1- Antes de mais nada, muito obrigado pela atenção em responder essa entrevista, caríssimo palestrante de sucesso, Jairo Martiniano. É uma honra recebê-lo no cast da agência de palestrantes que mais cresce no Brasil. Vamos começar falando sobre um tema dos mais importantes: liderança. Como você enxerga o momento atual nas empresas em relação à presença do líder? É correto antagonizar a figura do líder, contrapondo-a a do chefe? Quais habilidades e ações um líder moderno deve desenvolver para ser bem-sucedido em sua missão?
No momento atual vejo empresas ainda cometerem um erro básico que é promover sem preparar. Ou seja, promover por resultados técnicos e não avaliar se o indivíduo tem ou não potencial para exercer a posição.
O líder é aquele sim que desenvolve as pessoas e tem interesse genuíno em trabalhar relações e o chefe ainda insiste numa relação de poder.
Um líder moderno precisa entender de 03 coisas básicas:
Pessoas, Processo e modelos de trabalho inovadores.
2- Quais são as bases práticas dos estilos de liderança e como identificar o estilo mais adequado para cada situação e equipe?
Costumo dizer que não existe um estilo certo, e sim aquele que funciona. Mas dentro do que funciona tem o que é positivo e o que é negativo na gestão de pessoas. A ideia principal é reconhecer o momento atual de cada pessoa e traçar um perfil da equipe para atuar conforme a necessidade deles.
3-Muito se fala acerca da importância da comunicação, especialmente quando pensamos na otimização do trabalho em equipe. A comunicação, aliás, surge como uma poderosa ferramenta de gestão. Dessa forma, conte pra nós: quais as melhores estratégias de comunicação que a liderança deve adotar, no sentido de facilitar o relacionamento entre os membros do time e facilitar o trabalho em conjunto?
Considero o uso da comunicação clara e transparente. Uma linguagem simples, respeitosa e direta sobre o que se quer comunicar, prestando mais atenção ao que foi entendido do que o que foi dito. Um estilo não violento e baseado na compaixão.
4- Em algumas empresas, é comum o fato de que muitos profissionais reclamem em relação ao excesso de reuniões e o pior de tudo: muitas dessas reuniões, em sua grande maioria, são improdutivas e consideradas desnecessárias. Quais elementos e fatores considerar para realizar uma reunião que, antes de tudo, seja de fato necessária e produtiva, uma reunião que dê certo e renda bons frutos para todos os presentes?
Reuniões devem ser consideradas e usadas como ferramenta de gestão. É necessário entender alguns pontos:
1 – Precisa mesmo acontecer ou apenas uma conversa rápida seria mais produtiva,
2 – Caso seja realmente necessária, tem que seguir padrões estruturados como: Agenda, horário de início e de término, envolvidos, facilitador ou condutor da reunião e todas devem terminar com um resumo ou mesmo um plano de ação.
5- Feedbacks são fundamentais em uma organização, concorda? Contudo, muitos gestores e líderes não sabem como executá-los, tampouco solicitá-los e recebê-los. Quais dicas você daria para que os feedbacks sejam realizados com maestria, proporcionando uma melhoria contínua para todos os envolvidos?
O feedback é sem dúvida um instrumento motivacional ou desmotivacional, ou seja, ele pode ajudar em sua existência e prejudicar muito quando falta.
Algumas premissas devem ser seguidas:
1 – Preparar o que vai ser falado e como vai ser falado.
2 – Saber claramente qual comportamento quer mudar ou manter no colaborador.
3 – Começar sempre pelos pontos positivos e depois os pontos de melhoria.
4 – Checar sempre se houve entendimento do colaborador sobre o que esta sendo apresentado.
5 – Caso seja para melhoria, sair da conversa com pelo menos 3 ações práticas para que possa acontecer mudanças.
6 – Estabelecer uma rotina mesmo que não seja estruturada pela organização, ou seja, dar feedback sempre.
7 – Abrir caminho também para receber e aceitar o ponto de vista do colaborador.
6-Como você desenvolveu o seu modelo de Stand Up Corporativo e quais são os benefícios dessa abordagem para o público corporativo?
O modelo foi desenvolvido a partir da necessidade de falar de assuntos sérios e transformadores através de informações leves, descontraídas e animadas.
A grande vantagem desse modelo vem da conexão dos participantes com as histórias e situações engraçadas do dia a dia corporativo.
A aceitação de um modelo diferente de palestras tradicionais gera um total engajamento e feedbacks sempre positivos mesmo para públicos que não toleram palestras e eventos corporativos.
7- Comente sobre os principais desafios que os líderes enfrentam no cenário atual e como eles podem superá-los com protagonismo, atitudes diferenciadas e mudança de comportamento?
Talvez um dos maiores desafios seja liderar times heterogêneos em suas composições de gerações distintas.
É fundamental uma comunicação assertiva, uma escuta atenta e principalmente o autoconhecimento sobre suas fortalezas e também suas vulnerabilidades.
Criar , mudar e inovar as maneiras de abordar temas dos mais simples aos mais complexos dentro da organização.
Ser exemplo e cumprir o mecanismo mais difícil que é: ser aquilo que prega.
8- Cite quais são as competências práticas que o líder deve desenvolver no seu dia-a-dia para gerenciar a si mesmo e aos outros com eficácia e eficiência. Qual a melhor estratégia para desenvolvê-las?
Existem três competências básicas a serem desenvolvidas que acabam sendo os pilares de todas as outras: saber lidar com Pessoas, Tecnologia e informação.
Um dos principais pontos é buscar autoconhecimento para conseguir ter autocontrole.
Considero a melhor estratégia buscar ferramentas de autoavaliação para a partir dos resultados traçar um plano de desenvolvimento pessoal mais estruturado e focado nos pontos de melhoria.
9- Como você aplica os conceitos de coaching na sua palestra e no seu livro “Coaching. Alta Performance ao Seu Alcance”?
Perguntas poderosas levam sempre a reflexão e ao impulso para sair do estado atual e chegar ao estado desejado. Inspiro através dessas perguntas a alta performance como ponto atingível e possível para todos que realmente desejam e precisam de mudanças, para todos que tem metas definidas ou mesmo sabem o não querem para sua vida.(Posso não saber o que quero, mas preciso ter certeza do que não quero)
10- Quais são as principais dicas que você dá para os profissionais de vendas que querem se destacar no mercado e aumentar os seus resultados?
Planejamento, Estratégias inovadoras, Capacidade criativa aguçada, Boa execução, Conhecimento total dos clientes e dos produtos ou serviços e principalmente atitude do querer ganhar.
(Continua…)