Palestras de Sucesso Entrevista Luciana Nardini – Parte 1

1- Querida palestrante Luciana Nardini, é um grande prazer recebê-la para esta entrevista. Obrigado de antemão por nos atender! De início, para profissionais que desejam melhorar a eficiência no trabalho, quais são as principais dicas que você sugere para aumentar a produtividade no dia a dia?

Olá! O prazer é todo meu! Vamos lá então! De início, para profissionais que desejam melhorar a sua eficiência no trabalho, uma das principais dicas que eu sugiro para aumentar a produtividade no dia a dia, é tirar as coisas da cabeça e colocar um papel. Ou seja, não ficar armazenando as informações no nosso cérebro e deixar ele para a parte mais criativa. Sempre que você for a uma reunião ou mesmo uma palestra, uma conversa, leve caneta e papel para que você possa anotar insights, ideais que você tenha tido durante esse momento.

2- Como empresários e empreendedores podem organizar suas tarefas de forma eficaz e definir metas realistas para seus negócios?

Os empresários e empreendedores podem organizar suas tarefas de forma eficaz quando elas estão organizadas. A sugestão é, primeiramente, que você faça uma lista das tarefas que você precisa fazer. E que essa lista de tarefas seja organizada por contextos ou por projetos que você esteja realizando. Após fazer essa lista analise-a e veja se tudo que está ali realmente é preciso que você faça ou se você pode delegar alguém. Quando você tem clareza das atividades que precisa realizar fica muito mais fácil definir metas a serem alcançadas.

3- Que estratégias e técnicas você recomenda para estudantes que buscam aprimorar suas habilidades de gerenciamento de tempo e estudo?

Para um estudante que busca aprimorar suas habilidades de gerenciamento de tempo e de estudo sugiro que este faça um planejamento mensal das atividades, entregas e compromissos que ele terá ao longo do mês, deixando-o em um local visível.
Uma segunda recomendação seria que para cada uma das matérias ou disciplinas ele tem, fazer uma lista das atividades, entregas, lições de casa, estudos, que precisam ser feitas para aquela a matéria. Com essas 2 ferramentas o estudante terá claro e organizado o que precisará fazer durante o mês.

4- Quais são as soft skills mais relevantes para quem deseja evoluir na carreira e até mesmo atuar em posições de liderança no cenário corporativo?  Como desenvolvê-las?

As soft skills vem tomando uma importância quando falamos sobre o profissional de hoje em dia. As soft skills mais relevantes vai depender muito do perfil de cada pessoa e de como ela quer desenvolver a carreira dela, em que área que ela está se desenvolvendo.
Nesse momento eu vou focar em 3 soft skills que eu acho bem importantes que uma pessoa que queira atuar em posição de liderança no cenário corporativo deveria ter desenvolvidas.
A primeira é a comunicação. E essa é a principal competência deve ser desenvolvida e não apenas no meio profissional. É indispensável ter a capacidade de se fazer entender de maneira Clara e eficaz sempre levando em consideração o seu público-alvo e o respeito pelas pessoas. Mas comunicar não é apenas expressar, como também saber ouvir atentamente e contextualizar o que é transmitido. Tenha em mente que dosar o que é dito e quanto é dito — ou escrito — além de sinal de inteligência, pode interferir diretamente na sua produtividade.
E como desenvolver à comunicação? Comunicação é uma habilidade natural do ser humano. Por isso, ela pode ser exercitada a qualquer momento, nas conversas do dia a dia ou em apresentações formais no trabalho. Procure entender a pessoa que está do outro lado da conversa e como você pode adaptar a sua mensagem para que ela seja melhor entendida. Desenvolva também a escuta: respeite o espaço de fala do outro e dê atenção ao que está sendo dito, sem pensar apenas no que você vai dizer.
A segunda soft skill que eu recomendo é a organização e o planejamento, pois são fundamentais para aumento da eficiência e qualidade do trabalho. Ser um profissional organizado faz com que haja uma melhor da gestão de tempo, pois as informações serão encontradas de forma mais rápida, os erros relacionados à desatenção serão quase nulos e trará uma segurança no controle das situações. Dessa forma, o profissional passa uma imagem de maior competência, podendo influenciar de maneira positiva a sua equipe.
E como desenvolver essa soft skills? Para desenvolver soft skills relacionadas à organização e planejamento, é preciso saber criar padrões, regras e prioridades (tanto no espaço físico quanto nas suas atividades). Elimine o que você não precisa e tenha disciplina para manter a limpeza e a organização. Um bom planejamento nasce de uma análise do cenário. Então, para desenvolver essa soft skill, é preciso ter um perfil analítico, de olho nos dados e métricas. É com base neles que é feito o planejamento, que exige também a capacidade de projetar o futuro e adaptar estratégias quando o plano se depara com a realidade.
E por fim, recomendo a sof skill é a tomada de decisão. Saber tomar decisões é uma habilidade básica do ser humano. Fazemos isso a todo o momento. Já no ambiente de trabalho, a habilidade de tomar decisões é essencial para fazer o negócio crescer, sem medo dos riscos. Cada decisão tomada representa um risco, mas também uma chance de crescimento.
Como desenvolver soft skills relacionadas à tomada de decisão?
A tomada de decisão pede coragem, mas também reflexão. Ao ter uma decisão a ser tomada em suas mãos, pondere os cenários – presente e futuro, avalie as alternativas e assuma a responsabilidade de uma escolha. É preciso ter equilíbrio entre a análise ponderada sobre dados e cenários e a determinação para assumir responsabilidade e fazer as coisas acontecerem.

5- Por que as soft skills são consideradas habilidades essenciais no trabalho e na vida?

As soft skills são fundamentais porque complementam as habilidades técnicas e cognitivas, contribuindo para o sucesso pessoal e profissional. Elas não apenas ajudam a construir relacionamentos mais saudáveis e colaborativos, mas também são essenciais para enfrentar os desafios do mundo em constante mudança.

6- Como as pessoas podem se preparar para aprimorar suas soft skills e se tornar profissionais mais completos?

As pessoas podem. Que se preparar para aprimorar sua soft skills e se tornar profissionais mais completos, com algumas dicas simples.
Primeiro: aprendendo a como aprender. O primordial, antes de falar de soft skills, é falar sobre autoconhecimento, que é a base que devemos desenvolver. Acreditar na nossa capacidade de transformação é o primeiro passo em direção ao sucesso. Isso requer curiosidade. Reflexão, postura questionadora e pensamento crítico. Só assim é possível construir o conhecimento autônomo.
Depois, aprendendo a fazer. 70% do nosso aprendizado vem de experiências próprias. Ou seja, a maior parte do aprendizado se deve ao fazer, por meio de tarefas rotineiras, responsabilidade ou desafios.
Em seguida, aprendendo a conviver. Ou seja, 20% da nossa aprendizagem resulta da interação com outras pessoas. É o aprendizado por meio da convivência. Isso significa que qualquer tipo de troca tem o poder de promover o aprendizado.
E por fim, aprendendo a ser. O que significa isso? É desenvolver autonomia para aprender coisas novas. A pessoa deve ter autorresponsabilidade sobre o seu aprendizado. E não há outra maneira de fazer isso sem que seja descobrindo o seu próprio potencial.

7- Como lidar com a sobrecarga de informações e distrações no ambiente de trabalho e manter o foco nas tarefas importantes?

Lidar com a sobrecarga de informações é um desafio contínuo, e as estratégias eficazes podem variar de pessoa para pessoa.
Aqui vão 3 dicas importantes para você colocar em prática ainda hoje:
Primeiro: identifique as tarefas que você tem para fazer. Ótimo! Você criou sua lista de tarefas a serem realizadas. Escolha uma. Qual é a mais prioritária, a mais urgente, a mais importante para você? Pare tudo o que você está fazendo e se concentre nessa. Terminou? Qual é a próxima tarefa da lista? Qual é mais importante para você? Foque na realização dela. E assim você vai continuando a executar cada uma das tarefas da sua lista.
Dica 2: crie e um ambiente propício. Organizar seu ambiente de trabalho ou de estudo, ajuda na concentração da realização das suas tarefas. Mantenha apenas as ferramentas e materiais necessários à mão.
E por fim: gerencie a sua comunicação. Estabeleça horários específicos para verificar e-mails e mensagens. Assim como horários específicos para navegar nas redes sociais. A tentação é maior? Guarde o celular numa gaveta ou longe das suas mãos.

8- Qual é a importância da organização pessoal para o sucesso profissional e pessoal?

Sem dúvida, a organização pessoal desempenha um papel crucial no alcance do sucesso tanto profissional quanto pessoal. Ao estabelecer uma rotina mais tranquila, podemos criar um ambiente propício para o desenvolvimento de nossas atividades, promovendo o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
A organização também desempenha um papel fundamental na gestão da ansiedade, proporcionando clareza e estrutura às nossas responsabilidades. Também, ao administrar com eficiência nosso tempo, somos capazes de focar em tarefas importantes, otimizando assim nossa produtividade. Controlar as demandas da vida torna-se mais viável quando adotamos práticas organizacionais, permitindo-nos lidar de maneira mais estratégica e menos reativa.
Em última análise, a organização pessoal não apenas contribui para o sucesso profissional, mas também enriquece nossa qualidade de vida, fornecendo a base para um equilíbrio saudável e uma jornada mais produtiva e realizadora.

09- Quais são os passos essenciais para desenvolver um plano de ação eficaz em sua carreira?

Durante a minha vivência em recursos humanos pude observar alguns passos que são importantes para desenvolver uma carreira de sucesso.
Sem dúvida, o autoconhecimento é o primeiro deles. E o que é autoconhecimento? É ter mapeado suas habilidades, seus interesses, seus valores, suas fortalezas e suas áreas de oportunidade.
Estabelecer metas claras, ou seja, definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis e relevantes, de curto, médio e longo prazo para a sua carreira conforme seus interesses.
Com as suas metas em mãos, quais são as habilidades que você precisa desenvolver? Planeje como desenvolver essas habilidades por meio de cursos, treinamentos, mentorias e outros.
Construa e mantenha uma rede de contatos profissionais, o chamado networking.
Mantenha o seu currículo e seu perfil no LinkedIn atualizados, lembrando de incluir suas conquistas e habilidades relevantes.
Lembre-se de manter O seu bem-estar físico e mental em equilíbrio. Reserve sempre um tempo para seu autocuidado.

10- Como a atualização profissional e o networking podem ser incorporados à rotina de trabalho de forma prática?

Hoje em dia, todos os profissionais devem ser ‘lifelong learners’, ou seja, aprendizes de forma contínua. Em todos os momentos da sua carreira, você está aprendendo. Preste atenção nisso. Entretanto, reserve períodos específicos na sua agenda para se dedicar à aprendizagem, seja através de plataformas online, cursos, webinars e leitura especializada. Para se manter atualizado, participe de eventos profissionais relevantes para a sua área de atuação.
Aproveite esses eventos para ampliar seu networking. Converse com as pessoas. Troque impressões sobre o que vocês estão aprendendo. Além disso, agende encontros virtuais ou cafés regulares com colegas, mentoring ou profissionais da sua rede. Mantenha se conectado com ex-colegas de faculdade, cursos e de trabalho. Eles podem oferecer perspectivas valiosas sobre algum assunto. É uma ótima oportunidade para se atualizar.

11- Como o autoconhecimento pode ajudar as pessoas a identificar e desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais?

O autoconhecimento é o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional, ou seja, como compreender e gerenciar suas próprias emoções. É conhecer a sua capacidade de lidar com o estresse e de se recuperar de forma rápida nos contratempos.
O autoconhecimento permite que as pessoas identifiquem suas habilidades naturais e talentos inatos. Conhecer a si mesmo ajuda a identificar áreas em que as habilidades podem ser aprimoradas. Isso permite o desenvolvimento consciente de competências específicas para superar limitações percebidas.
Entender suas preferências, valores e objetivos facilita a tomada de decisões alinhadas com o que é verdadeiramente importante para você. Isso inclui escolhas relacionadas à carreira, educação e desenvolvimento profissional.

12- Quais são os benefícios de se aprofundar em uma investigação interna de pensamentos e ações para o desenvolvimento pessoal?

Ao analisar nossos pensamentos e ações é possível identificar padrões comportamentais que podem ser positivos ou limitantes. Quando nos aprofundamos nessas emoções e reações, compreendemos e gerenciamos melhor nossas atitudes.
Quando a gente se aprofunda em uma investigação pessoal, resolvemos de formas de forma mais rápida e clara alguns conflitos internos, pensamentos contraditórios e promovendo a coesão interna.

13- Como alguém pode começar a jornada de autoconhecimento e aplicar esses insights em sua vida?

Quando uma pessoa que se conhece verdadeiramente, saberá qual marca que quer deixar no mundo e quais passos e atitudes lhe proporcionarão plenitude e felicidade. Logo, o processo de autoconhecimento pode ajudar a entender seus objetivos, habilidades, características. Auxilia a definir quais caminhos são mais interessantes para conquistar o que anseia.
Para isso, vale a pena tirar um tempo para essa reflexão.
Sugiro que você tenha um caderno exclusivo para anotar seus, pensamentos, insights, preferências, gostos, emoções etc. – ‘Caderno de Autoconhecimento de (seu nome)’ e ao longo dos dias, vá escrevendo suas respostas. Esse é um exercício bem bacana, para ajudar a se conhecer, se olhar no seu espelho! Guarde com carinho esse caderno para analisar daqui à algum tempo suas anotações!
(Continua na parte 2)

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Luciana Nardini

A profissional que tem paixão em ajudar pessoas e empresas a alcançarem seus objetivos por meio da organização eficaz, planejamento estratégico e aumento da produtividade.

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