1- Fabiana, muito obrigado por participar desta entrevista. Para começar, poderia nos contar como você passou do campo jurídico para uma abordagem mais sistêmica e o que a motivou a buscar essas novas perspectivas?
Quando nos formamos na faculdade de Direito aprendemos muito sobre Leis mas pouco sobre pessoas. Muitas vezes a advocacia se torna pesada pois acabamos nos colocando no papel de salvador e carregamos os pesos dos clientes. Sempre gostei de conversar com meus clientes e entender os motivos por trás dos conflitos, mas não tinha consciência que era possível aplicar outros conhecimentos que não os jurídicos. Outro ponto que me incomodava era ver os profissionais entrando em conflitos uns com os outros por causa de seus clientes. Em 2009 fui fazer um curso de autoconhecimento que aplicava princípios da PNL e ali surgiu meu sonho de levar esses conhecimentos para área do Direito.
2- Como o Direito Sistêmico pode auxiliar advogados e outros profissionais do Direito a gerenciar conflitos de forma mais eficaz e humana?
O Direito Sistêmico é uma abordagem que utiliza os princípios sistêmicos (pertencimento, hierarquia e equilíbrio) para solução de conflitos em diversas áreas. O advogado que compreende o seu lugar e se posiciona perante seu cliente tem mais habilidades para facilitar uma solução de conflitos, trazendo consciência para o cliente dos motivos reais que estão por trás do conflitos e que podem estar relacionados com repetições de padrões familiares, lealdades, crenças, emoções que impedem a boa solução.
A humanização no Direito parte da consciência que como profissionais devemos acolher nossos clientes, não tratá-los como filhos ou menores, mas como adultos que tem força para encontrar a solução.
3- Você é uma especialista em desenvolvimento de líderes sistêmicos. Quais são os atributos mais importantes que um líder sistêmico deve ter no ambiente jurídico?
Primeiro entender qual é o seu lugar e como este lugar impacta os outros. O líder sistêmico entende o verdadeiro significado de pertencimento e conexão. Ele faz as pessoas se sentirem parte do processo e da solução. Inspira as pessoas a se conectarem com sua essência. Outro ponto importante é que ele sabe equilibrar a individualidade com o todo.
No Direito ainda é novo quando falamos em propósito mas os líderes sistêmicos conectam as pessoas ao propósito da empresa, advocacia.
4- Como as habilidades empreendedoras podem ser aplicadas por advogados e outros profissionais do Direito para inovar em suas carreiras?
Nós advogados saímos da faculdade sem entender que a advocacia é uma empresa. Hoje se fala muito em gestão, marketing e vendas para advogados, mas para muitos isso ainda é uma realidade distante. Então para inovar o profissional precisa buscar ferramentas de autoconhecimento, gestão do tempo, delegar, inteligência emocional, liderança, aprender a se vender e se autovalorizar.
5- Que conselhos você tem para advogados que desejam abrir seu próprio escritório ou iniciar um empreendimento no setor jurídico?
Defina qual é o seu propósito com a sua advocacia. Sei que alguns já vão dizer logo de cara que é ter dinheiro, mas não podemos esquecer que a Advocacia está a serviço da vida e que trabalhamos com Direitos fundamentais, é uma profissão que deve ser vista com amor. Outro ponto importante, é definir o nicho de mercado, a área de atuação. Se você é um advogado trabalhando sozinho e tiver muitas áreas, logo ficará estressado, a menos que faça parcerias equilibradas. Trabalhe com as redes sociais a seu favor, hoje já é permitido fazer marketing para advogados. Busque sempre equilibrar a vida pessoal e profissional.
6- A colaboração é fundamental para o sucesso em qualquer profissão. Quais estratégias você recomenda para fomentar o trabalho em equipe em escritórios de advocacia e empresas?
Conectar a equipe para que entendam o motivo pelo qual estão a serviço da empresa e dos clientes é fundamental para o sucesso. Os colaboradores precisam sentir que pertencem e que tem seu lugar na empresa, e que recebem o justo por seu trabalho. A equipe precisa se sentir vista e entender que seu trabalho tem reflexos além de uma simples decisão judicial
7- A comunicação eficaz é uma parte vital do seu trabalho. Como as técnicas de PNL podem ajudar advogados e empreendedores a melhorar a comunicação com clientes e colegas?
Tudo é comunicação. A partir da PNL podemos entender que cada um vê o mundo do seu jeito, de acordo com suas experiências, crenças, valores e sistema familiar. Compreender a linguagem verbal e não verbal, e como cada um entende a realidade faz com que o profissional entenda melhor o cliente e saiba se conectar de maneira genuína para entender sua real necessidade em relação ao conflito.
8- Muitos profissionais sofrem com estresse e burnout. Como a inteligência emocional pode ajudar a prevenir esses problemas e melhorar a qualidade de vida das pessoas?
Quando o profissional começar a cuidar da saúde emocional utilizando ferramentas de autoconhecimento como o pensamento sistêmico, ele se coloca no seu lugar e para de carregar o peso do clientes, assume autorresponsabilidade, aprende a respeitar o seu limite e o limite dos outros, tem mais empatia e autocompaixão.
9 – Quais práticas você recomenda para profissionais do Direito e demais áreas a lidarem com conflitos pessoais e profissionais de maneira mais saudável e construtiva?
Autoconhecimento, meditação, escuta ativa, comunicação não violenta, postura sistêmica.
10- A cultura corporativa pode afetar diretamente a produtividade e a satisfação dos funcionários. Como as empresas podem promover uma cultura mais saudável e inclusiva?
A cultura da empresa deve proporcionar momentos de integração e o pertencimento dos funcionários, onde podem ser vistos e reconhecidos independente da função que exerçam. Onde uns respeitam os lugares dos outros e o valor de cada um. Incentivar o diálogo e ideias para solução de possíveis conflitos, reconhecer os pontos fortes de seus colaboradores, colocando em atividades coerentes com seu perfil.
11- A postura sistêmica é fundamental para sua abordagem. Como líderes podem aplicar essa postura para resolver conflitos e melhorar a eficiência no ambiente de trabalho?
Quando o líder entende que não estamos falando de uma pessoa isolada mas sim de um sistema de crenças e lealdades, ele consegue entender o que está por trás dos conflitos, pois não há julgamento e está aberto à solução. Um exercício que o líder pode fazer é imaginar seus pais atrás dele e pai dos liderados atrás deles, isso faz com que neste lugar ele possa respeitar que o outro é de determinada forma e assim pode estabelecer uma comunicação melhor com a equipe ou seus membros.
12- Você ministra cursos de desenvolvimento pessoal e profissional para profissionais do Direito. Quais habilidades específicas são mais importantes para advogados em ascensão? E partindo para o âmbito corporativo em geral, quais as soft skills de maior relevância para pessoas que buscam protagonizar e aprimorar a liderança?
Atuando com treinamentos desde 2009, posso dizer que o estudo do pensamento sistêmico, da programação neurolinguística, comunicação não violenta, perfis comportamentais, entre outros, são importantes para todo advogado ou empreendedor de qualquer área. Com estes conhecimentos, os profissionais desenvolvem a liderança, a comunicação, a motivação, a tomada de decisões, a empatia e as soluções de conflitos.
(Continua na parte 2…)
Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!