11- Na sua visão, quais são os principais pilares de vendas e como desenvolver essas habilidades pode ser útil para vendedores?
-Mentalidade e quebra de armadilhas que paralisam.
-Habilidades de Inteligência interpessoal (Conexão e conhecimento do perfil do potencial comprador, perguntas certas), Persuasão (comunicação certa, além de influente) e proatividade (capacidade de usar ferramentas, tecnologias, mapeamento de erros e acertos), modos de prospecção e de se manter em constante aprendizado.
-Disciplina, constância e motivação (atitude interna e não estímulos externos.)
Essas habilidades não são opcionais no mundo competitivo que vivemos e ladeados por uma enxurrada de informações e ofertas, são na verdade, o caminho para alcançar a excelência, e repito: performance é igual a aprendizado, alcançar um nível de excelência é superar limites e fazer mais do que é preciso na média, mas o ganho é extraordinário, nada é de graça. Talvez seja por isso que grandes campeões afirmam que vencer se torna um hábito que você quer repetir cada vez mais. E quem não quer ser um vencedor?
12- Falando agora sobre técnicas e metodologias, quais você destaca para destravar crenças limitantes e bloqueios?
Na minha mentoria MAPE, desenvolvi técnicas de autoconhecimento, de alinhamento de forças, calibragem de pensamentos, pirâmide de crenças limitantes e de emoções, aplicação de modelos mentais, dentre outras, e são ferramentas incríveis que destravam bloqueios e transformam vidas, comprovadamente.
13-Gestão de conflitos na empresa pode ser algo extremamente desafiador. Como a comunicação não violenta pode ser utilizada para mediar e solucionar conflitos no ambiente corporativo?
É um desafio que se agiganta cada vez mais quando existem gaps nas bases de capacidades de liderança como definição clara de competências, de equipes, pessoas preparadas nos cargos de gestão, calibragem de egos, e acima de tudo o real entendimento do que é o grande potencial, mas não vamos parar aqui, se não esgotamos todo o tempo somente nesse item formidável..rsrs.. o Grande Potencial, bem delineado no ótimo livro de Shawn Achor, para os que se interessam por leituras.
A comunicação assertiva ou não violenta envolve competências de inteligência relacional e liderança humanizada.
Spoiler? Não tornar conflitos profissionais em conflitos pessoais. É difícil, mas é possível sim!
14- Na sua percepção, quais os valores mais importantes para o desenvolvimento de uma cultura organizacional, que devem ser incentivados em uma empresa?
Lealdade, ética, comunidade forte, respeito às diferenças, trabalho inteligente, propósito, aprendizagem continuada, mentalidade de crescimento, segurança psicológica, bem-estar e sucesso.
15- Como facilitar a tomada de decisão assertiva em gestores e líderes?
Sem dúvida, o uso de modelos mentais como ferramentas de decisão, superar os fatores que limitam a tomada de decisões a partir da consciência, desde como o cérebro funciona ao inevitável – tudo que acontece ou não nas nossas vidas é fruto de uma decisão tomada ou não.
A diferença é que no mundo atual, com tantos sistemas de alavancagem e mudanças rápidas, uma simples decisão pode significar a tão sonhada vitória, ou do contrário, um fracasso total.
16- O tempo é certamente, um dos bens mais precioso e prioridades no mundo moderno. Qual a importância da gestão de tempo para alcançar resultados efetivos no trabalho e como otimizar o tempo da melhor forma?
Gestão de tempo e de atividades é antes de tudo gestão de vida. E exige também quebra de barreiras psicológicas e comportamentais. Foco é uma habilidade fenomenal, o que muitas pessoas não sabem é que ele vem da capacidade de força mental, ou seja, concentração, precisa treino e entrega.
No mundo de grandes estímulos, distrações e de baixa agilidade emocional, encarar a gestão de tempo estabelecendo as prioridades, começando o dia pelo mais difícil, usando matrizes, enfim, metas claras, foco 100% em blocos de tempo, etc.
Como gosto de falar o ideal é não querer ter antes de ser, foco faz parte de um estilo de vida essencialista, por sinal, muito bem traçado no livro de Greg Mackeon.
17- Como empoderar equipes e gerar resultados de alta performance?
Desbloqueando potenciais com treinamentos eficazes porque você aproveita as diferentes competências e habilidades das pessoas, permite que cada uma faça sua parte única e, coletivamente, alcance um impacto em grande escala.
E mais: mindset organizacional de crescimento, desenvolvendo competências e conexões de valor, impulsionando talentos, feedbacks construtivos, colaboração criativa e refinando os processos sempre orientados a resultados.
Click zoom: acreditar no potencial de crescimento dos membros de sua equipe faz uma diferença enorme, já que suas expectativas influenciam no desempenho deles.
18- Afinal, como se tornar um profissional que ousa viver sem limites?
Quando você entende que a cada dia pode fazer mais um pouco e melhor, com esforço inteligente, encarando de frente os problemas e as ferramentas certas o limite de ontem não existe mais, você entra no loop de avançar dia a dia, passo a passo e cai no efeito da teoria do caos, pequenas ações geram grandes resultados.
Coragem e ousadia, mais motivação e estado de flow, formam um quarteto poderoso para viver uma vida sem limites. É possível SIM.
19- Desenvolver o mindset de uma mente campeã para se tornar um profissional de sucesso, é um processo de curto, médio ou longo prazo? Quais os passos necessários para ser bem-sucedido neste sentido?
Ótima pergunta e a resposta é “depende” das tecnologias de conhecimento, aprendizagem, técnicas de treinamentos e estratégias utilizadas. Essa é a parte externa, ou seja, de um mentor e treinador, por exemplo.
A ideia é sempre gerar o melhor resultado no menor tempo e com menos esforço possível.
Só é possível quando aprendemos a nos livrar das armadilhas da mente e da enorme quantidade de vieses cognitivos ( erros no modo de pensar). Poucas pessoas entendem o valor gigante, a não ser quando conhecem.
Nem toda mudança precisa ser de longo prazo, por isso o outro lado é tão importante quanto, ou seja, o quanto a pessoa quer ser um campeão e está disposto a pagar o preço, repito, nada é de graça. Um simples querer não basta.
Na mentoria MAPE trabalho durante todo o processo o modelo mental que mais importa, a percepção de si mesmo – “autoimagem” e nas palestras percebo o quanto isso toca as pessoas, geralmente alguém me procura a partir disso.
20 – Ampliar e cultivar altos níveis de resiliência, ter mais garra, saber lidar com a pressão e superar medos e desafios estão dentre os maiores desejos daqueles que querem fazer a diferença no mercado. Quais são os principais passos para ser bem-sucedido (a) nessa jornada rumo ao sucesso e a excelência?
São características realmente marcantes naqueles que alcançam a excelência e o primeiro passo é entender que todas podem ser desenvolvidas e o próximo é aceitar a realidade como ela, que vulnerabilidades não são fraquezas, que cada um de nós tem pontos fortes que precisam ser alavancados e os fracos a serem minados.
Não são inatas, são forjadas de dentro para fora e depois cultivadas também no inverso e sempre exigem quebra de barreiras, o ambiente e a forma como lidamos com as situações.
Uma regra é clara e a cada livro que leio e na prática é incontestável: temos que ser destemidos! Em Vire o Jogo, livro de autoria do biohacker Dave Asprey, a partir de cerca de 450 entrevistas com pessoas fenomenais em suas áreas, essa lei foi universal.
Só podemos ser destemidos ao enfrentar aquilo que nos causa medo, afinal a coragem só desponta a partir do medo. A questão é como.
21- Comente um pouco sobre as principais características que um empreendedor de sucesso deve nutrir e como desenvolvê-las.
A cada dia me convenço mais de que empreender com sucesso depende do quanto você gera um produto ou serviço que se torna imprescindível para a sociedade, o uso de mecanismos de alavancagem e escala e claro, como Naval Ravikant um dos maiores empreendedores e sábios da atualidade diz, do quanto você se torna o melhor no que faz.
Ninguém chega ao topo com apenas algumas habilidades, saber vender e construir faz de qualquer pessoa um midas, a questão é que o imediatismo e a busca por atalhos e fórmulas mágicas corrompe o processo.
A maior escolha de todas é escolher construir a si mesmo. Não inverter a ordem é inteligente.
(Continua…)