Palestras de Sucesso Entrevista Fabiana Quezada – Parte 2

13- A dificuldade em cobrar honorários justos é um problema comum entre advogados. Isso acontece também com profissionais das mais variadas áreas de atuação. Pensando nisso, conta pra gente qual é a sua abordagem para ajudar os profissionais a entenderem seu próprio valor? Quais estratégias você recomenda? 

Este realmente é um problema muito comum dos profissionais, pois muitos se colocam na postura de salvadores ou de pai e mãe dos clientes, com isso eles se colocam como maiores e os clientes como pequenos, “crianças”, e crianças não pagam para os pais e não  honorários. Na postura infantil, o cliente exige muito mais do advogado e a relação entre eles entra em desequilíbrio. 

Além disso, lembrando que estamos falando de seres humanos, muitos de nós viemos de sistemas familiares que passaram por muitas experiências de escassez e isso faz com que não nos sintamos merecedores de cobrar e receber. 

Nestes casos o exercício é olhar para o sistema familiar, agradecer por tudo que receber e deixar a parte que não nos pertence com eles, com amor e respeito por tudo que eles passaram. Claro que estas dinâmicas devem ser realizadas por profissionais habilitados. 

O merecimento é um exercício diário de tomar a vida e agradecer pelo que receber e se permitir ir além.

14- Como a autoestima e a autovalorização podem impactar a carreira e quais passos dar para fortalecer esses aspectos?

Quanto mais a pessoa conhecer sobre si mesma, mais poderá conquistar a autoestima e se autovalorizar, já que o problema está, muitas vezes, no fato de que buscamos isso externamente. Uma possibilidade, que vem do estudo da programação neurolinguística é a ressignificação do passado e o resgate dos recursos internos que todos nós temos (confiança, segurança, sabedoria, amor, determinação, foco, entre outros). Visualizar a pessoa que você deseja ser com esses recursos no futuro, também é uma forma de ancorar a autoestima e autovalorização.

15- Afinal, como usar o pensamento sistêmico para alcançar maior prosperidade financeira e pessoal?

O pensamento sistêmico te mostra que a partir do momento que você entende que tudo está interligado e que você impacta sua realidade, quando você se alinha com as leis sistêmicas passa a ter mais prosperidade. Para que se tenha prosperidade é necessário voltar para o seu lugar de filho e tomar pai e mãe, ou seja, assentir que estes são os pais certos para nós e que o mais importante recebemos deles, a VIDA! 

Para as constelações, a mãe representa o dinheiro, já que a mãe é a nutrição. E o pai, a manutenção do dinheiro, a administração. 

16- O propósito é uma força poderosa para motivação. Como alguém pode encontrar e se conectar com seu propósito, especialmente em momentos de dúvida ou incerteza?

Primeiro passo para encontrar o seu propósito, é conectar-se com seu coração. A conexão genuína vem deste lugar. Muitas vezes buscamos uma profissão para satisfazermos as necessidades do nosso sistema familiar, um exemplo, são os advogados que muitas vezes se formam em Direito para fazer justiça por seu próprio sistema.

Muitos buscam uma profissão apenas para sobrevivência ou para segurança, como é o caso dos funcionários públicos. Se estas forem as motivações certamente no futuro estarão frustrados e descontentes.

Claro que uma missão, um propósito não aparece logo no início de nossas escolhas profissionais mas quando nos deparamos com este momento, é preciso coragem (que é agir com o coração), quebrar as lealdades sistêmicas e seguir com o que nos faz vibrar.

17- As constelações familiares e organizacionais são partes essenciais do seu trabalho. Explique pra gente as principais diferenças entre estes dois modelos de constelações e como essas práticas podem ser aplicadas no ambiente corporativo para melhorar o desempenho e a produtividade?

As Constelações seguem os mesmos princípios sistêmicos (pertencimento, ordem e equilíbrio) mas atuam de forma diferente na família e nas Organizações, ainda que se trate de uma empresa familiar.

Na Constelação Familiar o foco está nas interações entre os membros da família, em como diversas situações se repetem ao longo das gerações e como podem ser dissolvidas através de uma nova consciência.Nas Constelações Organizacionais o foco está no funcionamento da empresa e em como suas áreas interagem entre si, gerando os resultados desejados. 

Em relação aos princípios, por exemplo, em relação ao pertencimento nas famílias todos que nela nascem fazem parte até depois da morte, já nas organizações é uma escolha temporária.

Na família cada um tem seu lugar, na empresa a pessoa tem o seu lugar enquanto estiver naquela função. Assim quando uma pessoa vai embora ela abre espaço para que outro ocupe o lugar.

Na família o equilíbrio está no relacionamento, nas empresas está relacionada a prestação de serviços e interações entre membros da equipe.

O foco está no propósito da empresa, no seu funcionamento saudável e nos resultados a serem alcançados. A constelação organizacional traz a tona dinâmicas ocultas, como conflitos entre sócios que acabam afastando os clientes, funcionários fora do lugar, produtos não vistos, decisões a serem tomadas, e muitas outras.

Quando o empresário consegue identificar o problema pode se reposicionar e tomar decisões mais assertivas para a empresa, que gere resultados para todos.

18- Qual é a importância do crescimento profissional para um líder sistêmico, e como a busca pelo autoconhecimento contribui para essa jornada?

Para que um líder possa se tornar sistêmico o autoconhecimento é fundamental. Quando o líder entende que muitas de suas crenças, valores e lealdades, estão ligadas ao sistema familiar e que está repetindo padrões de comportamentos, pode encontrar uma nova forma de atuar. Mas é lógico que o primeiro lugar que acontece a mudança é internamente para depois vir para o externo. Se por exemplo, o profissional entende que sua dificuldade com hierarquia na empresa, está ligada a dificuldade com a hierarquia no seu sistema familiar, pode se reposicionar e parar de projetar seu sistema familiar no sistema de trabalho.

19- A comunicação é uma habilidade crítica para advogados e empreendedores. Quais técnicas você sugere para melhorar a comunicação com clientes, colegas e parceiros de negócios? E aproveitando o gancho, de que maneira técnicas como a Programação Neurolinguística (PNL) podem ser usadas para melhorar a comunicação, evitando mal-entendidos e conflitos desnecessários?

Para evitar conflitos, as pressuposições da PNL ensina que: mapa não é território, ou seja, eu posso ter uma ideia da realidade para mim mas não sei nada do que passa na cabeça do outro; que todo comportamento tem uma intenção positiva, mesmo um comportamento agressivo pode significar que a pessoa quer ser vista; que todos nós temos os recursos para agir efetivamente e que o elemento mais flexível controla o sistema.

Além disso, entender a comunicação verbal e não verbal, e os sistemas de comunicação preferenciais nos auxiliam para compreender os outros e direcionar comunicação de forma mais assertiva e que gere confiança.

20-Empresas que adotam uma visão sistêmica costumam ser mais resilientes e inovadoras. Como a visão sistêmica pode ser aplicada para otimizar processos de trabalho e engajar equipes, especialmente em empresas familiares ou pequenas empresas?

Este é um desafio já que muitas vezes o sistema familiar se sobrepõe ao sistema empresarial, existindo muitas confusões quanto aos lugares  e funções de cada um.

Um exemplo, o filho funda uma empresa e convida os pais para trabalharem nela. No sistema familiar os pais vieram primeiro na hierarquia, mas na empresa o filho veio antes. Isto pode gerar conflitos se não entenderem estes lugares. 

Para que a equipe esteja engajada é preciso que todos sejam vistos e reconhecidos em seus lugares e que haja equilíbrio de troca. Além disso, deve-se olhar para o propósito da empresa existir e conectar as pessoas que fazem parte a este propósito. 

21-As constelações são uma ferramenta interessante para entender dinâmicas familiares e organizacionais. Como você explicaria a aplicação dessas constelações no ambiente empresarial ou para resolver conflitos pessoais, especialmente para pessoas que desconhecem essa prática?

As constelações criadas por Bert Hellinger são uma forma de olhar para nossa própria história e nos conectarmos com a vida. Quando inicio meus atendimentos sempre começo falando sobre os três princípios que regem as constelações: o primeiro, pertencimento em que todos têm o direito de pertencer, independente do que fizeram, os abortos, os filhos que faleceram prematuramente, pessoas que forma embora; o segundo, a hierarquia em que cada pessoa do sistema tem seu lugar, os pais vieram antes e eu não posso querer ocupar o lugar dos meus pais, pois me torno maior que ele; terceiro, equilíbrio entre dar e tomar, nós tomamos a vida dos nossos pais e quanto a isso não temos como devolver, somente passar adiante através dos nossos filhos e trabalho, mas em todos os outros relacionamentos a lei do equilíbrio funciona, se recebemos demais nos sentimos pesados sem condições de retribuir e se damos demais nos sentimos com mais direito que o outro. 

Quando estamos em desequilíbrio com essas leis temos dificuldades em diversas áreas da nossa vida: saúde, trabalho, relacionamentos familiares e afetivos, financeiro e como eu digo essas questões vão parar inclusive no judiciário. 

Essas explicações já trazem identificação com as pessoas e geram conexão.

22-A consciência do próprio lugar na vida e no trabalho é fundamental para o bem-estar. Como essa consciência pode ajudar a evitar problemas como depressão, e como você sugere que as pessoas desenvolvam essa consciência em suas rotinas?

Um exercício importante é tomar pai e mãe todos os dias, já que muitas pessoas desenvolvem depressão por não aceitarem dentro de si seus pais e sua origem.

E no que consiste isso? Todos os dias imaginar seus pais atrás de você, pai do lado direito e mãe do lado esquerdo, e dizer queridos pais eu tomo a vida e toma força que veio de vocês, com tudo que foi difícil para vocês e para mim, de vocês eu recebi a vida e isso é o suficiente.

E com a força dos pais, imagine seu futuro de forma diferente. É uma exercício aparentemente simples mas que muitas pessoas sentem dificuldade. E fazer todos os dias vai trazer paz para o coração.

23-Muitos empreendedores e profissionais enfrentam desafios emocionais, como medo, insegurança e falta de confiança. Que conselhos você daria para ajudar essas pessoas a superar essas emoções e a desenvolver uma postura mais resiliente e confiante?

Se o propósito é forte, faça mesmo com medo. Se o seu objetivo é ajudar pessoas, transformar vidas com o seu projeto lembre-se que não é só você que perde, os outros também. As emoções são inerentes e importantes para nos direcionar mas não podem nos paralisar.

Buscar os recursos internos, momentos felizes da vida ou em que a pessoa conseguiu realizar algo, podem servir de âncora, motivação para que a pessoa entenda que se fez uma vez pode fazer novamente. Além disso, o estudo da inteligência emocional pode contribuir para ter mais confiança em si em primeiro lugar.

24-Uma cultura empresarial que promove engajamento e propósito pode ser transformadora. Como as empresas podem criar uma cultura que inspire seus funcionários e promova um sentimento de propósito e realização?

Gerar nos funcionários o sentimento de pertencimento e que são parte importante do processo de crescimento da empresa. Se a empresa tem o propósito de contribuir para gerar valor na vida das pessoas, o funcionário precisa sentir isso. 

25- Fabiana, muito obrigado por compartilhar suas ideias e insights conosco. Para encerrar, qual é a mensagem mais importante que você gostaria de transmitir ao nosso público sobre como a abordagem sistêmica pode transformar não apenas o ambiente de trabalho, mas também a vida pessoal?

Todos nós queremos ser vistos, amados e reconhecidos, e o pensamento sistêmico e as constelações são um caminho para entrarmos em sintonia com o fluxo da vida e da prosperidade.

Desejo a todos uma boa vida! Sucesso!

 

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Fabiana Quezada

Pioneira no Direito Sistêmico, Inspirando Profissionais e Liderando com Propósito!

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos