Palestras de Sucesso Entrevista Dra. Margibel – Parte 1

1- O medo de falar em público é comparado, sem exagero algum, com o medo da morte. Quais são os principais fatores que desencadeiam esse medo avassalador? E, afinal, é possível vencer o medo de falar em público? Quais as melhores estratégias para lidar com o pavor de se expor e se comunicar?

Existem inúmeros fatores que podem desencadear o medo de falar em público. Porém, vamos identificar os principais, por exemplo: alguns traumas de infância, quando a criança começa a se expor em público e os pais, irmãos ou colegas de aula exercem alguma pressão ou esboçam reações negativas, a respeito de como a criança fala; já em fase adulta, quando alguém faz uma apresentação no ambiente de  trabalho e um superior apresenta críticas desconstrutivas, desmotivando e expondo a pessoa, o que pode desencadear em um pavor de falar em público.

No entanto, é possível vencer esses traumas utilizando técnicas assertivas: criando um roteiro para a apresentação; diagnosticando o público que estará na apresentação; conhecendo o ambiente (seja virtual ou presencial) no qual irá falar; treinando muito antes da apresentação, etc.

Além disso, existem muitas estratégias para lidar com o pavor de se expor diante de um público. A principal, é não preocupar-se com o julgamento das pessoas que estão te observando. Ao contrário, é interessante observar a postura corporal do público e identificar como as pessoas estão interagindo. Deste modo, é possível demonstrar que você tem o domínio de realizar uma leitura corporal, por exemplo, se estiver relacionado com seu tema de fala.

2- Negociar é fundamental na esfera corporativa, na carreira, nas vendas e no mundo dos negócios em geral. O que um profissional que busca atuar em alta performance pode fazer para se comunicar e negociar com mais confiança e assertividade?

Deve estar constantemente atualizado, seja realizando cursos, treinamentos e oficinas para aprimorar-se. Estar atualizado, em relação às técnicas mais utilizadas no mercado, certamente  colocarão em posição de destaque e vantagem competitiva.

3- Certamente, a falta de conexão com o respectivo time e a dificuldade de exercer o poder de influência, são dores comuns quando pensamos em liderança, concorda? Como um líder pode reverter tais quadros na empresa e gerar mais comprometimento e engajamento?

Concordo. 

Um líder tem de estar à frente do seu time, seja motivando ou proporcionando um ambiente amistoso de trabalho. Pode promover a participação nos lucros, promoção de bônus, premiações, etc.

4- O feedback ocupa lugar de destaque nas relações de trabalho. Quais técnicas podemos utilizar para desenvolver um feedback 360°? Quais benefícios para a equipe, liderança e empresa em geral?

As principais técnicas são desde: estabelecer as competências que serão avaliadas, definir quem serão os avaliadores, explicar para os colaboradores como vai ser a avaliação e os definir quais serão os formulários com as perguntas, logicamente, conversar sobre a avaliação, promovendo assim o feedback. 

O principal benefício é a “correção da rota”, ou seja, rever quais são os principais problemas ou quais as questões mais delicadas devem ser corrigidas.

5- No contexto atual, cada vez mais notamos a importância do profissional se empoderar das técnicas de apresentação e oratória, fatores que você mostra total domínio. Conta para a gente, no quanto a oratória pode impactar na vida e na carreira de uma pessoa? Como é possível aprimorá-la, quais os principais passos a adotar neste sentido?

A Oratória pode impactar totalmente, desde que a pessoa não tenha domínio. Neste sentido, ela pode perder uma promoção, por não saber se expressar em uma reunião; ela também pode não conseguir apresentar suas ideias sobre um projeto novo, etc.

É possível aprimorar a Oratória com técnicas bem assertivas. O primeiro passo a pessoa tem de se autoconhecer para perceber quais são suas limitações, caso existam, quando está falando em público; Desenvolver o autocontrole com exercícios de respiração, relaxamento, etc., porque a maioria das pessoas não consegue se controlar e fica nervosa diante de um público; Por isso deve estudar sua audiência para que identifique as principais necessidades das pessoas que irá interagir. Essas são questões iniciais para dominar a Oratória.

6- Os conflitos são bem comuns no relacionamento interpessoal, sobretudo no mundo dos negócios. Como especialista no tema em comunicação, quais suas orientações no sentido de fazermos os melhores acordos mesmo quando estamos diante de conversas difíceis e sob enorme stress?

A principal orientação é estar sempre predisposta(o) a realizar a escuta ativa para que seja possível demonstrar mais interesse no que seu interlocutor tem a dizer, do que especificamente a pessoa falar desenfreadamente. 

Outra orientação é nunca entrar em embates e com isso, levantar a voz, demonstrar irritação ou falta de controle emocional. Por isso, para essas situações é interessante sempre preparar-se, organizando um roteiro com os principais pontos que serão discutidos; identificar quais são as necessidades do interlocutor e organizar o local onde será realizada a conversa.

7- Mais do que ser um bom orador, hoje temos uma demanda enorme por facilitadores, correto? Dessa forma, um palestrante precisa ir além de simplesmente apresentar suas ideias, ele precisa, de fato, transformar realidades e impactar a vida das pessoas. E isso é algo que você tem feito de forma consistente no decorrer dos anos. Comente conosco alguns dos seus maiores cases de sucesso.

Dentre as vezes que conduzi palestras ou aulas em ambientes desafiadores, vou destacar somente as duas últimas.

Em julho/23, apresentei a palestra a respeito do tema da “Comunicação Corporativa”, na ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barueri). O espaço comporta no máximo 60 pessoas, no entanto, estavam presentes mais de 100 pessoas, o que foi algo bem desafiador, mas ao mesmo tempo gratificante. Foi possível constatar que muitos estavam interagindo e, ao final, uma das técnicas utilizadas, foi aplicada em uma dinâmica entre os participantes, o que resultou em algo bem positivo, pois alguns participantes comentaram o quão relevante foi poder aplicar a técnica voltada para seus negócios, e assim, promover um networking mais efetivo.

Em agosto/23, ministrei 16 horas-aula, na Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de SP, para colaboradores que deveriam, ao final de um Curso de Especialização, estar aptos a ministrar uma aula de 1h. 

O tema principal que deveria ser abordado nas aulas era a Oratória voltada para a preparação dos alunos, para atuarem como professores. Por isso, fomos além das técnicas da Oratória.  Foi possível abordar os assuntos relacionados à: a) Didática, tema em que tenho livro publicado; b) Retórica e argumentação: assunto pesquisado em meu doutorado; e, especialmente, c) aulas práticas em que os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus temas de aulas e receberam meu feedback logo após suas demonstrações, para que pudessem identificar os principais ajustes nas suas aulas.

8- No núcleo das empresas, sabemos que o trabalho em equipe ocupa uma posição de destaque. Quais são os maiores dificultadores e desafios encontrados no trabalho em equipe? Como lidar com eles?

Os maiores desafios/dificuldades são, principalmente, a falta de uma comunicação objetiva e habilidade para identificar as competências dos membros da equipe.

Toda empresa deve ter um plano de comunicação no qual prevê quais são os canais de comunicação e as principais formas de comunicação que os colaboradores deverão utilizar, para que não tenham problemas.

Outro aspecto é identificar as competências dos membros da equipe, para saber como cada membro da equipe pode realizar suas atividades e cooperar com os demais.

09-Quais ações você acredita que devem constar dentre as iniciativas da empresa para contribuir com a saúde mental de seus colaboradores? 

  • Promover treinamentos para que os colaboradores possam se reciclar;
  • Disponibilizar tratamentos terapêuticos;
  • Criar um ambiente amistoso;
  • Organizar reuniões para que os colaboradores sejam ouvidos.

10- Ao seu ver, quais as soft skills mais importantes para liderar e por qual motivo a Inteligência Emocional é considerada fundamental para alavancar a carreira, tanto de líderes quanto de colaboradores em geral?

A Inteligência Emocional pode exercer um papel crucial no sucesso de líderes e colaboradores, uma vez influencia a forma como lidam com emoções e relacionam-se com os outros e enfrentam desafios no ambiente de trabalho. 

Por isso algumas das soft skills são mais importantes para liderar, por exemplo, é necessário desenvolver, principalmente:

  • Comunicação; 
  • Empatia;
  • Trabalho em equipe;
  • Resolução de problemas; 
  • Tomada de decisão.

11- Quais são suas dicas para:

  • Melhorar a postura profissional ao se comunicar?
  • Tenha clareza e Concisão
  • Mantenha escuta ativa
  • Tenha respeito e cortesia
  • Ter uma comunicação mais assertiva e influente?
  • Cuide da comunicação escrita
  • Mantenha o aprimoramento constante
  • Adaptação ao público
  • Falar com confiança e transmitir credibilidade?
  • Cuide do tom de voz
  • Cuide da comunicação não-verbal
  • Aprimore o vocabulário técnico
  • Aprender a criar apresentações envolventes e de alto impacto?
  • Conheça sua audiência
  • Defina objetivos assertivos
  • Estruture sua apresentação conforme o tempo
  • Conte uma história envolvente
  • Use recursos visuais: imagens, vídeos para ilustrar conceitos, insights, estratégias, etc.

(Continua na parte 2…)

Dra. Margibel

Doutora em Letras pela USP, soma 25 anos de atuação como palestrante, e 28 anos como professora.

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