Palestras de Sucesso Entrevista Leonardo Steil

1- Grande Palestrante de Sucesso Leonardo Steil, é uma grande honra recebê-lo para essa troca de ideias que, certamente, agregará bastante valor aos nossos leitores e público interessado na contratação de palestras relevantes e de alta qualidade!

Um tema em alta no mercado é motivação. Conta pra gente, como ter disciplina, em momentos em que a motivação falta? Há alguma técnica capaz de promover consistência, nos livrando da armadilha de cair naqueles velhos e ruins hábitos?

A disciplina te leva a lugares onde a motivação não te leva, a motivação faz você começar e a disciplina faz continuar. 

Todo mundo é disciplinado porém gasta sua energia em lugar errado, nosso cérebro  precisa ser treinado, o cérebro foi feito para permanecer gastando o mínimo de energia possível, quando fazemos novas conexões neurais, fortalecemos um aprendizado, então é preciso mudar um hábito antigo, para um hábito novo. 

Gastamos 25% de energia apenas no cérebro, quando falamos que estamos cansados só de pensar, é literal é verdade. 

Por isso que 40% do nosso dia ficamos no piloto automático. Então precisamos trocar prazeres imediatos por realizações, por exemplo: sei que tenho que entregar um projeto, mas me chamam para uma cervejada e não consigo dizer não e vou. Aí quando vejo não entrego o projeto e adio, e quando vejo estou adiando o meu sonho. Nós precisamos ser maiores do que nossas desculpas.

Ah Leonardo então o que preciso fazer? 

Precisa ter um propósito quando você faz o que precisa, por exemplo pensar no que vou ganhar ao fazer esse projeto, e o que vou perder ao não fazer, o propósito precisa ser grande ao ponto de não falhar. 

Ter uma rotina produtiva faz total diferença para qualquer realização, pois se segunda feira já acorda estressado, quarta come aquela feijoada…

Como é que produz dessa forma?

Então tomar um bom café da manhã em casa com sua família, beber água, se alimentar de forma saudável, parar de criticar e reclamar, começar ser mais positivo, não só muda a minha fisiologia e como me vejo mas como as pessoas me veem.

2- Quando pensamos em soft skills mais buscadas no mundo corporativo e mercado de trabalho, Inteligência Emocional surge como das mais necessárias. O que um profissional que deseja atuar em alta performance, crescer nos negócios e mesmo evoluir na carreira, precisa fazer para aprender a lidar da melhor forma com a própria emoção e com a emoção do outro? Quais as estratégias, ao seu ver, mais indicadas neste sentido?

Ótima pergunta, hoje em dia no mundo corporativo as pessoas são contratadas pelo seu Q.I, suas habilidades e competências e são demitidas pelo comportamento. 87% das pessoas que não tem resultados profissionalmente é por falta de Inteligência emocional. 

Para lidar melhor com o seu emocional, as pessoas falam em controlar a emoção, você não controla uma emoção por ser instintiva, e sim administra, tem pessoas que ficam com raiva e não sabem lidar com essa emoção e sai atacando, ou com medo fica paralisada ou foge, mas não é a pessoa que está falando naquele momento e sim a emoção dela. 

Para isso temos que entender como se mede a Inteligência emocional, quanto tempo demora para surgir uma emoção, quanto fundo eu fico e quanto tempo demora para sair dessa emoção. Às vezes são 5 segundos mas pode ser devastador, aquilo que eu falo, pode durar anos. A emoção não é boa ou ruim por si só, mas sim o que você faz quando a emoção aparece. Primeiro passo é se conhecer, você não muda nada aquilo que não conhece, e com isso você tem consciência de quando sua emoção surge, segundo passo o que acontece quando você fica com raiva ou medo, as vezes o coração acelera, as pernas tremem, a emoção tem um padrão. E depois o que vou fazer, como vou agir, ou eu sou dominado pela emoção ou a emoção me domina. E como lidar com a emoção do outro, é tendo empatia aquela pessoa só quer ser feliz assim como eu.

3-Em boa parte das empresas, é muito comum ouvirmos relatos acerca do trabalho em equipe pouco produtivo. Sabemos que isso ocorre por inúmeros fatores. 

Diante de toda sua bagagem e experiência, compartilhe conosco:

  • Quais os maiores desafios do trabalho em equipe?

São comportamentos de competição, com isso vem a arrogância, individualidade, a partir do momento em que todos entenderem que um precisa do outro, vais futuramente existir reciprocidade.

  • Como o Gestor ou Líder pode intervir de forma assertiva para otimizar o trabalho em equipe?

Conversas individuais e investir em  treinamentos em equipe, se não perde a mão e acaba tendo prejuízo 

  • Quais estratégias e ferramentas mais indicadas para melhorar a produtividade do time?

Sempre é importante seguir uma metodologia de alguém que já ajudou pessoas, as vezes queremos pegar uma receita de um especialista, de outro acaba tendo resultado ruim, é como fazer um bolo e pegar receita da Ana Maria Braga, misturar com o do Edu Guedes, e do Jacquin tenho certeza que não vai ficar bom. O que sempre falo que se Ocupar não é produzir, produzir é ter resultado para aquilo que quer, se não está só se ocupando, então colocar uma meta além de individual deles pois assim eles se comprometem com a meta da empresa, entendendo isso. A importância de classificar as tarefas, o brasileiro sabe pouco lidar com as tarefas, aprendemos desde a escola a colocar na agenda o compromisso, mas não as tarefas. então temos dois tipos de tarefas de produção e de ocupação, a de produção se divide em dois importante e urgente, como disse o importante é onde vai levar na direção dos objetivos, o urgente já foi importante um dia. E ocupação ela também se divide entre necessária e desnecessária, necessária são as tarefas que você não gosta de fazer, mas tem que fazer, essa é preciso aprender a delegar ou comprar horas, e a desnecessária descarta, são as tarefas que são horas desperdiçadas.

4- Ainda sobre trabalho em equipe, é comum que os conflitos aconteçam. Muito embora alguns possam até ser encarados como enriquecedores e produtivos, na medida em que trazem novas perspectivas e propõem reflexões, há também aquele conflito nocivo, que prejudica o bom andamento dos trabalhos e a relação do grupo. Quais soluções você propõe para mediar esses conflitos e embates na empresa?

Mostrar a importância deles para a empresa, quando acontece isso são funcionários sem propósito na vida e na empresa, mostrar a importância deles é muito importante, reunir para celebrar cada conquista, faz quererem mais disso, agora quando é um ambiente hostil só tem ganha, acontece a desmotivação e com isso as intrigas.

5- Falando agora sobre procrastinação: o que de pior ela pode trazer para a vida de uma pessoa? Como é possível identificar a raiz do problema e suas causas? E finalmente, como lidar com a procrastinação e superá-la?

A procrastinação é uma doença que mata seus sonhos, o ser humano busca prazeres imediatos, pois está mais fácil e rápido, pois nosso cérebro não quer gastar energia, mas temos dois tipos de procrastinação a positiva aquela que por algum motivo não estou legal e escolho fazer outro dia, e a procrastinação negativa aquela que vai adiando, e não colocar data, essa sim te prejudica. Parar de procrastinar é natural do ser humano, é instintivo, um estudo de colorado fala que é genético é um mecanismo de sobrevivência, e porque elas não têm resultados, porque não sabem o que querem, ou sabem e não fazem, ou sentem engolidos pela vida. Um dos antídotos é ter clareza, sem clareza a pessoa fica que nem um barco a deriva, o pior sintoma da falta de clareza é ficar parado, e ficar parado na inércia o ser humano nunca fica, sempre está voltando para trás, cavando seu buraco, e o outro é caminhar para lugar errado.

6- Quais as 5 melhores dicas que você pode dar para nossos leitores que estão em busca de maior produtividade?

 Se eu fosse resumir aqui, falaria para ter o que chamo visão de 10 anos, precisamos saber para onde vamos, só assim vamos perceber se estamos no caminho certo depois colocar uma meta de 1 ano, e saber como conquistar essa meta, ela precisa ser específica, mensurável, atingível, relevante, e ter um tempo. feito isso monte um planejamento classificando todas as tarefas, e o principal coloque na agenda, sem a agenda ficamos perdidos, nossa cabeça não foi feito para guardar tantas informações que hoje em dia tem. próximo passo tenha uma rotina produtiva sem essa rotina a pessoas vai tomar piores ações ao longo do dia. e para finalizar treine a sua mente para ela se tornar vencedora. Perguntaram para os melhores treinadores de futebol, quando o time perde uma das principais causas eles já entram no jogo com medo pensando que vai perder.

7- Comente mais sobre  os benefícios e resultados obtidos com a aplicação do seu método chamado Produtividade Emocional. 

As pessoas não entendem que produtividade não é trabalhar mais, e sim ter resultado com menos esforço. Nossa vida precisa ter equilíbrio nas principais áreas que eu gosto de chamar a vida do herói, um herói precisa ter uma carreira de sucesso avançar sempre, ter ambição, precisa ter prosperidade financeira, precisa ter um relacionamento com sua família saudável, com tempo de qualidade, ver os filhos crescerem, passar um tempo gostoso com o seu par, ter amigos, precisa ter saúde a saúde é a chave da sua alta performance, precisa ter lazer fazer atividades prazerosas, e se conectar com algo maior, Deus ou que quiser chamar, sua paz interior. Feito isso você sua vida será uma obra de arte!

8- Qual o primeiro passo para que as lideranças de uma empresa,  em uma empresa, crie uma cultura propícia ao estímulo do time, provocando-o e ativando o encorajamento para o processo de evolução da equipe?

Investir em treinadores, vai precisar de um especialista que já treinou muitas pessoas, que tem uma equipe bem preparada, que tenha uma base científica e que tenha vários depoimentos.

9-Em relação ao papel de um líder no cenário atual, quais características ele deve nutrir e aprimorar, para extrair o melhor de sua equipe e obter resultados não menos do que extraordinários?

 Sempre falo da Inteligência Emocional é o primeiro passo, por que só se colocando no lugar do outro para entender o que precisa, assim o feedback é melhor, e consegue construir um ambiente mais positivo e de resultados.

10- Muito tem se comentado atualmente sobre o papel do Coach/Treinador, como um agente de mudanças. Sendo assim, explica por gentileza ao público em que situações é preciso aplicar o trabalho de um profissional da área?

Quando se quer um resultado, um profissional vai te ajudar ter clareza de onde gostaria de chegar, vai fazer caminhar em direção aos objetivos com planejamento, vai te ajudar a caminhar entrar em ação, ter consistência para não parar no meio do caminho e com isso  chegar na sua conquista, mas tudo de forma alinhada com seus valores e propósito.

11-Diante de sua vivência e experiência, quais as habilidades necessárias para superar os desafios e como alcançar os objetivos e resultados tanto na esfera pessoal quanto dos negócios?

As habilidades sem dúvida nenhuma gestão de tarefas, foco e disciplina, mas não podemos subestimar o poder do propósito inabalável, ele vai te ajudar seguir em frente quando todo mundo pararia, para ter um propósito existe aquilo que vai fazer você seguir no individual, às vezes é um carro, um tênis, um celular, depende de cada um, depois tem o propósito para as pessoas ao seu redor, por exemplo comprar uma casa para os meus pais, pagar a melhor escola para o meu filho. e por último um propósito maior, porque não adianta ajudar as pessoas , se a pessoa não conquistou para ela, exemplo ajudar uma ong. E para finalizar ter uma rotina produtiva ela é muito importante e vai te ajudar com a disciplina.

12-Leonardo, é notório que uma grande parcela de líderes apresentam grande dificuldade em dar feedback para seus colaboradores. Quais estratégias e técnicas você aconselha para realizar um feedback de maneira assertiva?

Ótima pergunta vejo muitos líderes apenas em mandar, só esquecem que é importante a conexão entre líder e liderados.

Dar um feedback de forma positiva, precisa primeiro criar uma conexão então fala algo positivo de um comportamento dele, um resultado, ai depois fala o que é preciso sem rodeios, e por último dá um incentivo que vai conseguir. Com isso a pessoa se desarma e tem muito mais resultado.

13- Comente sobre:

-Resiliência: 

Resiliência é a forma de você cair e continuar de pé, muitas vezes  não vai ser da forma que queira, mas é preciso entender e aprender e seguir em frente.

-Superação:

As coisas vão dar errado, só que precisamos entender que à árvore que não dá fruto, ninguém atira pedra. E se atacaram pedra é sinal que está incomodando, mas se por acaso não está dando certo, ninguém te impede de aprender novas formas de lidar com a situação, você cria uma habilidade, cria uma competência e entra em ação.

-Propósito: 

Ele faz você seguir em frente quando todo mundo pararia, ter um propósito vai fazer continuar mesmo na adversidade.

14- Gratidão pela atenção, o espaço a seguir é todo seu, deixe uma mensagem para os leitores que nos acompanharam até aqui.

Nossa vida é que nem um quebra cabeça, você precisa ter a fotografia do seu quebra cabeça para poder montar, agora se não tenho a fotografia, quais vão ser minhas ações, aí quando entende isso não vai ser qualquer oportunidade que vai abraçar, a pergunta vai ser se é uma pecinha do quebra cabeça da minha vida. Sucesso é uma decisão, todos os dias escolhemos ter sucesso, quando trocamos prazeres imediatos por realizações. Com inteligência emocional, produtividade e propósito você vai fazer uma obra de arte na sua vida.

Leonardo Steil

Autoridade em Produtividade e  Inteligência Emocional.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos