1- Não temos palavras para descrever a alegria que é recebê-la em nosso cast de palestrantes de sucesso, querida Joice Marafon. E obrigado pela sua presença e gentileza em compartilhar seu conhecimento na entrevista de hoje. Para começarmos, o que é sucesso para a Joice e quais posturas você considera necessárias para essa conquista?
Sucesso é impactar pessoas, tocar corações, ajudar cada pessoa a descobrir sua riqueza e superpoderes, com seus 26 sentidos, suas múltiplas inteligências, suas habilidades, autoconhecimento e torná-lo um ser único, singular e inesquecível. Distribuir minha mensagem pelo mundo a fora, ajudando muitas pessoas a adquirirem este conhecimento e despertarem o gigante que cada um tem.
2- Você é Criadora do método Inteligência Sensorial e está há mais de 20 anos trabalhando com e para pessoas, ajudando-as a evoluírem como seres humanos. Conta pra gente um pouco mais sobre essa metodologia criada por você, seus principais tópicos e resultados que você e demais pessoas já obtiveram com a Inteligência Sensorial.
Iniciei ainda em sala de aula, com uma turma de alunos muito carentes, eram 42 alunos, a sala de aula pequena de madeira e “faltava” tudo, inclusive alimento. Fui em uma fruteira e a mesma me dava alimentos que não vendia mais, eu ia na casa de cada aluno fazer receitas com cascas de verduras, eram super nutritivas, e não gastávamos, a família me recebia, a criança me ajudava e contava para os demais. Só ai já tínhamos uma experiência única, a partir do alimento fazíamos nosso livro de receitas e por este livros eu os alfabetizava. Incrivelmente TODOS os alunos se alfabetizaram. Utilizamos todos os sentidos.
Cada aluno que está no curso, e realiza as técnicas e estratégias já traz seus relatos de como está sentindo-se melhor, realizando autogerenciamento, autoterapia, cuidando da sua saúde física e mental. Tenho relatos que muitas pessoas se sentiram impactadas através da palestra, que uma palavra, uma frase mudou a vida delas.
3- Somos seres dotados de Múltiplas Inteligências, concorda? Contudo, temos também nossas vulnerabilidades. Conta pra gente, de que maneira podemos identificar nossas potencialidades, habilidades e fragilidades? E como trabalhá-las?
A partir do autoconhecimento. A Inteligência Sensorial nos traz técnicas para trabalharmos nosso autoconhecimento, onde percebemos nossas fragilidades, como também potencialidades e habilidades. Como transformarmos nossas fraquezas em nossas maiores habilidades.
4-Quais as vantagens um líder, colaborador, coach, dentre outros profissionais tem, ao desenvolver a Inteligência Sensorial?
Saber impactar, afetar o outro, gerando experiências multissensoriais, memórias afetivas, gerando DOSE – Dopamina, Ocitocina, Serotonina e Endorfina. E no momento que cada líder, colaborador, ser humano, pratica o autoconhecimento e tem consciência dos seus superpoderes, é capaz de blindar seu corpo, seus sentidos e decidir o que o afetará de forma positiva e negativa. Então novamente falamos das inúmeras possibilidades de praticar o autogerenciamento e psicoeducação, tendo assim, uma saúde física e mental.
5- Como o autoconhecimento pode contribuir com o senso crítico e aguçar a percepção para enxergar as chances e oportunidades nas entrelinhas?
Com certeza, todo ser humano tem o dever de praticar o autoconhecimento, saber quais são suas reações, seus pensamentos, pontos positivos, negativos, como controlar pensamentos e comportamentos. Você jamais controlará o que você não conhece.
6 – Podemos dizer que o ego é um dos nossos grandes antagonistas nas relações pessoais e comerciais? De que maneira podemos lapidar nosso ego?
Primeiramente trabalhando a gratidão, mostrando para cada ser humano o quanto devemos ser gratos pelo simples fato de existir, pelo que temos e pelo que somos. Agradecer inclusive por situações difíceis e que nos fizeram aprender. Praticarmos a empatia, vou além da empatia, devemos ser altruístas, todos os dias buscar fazer o bem para qualquer pessoa, para si e para os outros, pois nada gira apenas ao redor do nosso mundo, estamos no mundo das conexões. E trabalharmos diariamente a autorresponsabilidade pelos nossos atos e nossas falas. Aquilo que comunico, é minha responsabilidade.
7- Você é um entusiasta da leitura, certo? Conta pra gente 5 insights que teve com os últimos 5 livros que leu, e claro, quais livros são hehehe.
Sim, com certeza.
– Em busca de sentido – Viktor Frankl
Não importa qual situação estejamos vivendo, sempre existe uma saída, podemos nos recuperarmos e tentarmos enxergar o belo, a bondade, mesmo que não esteja aparente. E que todos temos uma missão na vida. Se ainda não sabemos, já temos uma, encontrá-la.
– 12 Regras para Vida – Jordan Peterson – Somos prioridade, devemos pensar primeiro em nós, se estivermos bem , ajudaremos muitas pessoas.
Jamais devemos nos comprar com outras pessoas, somente com nós mesmos.
– Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie – Para conseguir o melhor de cada pessoa, devemos nos interessar por ela, escutar o que ela tem a dizer, e elogiarmos, encorajarmos e apreciarmos. Um belo sorriso causa boa impressão e pode “desarmar” muitas pessoas.
– Amor pelas coisas imperfeitas – Haemin Sunim Como aceitar a si mesmo, num mundo em busca de perfeições.
Quando nos tornamos mais gentis com nós mesmos, podemos nos tornar mais gentis com o mundo.
– Faça o tempo trabalhar para você – Tathiane Deandhêla Como sermos mais produtivos, objetivos, dar valor ao nosso tempo, organizar melhor nossas atividades. Compreender quem são os ladrões do tempo e não procrastinar.
8- Com a pandemia, notou-se uma explosão de casos de ansiedade, depressão e problemas relacionados à saúde mental dos colaboradores. Contudo, mesmo com o eventual controle da pandemia, os impactos ainda se refletem nas pessoas no ambiente corporativo em geral. O que você aconselharia para os gestores e líderes, para ajudar suas equipes e colaboradores em relação a cuidar da mente, e o que eles próprios podem fazer para administrar essas questões neles mesmos?
Conhecendo o método da Inteligência Sensorial
Através do método, das técnicas e estratégias encontramos a cura e também aprendemos a agir de forma preditiva.
9- Compartilhe com nossos leitores, 5 dicas para usar os sentidos para tomar as melhores decisões possíveis.
Sentido da audição, estamos no mundo das conexões, você realmente está conectado com você? Com o outro?
Consegue escutá-lo? Está escutando o outro falar, ou esperando sua vez de falar. Escuta ativa e sensível.
Visão, você está buscando enxergar além do que seus olhos podem ver? Podemos visualizar além, basta compreendermos esta importância e como fazermos.
É fundamental termos consciência e dominarmos os 5 sentidos básicos.
Mas trago o sexto sentido – Vamos pensar no sexto sentido, ele é uma percepção extrassensorial, que vai além dos nossos cinco sentidos básicos é uma sensação de intuição, que de certa maneira nos permite ter sensações de “clarividência” e até mesmo visões de acontecimentos futuros. Percebeu a importância do sexto sentido? Então ele “fala”, dê ouvidos a ele, é possível explicar o que acontece, cientificamente falando, seu inconsciente e consciente conectam-se, buscam lembranças, associam a experiências vivenciadas e te trazem esta sensação, então escute, anote, realize, ouça seus sentidos/sentimentos.
Sentido da Sinestesia – Partilho com você está magia, possivelmente tenha escutado ou lido sobre ele, todavia vai se admirar quando perceber seu atributo e capacidade. Sinestesia é uma condição neurológica que implica que o cérebro interprete sensações de natureza diferentes em simultâneo, ou seja, no momento em que acionamos um sentido, nosso corpo libera uma mensagem ao nosso cérebro (córtex cerebral) o estímulo é percebido de forma consciente e inconsciente e provoca a percepção de vários sentidos de uma só vez. Neste momento temos uma experiência Multissensorial, acionamos memórias afetivas e com isso uma sensação de bem-estar e alegria.
Nocicepção: é a capacidade de sentir dor. Para uma pessoa que não possui o sentido do tato, a nocicepção pode ser a consequência mais grave, já que ela não percebe sinais que o corpo envia quando tem uma infecção, ou quando alguma coisa queima a sua pele. Todos nós precisamos sentir dor para atacarmos o foco do problema. Está associado ao nosso instinto de sobrevivência.
Propriocepção: capacidade de perceber o próprio corpo. É o que nos permite tomar banho de olhos fechados, por exemplo. Ainda que não pudéssemos nos ver ou nos tocar, de alguma maneira conheceríamos o espaço que o nosso corpo ocupa e como ele estaria distribuído em partes. Não ter esse sentido faria com que batêssemos em tudo ao caminhar.
10- Um dos temas mais comentados quando falamos em carreira, negócios e gestão, é inteligência emocional, considerada por muitos como uma das soft skills do momento. Contudo, muitos empresários, líderes e colaboradores, nutrem a falsa ideia de que inteligência emocional é apenas ficar em silêncio diante de um diálogo complicado e conflitos. O que você pensa a respeito e como a inteligência emocional influencia sua carreira e negócios?
Através da Inteligência Emocional é possível encontrar um equilíbrio entre razão e sentimentos, canalizar emoções negativas e lidar com comportamentos prejudiciais, da mesma forma que emoções positivas são potencializadas e assim conseguimos obter resultados nos nossos âmbitos de convivência. Conhecer melhor nossos colaboradores, colegas, líderes, saber “agir” melhor em determinadas situações.
Ter boas energias, vibrar numa boa frequência, transformando o ambiente de trabalho, como também nos ajuda a canalizar energias, sejam boas e/ou ruins.
11- Um ponto interessante a se analisar é que muitas pessoas, mesmo aquelas que já realizaram muito ou quase todos seus sonhos materiais, também passam por momentos de insegurança, dores emocionais, problemas no relacionamento afetivo, sentimento de solidão, não merecimento, não reconhecimento e com o famoso sentimento “vazio interior”. Isso muitas vezes de forma prolongada. O que pode/deve ser feito neste sentido, para mudar esse quadro?
Primeiro lugar entender este vazio, porque a pessoa está sentindo este sentimento, costumo dizer que primeiramente você precisa ser sua melhor companhia, você precisa transbordar, após você transbordará no outro.
Precisamos trabalhar o autoconhecimento, autoestima, autoconfiança, técnicas e estratégias para aumentar a autoestima e o motivo e amor pela vida. Evitando assim, comportamentos compulsivos, autodestrutivos e compulsivos. Estimular a pessoa a engaje-se em atividades prazerosas saudáveis, ajudar alguém, buscar objetivos, propósitos, missão e sentido maior pela vida.
12- Uma carência muito encontrada nas equipes de trabalho na esfera corporativa, é a o nível de motivação baixo, bem como a comunicação deficiente nos mais variados níveis da empresa. O que pode ser feito para atenuar essa dor ou mesmo resolver essa problemática?
Comunicação assertiva, clara, frequente, manter todos na mesma página.
Buscar saber não apenas de situações relacionadas ao trabalho, mas também da vida pessoal, demonstrando interesse por cada pessoa. Comemorar pequenas vitórias, sejam do trabalho e/ou da vida pessoal de cada um.
Trazer dinâmicas onde cada um possa expor seus desejos e anseios. Dinâmicas energizantes, quebra gelo e futuristas.
13- Qual a sua visão sobre o empoderamento feminino e a participação cada vez maior das mulheres em cargos de liderança?
O empoderamento feminino é uma nova forma de pensar, consciência, mindset, compreensão da importância de cada mulher contribuindo no ambiente de trabalho. A partir disso, cada um deve mudar sua forma de agir diante de diversas situações sociais, apoiando causas e ações criadas por mulheres, possibilitando que conquistem igualdade entre gêneros, social e política.
14- Quais 3 grandes lições valiosíssimas para uma vida melhor você poderia compartilhar conosco e com nossos leitores?
– Buscar o autoconhecimento, principalmente a Inteligência Sensorial, cada um tem seus superpoderes e devemos utilizá-los, para termos uma saúde física e mental;
– Não importa qual situação você tenha passado na vida, chegou ao fundo do poço, passou por dificuldades, achou que não iria conseguir, sempre existe uma saída, uma luz, a vitória, a transformação e motivos para agradecer e continuar.
– Não traçamos metas, objetivos e planos para dar certo, traçamos metas, objetivos e planos ATÉ DAR CERTO, jamais desistir.
– Nunca devemos nos comparar com outras pessoas, apenas conosco. Ser melhor hoje que ontem e amanhã melhor que hoje e assim sucessivamente.
15- Joice, qual a importância da Reprogramação Mental e quais passos um indivíduo deve dar para colocá-la em prática?
A reprogramação mental consiste numa técnica de aplicar falas repetitivas representada simplesmente na troca de pensamentos ruins ou chamados de distorcidos, por falas positivas e agregadoras. Como em qualquer terapia, o acompanhamento é essencial para o progresso. Você precisa dar os comandos certos para seu corpo, dizer o que deve fazer e pensar. A reprogramação mental é uma prática diária, um hábito, quando você passa a praticá-la percebe que muda sua vibração, suas ações e o que projeta para si. Podemos realizar a reprogramação mental através da música. Cada ser humano precisa encontrar seu combustível e realizar sua reprogramação mental.
16- Quais são as técnicas e estratégias da Inteligência Sensorial para vender e faturar mais?
Primeiro é um tema inovador, poucos conhecem, ouviram falar e não se deram conta das suas riquezas que são seus sentidos e a influência que cada um tem em nossas vidas. Ao longo da pesquisa, organização e sistematização, fui realizando testes, descartei aqueles que não deram certo e registrei e coloquei em prática todos que deram certo.
Reprogramação diária, através de palavras, músicas, registros e a troca de pensamentos negativos pelos positivos, histórias lúdicas, analogias e cartão (leitura em voz alta reforçando tudo que há de positivo).
Registro de tudo, ao registrarmos estamos gerando sinapses neuronais, desabafando, realizando uma autoterapia e psicoeducação, este registro é direcionado.
Buscar o autoconhecimento do seu corpo, como cada sentido funciona, descobrir qual se destaca mais, como aprende melhor, se concentra melhor, qual sua maior fragilidade para buscarmos fortalecer.
Técnicas e estratégias e postura, buscando enviar mensagens para o cérebro que seu corpo está bem, tornando cada pessoa autoconfiante, melhorando sua autoestima e fazendo com que perceba suas capacidades.
17- Como gerar valor para nossos clientes?
Através do conhecimento, da possibilidade de aprender o novo, se conhecer melhor. Ensinar e aplicar técnicas e estratégias que vão garantir uma saúde física e mental. Não apenas cuidando do seu corpo, da sua pessoa, mas de quem estiver ao seu redor. Impactando e afectando em seu trabalho, cada “cliente”, “aluno”, pessoa que cruzar nosso caminho perceberá que pode aplicar a Inteligência Sensorial em todas as áreas da sua vida, aumentando seu faturamento, investindo nas suas interrelações no trabalho, fazendo com que sua equipe, colegas produzam mais, pelo simples fatos de querer colaborar, somar, agregar e gerar valor. A Inteligência Sensorial despertará o que cada um tem de melhor, sendo um super-homem e/ou uma supermulher em todas as áreas da sua vida!
18- Quais os benefícios de uma mentoria e quais critérios adotar no momento de buscar uma mentora ou mentor?
Na mentoria, nossos“clientes” e “alunos” podem ser orientados conforme suas próprias necessidades e limites, já que o contato próximo do mentor o permite conhecer melhor cada profissional e identificar quais são seus principais pontos sensíveis, de melhorias, preferências e aptidões, torna-se algo focado e personalizado.
O objetivo na mentoria é procurar entender a dor e alcançar metas e objetivos, o foco está na transferência de conhecimento e a expertise para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.
É importante compreender que cada mentor precisa respeitar o tempo de cada mentorado. Dar suporte, realizar perguntas para compreender melhor, compartilhe coisas boas, entender que o sonho e desejo do mentorado passa a ser o seu e de fato ter claro como você vai e pode ajudá-lo.
19- Gratidão pela sua atenção e paciência, o espaço é seu para deixar uma mensagem especial para todos nossos amados leitores.
É importante sabermos utilizar nossos sentidos, saber que no momento que olhamos para uma pessoa, deixaremos marcas e vamos impactá-la, que seja de forma positiva. E que as pessoas vão esquecer nossas palavras, o que fizermos, mas jamais esquecerão o que as fizermos SENTIR.
Desejo ser um divisor de águas por onde eu passar e fazer com que cada pessoa que nos escute tenha o mesmo propósito.