência Emocional é considerada fundamental para alavancar a carreira, tanto de líderes quanto de colaboradores em geral?

Vou citar os principais tipos de liderança:
Liderança Autocrática / Democrática / Liberal / Carismática / Técnica / Positiva

Dentre as soft skills destacam-se:
Comunicação assertiva e eficaz / Empatia / Pensamento crítico / Flexibilidade / Colaboração integral (time) 

Um Líder com alto desenvolvimento de Inteligência Emocional tem na sua base as principais soft skills mais avançadas e assim tem uma liderança mais próxima dos seus liderados e muito mais assertiva nestes aspectos. E uma equipe bem liderada chega aos seus resultados de forma mais ampla e rápida.

16- A resiliência lida com o que é desconhecido, mutável, imprevisível e improvável – e tem consequências significativas. Quais são estas consequências e os respectivos benefícios para pessoas e empresas? E em especial, gostaríamos de saber de você: é possível treinar a resiliência? Como?

Sim, é possível treinar a resiliência por meio de treinamentos e práticas diárias incorporadas ao seu lado pessoal ou profissional.

Algumas estratégias básicas para desenvolvimento da resiliência

Adaptação de cenários possíveis – imaginar prováveis cenários em um ano e desenvolver uma nova realidade a partir daquele ponto. 

Autodisciplina – fazer o que precisa ser feito. Temos inúmeras tarefas ao longo do dia e algumas delas não gostamos de fazer. O importante é começar e terminar inclusive aquelas tarefas que não gostamos muito.

Buscar soluções – estar atento(a) aos múltiplos cenários que vivemos e buscar novas oportunidades diante dos desafios diários da vida. Soluções criativas e inovadoras a partir de um olhar diferente pra mesma situação.

São apenas alguns pontos que acredito que podemos desenvolver nossa resiliência.

17- Como seres humanos, podemos conseguir muito pouco a menos que trabalhemos juntos . É preciso a paixão e dedicação de toda a equipe para que uma organização alcance a produtividade total. Quando as pessoas se reúnem, elas desempenham o papel de elevar umas às outras para alcançar seus potenciais máximos. Como um líder pode estimular este sentimento de parceria e cooperação em uma equipe? E se pensarmos em home-office, o que muda?

O líder pode estimular esse sentimento através de uma comunicação de valor, clara e positiva com a sua equipe. Essa transmissão gera um efeito cascata que oportuniza o estabelecimento de valores na equipe. Quando temos clareza de ambiente e um ideal a ser realizado tudo flui para a sua efetivação.

Outro aspecto importante é o reconhecimento da equipe e do esforço no atingimento das metas e objetivos. Toda vez que existe um reconhecimento do trabalho há uma geração de energia na direção dos propósitos estabelecidos e isso motiva toda a equipe e o ambiente de trabalho.

Se pensarmos em home office precisamos adaptar esses elementos ao cenário virtual e reforçar as interações para estimular as conexões humanas, mesmo neste ambiente, e assim motiva-los a seguir na direção dos propósitos estabelecidos.

18- O autoconhecimento seria a melhor ferramenta para encontrar forças e motivação quanto tudo nos parece perdido e sem perspectivas?

O autoconhecimento é uma premissa sim, mas não só ele. Neste caso precisamos de outras forças como a Inteligência Emocional, Espiritual e Existencial que darão sentido a esse período onde “parece que tudo está perdido e sem perspectivas.”

19- Quais fatores devemos considerar no momento de investir na contratação de uma mentoria? Como identificar o mentor certo para o momento em que vivemos? 


Em primeiro lugar saber exatamente o momento em que você está na sua vida e quais são as suas necessidades. Precisa ficar evidente aquilo que você não quer mais na sua vida ou ainda aquilo que você quer muito na sua vida. A partir deste ponto identificar as suas necessidades e desejos. Qual é o mapa de ouro pra sua vida. 

Vamos identificar o Mentor para o momento que vivemos a partir desta análise inicial e saber se o mentor que escolhemos já passou por isso e poderá nos auxiliar a seguir uma rota mais tranquila e assertiva a partir de nós mesmos.

20- Como se diferenciar em um “mundo líquido” e qual a relação entre Liderança, Autoconhecimento e Inteligência Emocional? 

Estamos em um Mundo liquido de emoções rápidas e liquidas. De vidas feitas e desfeitas a todo momento. Um Mundo em que as aparências e os filtros da vida valem mais que a realidade. Em que ser de verdade é o maior desafio. Pra se diferenciar neste Mundo liquido é simples. É só ser você mesmo, sem filtros, sem amarras, sem querer agradar todo Mundo, ter uma identidade solida e concisa com o que você é e faz. E assim você já se diferencia da massa. 

A relação entre Liderança, Autoconhecimento e Inteligência Emocional é que são habilidades que estão conectadas quando falamos em Liderança. Líderes que buscam autoconhecimento e inteligência emocional performam de forma mais eficaz e engajam muito mais as pessoas da sua equipe além de criarem um ambiente propicio ao crescimento de todos os indivíduos.

 

21- O  nosso tempo é o nosso maior ativo e é de uma preciosidade. ? Como podemos maximizar nosso tempo com produtividade e desfrutar? 

Como mencionei anteriormente, priorizando tarefas e identificando a cada momento o que é importante e o que é urgente. Assim podemos maximizar nosso tempo e desta forma teremos um tempo de qualidade para desfrutar com as pessoas que amamos, porque desfrutar tem esse aspecto.

22- Conte um pouco sobre o seu processo para separar as crenças fortalecedoras e as crenças a trabalhar. De que forma você começou a desenvolver o seu autoconhecimento e suas múltiplas inteligências para seguir  num caminho de liberdade mental, capaz de levá-lo a evoluir e hoje, ser um palestrante e profissional bem-sucedido?

Meu processo de autoconhecimento começa com os primeiros livros que li, há quase 30 anos, que falavam sobre o poder do subconsciente. Eu sempre queria saber como funcionava a nossa mente e os seus desdobramentos. Livros que foram chaves para buscar mais e mais sobre o Mundo do autoconhecimento. 

Depois entendi que precisava estudar muito mais do que todas as pessoas a minha volta. Que precisava me relacionar com pessoas diferentes, que precisava de novos horizontes. O conhecimento técnico, formações, cursos, imersões, treinamentos, aliados a experiência de vida e um olhar sistêmico me proporcionaram essa visão única que possuo e levo as pessoas. Eu acredito que tudo isso somado a uma missão de vida que me trouxeram até aqui. 

23- Como você enxerga a questão do empoderamento feminino e a disparidade existente em relação a homens e mulheres no mundo corporativo, isso tanto em relação a cargos de liderança quanto em relação aos salários? Quais ações você sugere para que uma empresa invista na equidade e ofereça igualdade de condições?


Eu acredito que todos somos iguais e, portanto, não existem lideres melhores do que pessoas, sejam elas femininas ou masculinas. Entendo e percebo essas diferenças no mercado o que eu acredito injusto e sem logica. Não há mais espaço para essas diferenças. Eu acredito que as empresas deveriam ajustar seus ambientes para que essa equidade realmente acontecesse na pratica e que tivéssemos em todos os lugares essa igualdade de condições.

 

24- Compartilhe conosco, 6 dicas  para lidar com as emoções negativas e frustrações da vida:


Seguem as 6 Dicas para lidar com emoções negativas e frustrações da vida

Reconheça e identifique as causas primarias das suas emoções negativas. Ao identificar a raiz da dor emocional você consegue entender de onde acontecem os gatilhos emocionais e seus desdobramentos.

Compartilhar suas dores emocionais ou frustrações é um dos passos mais importantes. Pode ser um amigo(a), terapeuta ou profissional de saúde como psicólogo(a) ou um(a) Mentor(a) que irá lhe auxiliar neste momento.

Exercitar a mente pode ser um caminho significativo – Meditação, oração, caminhada, hobbies e atividades criativas, exercícios físicos de toda ordem são significativos para a melhora do bem estar de forma geral.

Não se cobre tanto. O ser humano tem como pratica a autocobrança excessiva e essa deixa um rastro de dor e culpa desnecessários para a transposição do momento que você está vivendo. Faz parte da vida errar e acertar, mas carregar esse fardo não é o seu papel nesta vida. 

Aprenda que você nunca irá agradar todo mundo. As pessoas já tem uma ideia formada a respeito de você e essa ideia não irá se alterar independente do que você faça. O problema é que sempre queremos agradar todo mundo. E esse é um caminho que só levará você a frustração.

Pratique a autorreflexão – tire um tempo para refletir e se tornar mais consciente de seus pensamentos e suas emoções. Isso poderá te mostrar os seus padrões emocionais que levam as frustrações.

 

25- Você comenta que as pessoas precisam, e nem sabem, de um olhar sistêmico e amplo para compreender em que ponto de suas vidas estão e projetar um futuro melhor e mais positivo. Como identificar essa necessidade e desenvolver esse olhar sistêmico?

A vida, neste sentido, é muito prodiga. Cunhei uma frase que é valiosa. “Se você não parar, a sua vida vai te parar.”

Nós só tomamos consciência de que precisamos evoluir de duas formas: pela dor ou pelo amor. 

Quando temos um forte impacto emocional na nossa vida, acordamos para uma realidade que até então era desconhecida. 

Quando termina o casamento ou ainda uma demissão, que são as formas mais contundentes da gente saber que, precisamos aprender alguma coisa que ainda não sabemos. Existem outras formas é claro, mas as mais corriqueiras são essas porque mexem com a nossa vida. Enquanto não dói na pele a gente não sente a necessidade ou ainda estamos inconscientes da nossa própria trajetória.

É evidente que podemos aprender pelo exemplo de pessoas, pois passaram por aqueles momentos e agora podem nos auxiliar. 

E o olhar sistêmico vem dessas experiências que formam a nossa massa ocular trazendo uma amplitude na nossa visão. É uma visão em todos os sentidos da nossa existência. Pessoal, profissional, espiritual e existencial. 

26- Dois temas em alta no segmento corporativo são saúde mental e burnout. Como a empresa, líderes e gestores podem cuidar melhor e acolher seus colaboradores?

Entendo que cuidar da saúde mental dos seus colaboradores é essencial para o sucesso de qualquer organização. Precisamos promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo que acolha e ampare as pessoas de forma ampla. Promover políticas internas de apoio e bem estar deixando claro a visão da empresa, gestores e líderes e que estes estão atentos(as). Desta forma garantimos um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam valorizadas e cuidadas.


27- Mais uma vez, gratidão pela atenção. O espaço a seguir é todo seu para deixar um recado para quem acompanhou até aqui a entrevista. 

Foi uma entrevista maravilhosa com perguntas de altíssimo nível e assim pode trazer um pouco do meu trabalho esclarecendo duvidas e também trazendo alguns pontos de vista alinhados com os meus valores profissionais.

Mais uma vez fica aqui a minha GRATIDÃO pela oportunidade de compartilhar assuntos importantes para essa comunidade.

Forte abraço

Marcelo Soares

Profissional cuja a maior especialidade é a de ajudar pessoas e empresas a se desenvolverem. Isso tanto em relação à inteligência emocional, espiritual e existencial, quanto em relação à promoção do autoconhecimento.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos