1- Deivison, agradecemos imensamente por dedicar seu tempo para esta entrevista. Com sua vasta experiência, como você vê a evolução do conceito de ESG nos negócios ao longo dos anos? Quais são os maiores desafios enfrentados por empresas brasileiras ao implementar práticas de ESG efetivas e como contorná-los?
Todos nós sabemos que o Termo ESG, foi cunhado em 2004, mas só ganhou popularidade mesmo, principalmente no BRASIL em 2019.
Antes disso já passamos por diversas “ sopas de letrinhas” para reafirmar aquilo que realmente importa, a SUSTENTABILIDADE – Garantindo que nossos filhos, netos e bisnetos possam usufruir de o mínimo que já usufruímos hoje.
Se formos considerar somente estes últimos 5 anos, tivemos um grande impacto na sociedade, não por força do ESG em si, mas pelo “ novo normal” derivado da PANDEMIA COVID. Isso nos fez trazer um olhar mais forte para nós mesmos e nessa oportunidade, sermos os próprios atores dessa história, onde Meio Ambiente, Governança e Responsabilidade Social é o mínimo aceito para que possamos conviver harmoniosamente nesse planeta.
Felizmente o conceito de ESG tem se crescido significativamente ao longo dos anos, deixando de ser algo periférico para se transformar em condição “sine qua non” para qualquer negócio. A questão agora não é só responsabilidade ambiental. temos que falar de governança e Responsabilidade social.
Como atuei 25 anos nas áreas de indicadores de sustentabilidade e Controle de conformidade legal aplicável, entendo que o maior desafio ainda é a Complexidade regulatória e o próprio compliance. Isso porque, no Brasil, se fossemos empilhar o volume de leis ( leis, decretos, resoluções, deliberações, instruções normativas, normas técnicas, etc) para a sustentabilidade, chegaríamos na estratosfera. Imagina, mais de 300 mil obrigações para cuidar de ESG? A falta de uniformidade nas regulações e a burocracia excessiva são barreiras significativas.
Outros problemas nesse processo são, com certeza, os custos iniciais e investimentos altíssimos para as práticas sustentáveis, especialmente para pequenas e médias empresas. Isso inclui custos com tecnologias limpas, treinamento de pessoal e reestruturação de processos.
A cultura corporativa também interfere muito, porque temos que discutir o tempo todo se isso já está na “ massa do sangue” da empresa.
2- Em relação à Way Minder, conte pra nós como a tecnologia e a inteligência artificial são aplicadas na Way Minder para melhorar o bem-estar dos usuários?
A Way Minder nasceu da minha própria frustração de me ver bem sucedido empresarialmente, com uma família linda e ainda me sentir várias vezes em um vazio que não sabia explicar.
Imagina, ir a um bar, sentar com amigos, de diferentes classes sociais e o assunto ser o mesmo? qual remédio tomar, não aguento a ansiedade, estou deprimido, etc…
Dali já dava para ver que tinha algo errado.
Parti para criar a Way Minder como solução para essas dores. Poder, através da tecnologia, dar sentido à vida das pessoas. Aliei IA Generativa com todo o conhecimento científico para prevenção da doença relacionada à saúde mental, utilizando jornadas inteligentes e acompanhamento 24/7 com uma assistente de saúde emocional.
3- Você possui experiência como investidor anjo em várias startups inovadoras. Quais critérios você utiliza para decidir em quais startups investir?
Sim, atualmente, além de ser associado do BR Angels, um dos grandes ecossistemas de investimento anjo no BRASIL, ainda invisto em outras 14 Startups, sendo que em 2 delas estou também no BOARD.
Meu critério é sempre o mesmo:
1- Compreensão da dor que resolve: É importante que a startup tenha um entendimento profundo do problema que está resolvendo. Isso mostra que não apenas identificaram uma necessidade real do mercado, mas também estão comprometidos em oferecer uma solução eficaz que atenda essa necessidade. Isso é um indicador de potencial de mercado e de capacidade de gerar valor a longo prazo.
2- Equipe dedicada e diversificada: Priorizo startups que possuem um time integralmente envolvido e comprometido com o projeto. Uma equipe que combina habilidades em tecnologia, negócios, comercial e vendas é fundamental, pois isso reflete uma capacidade de executar a visão da empresa e adaptar-se às mudanças do mercado.
3- Resiliência: O empreendedorismo é repleto de desafios e a capacidade de resistir às adversidades é um grande diferencial. Empresas lideradas por indivíduos ou equipes resilientes tendem a superar obstáculos críticos e aprender com os fracassos, aumentando assim suas chances de sucesso a longo prazo.
4- Escala do negócio: O potencial de escala é outro fator decisivo. Investir em empresas que podem crescer e se expandir rapidamente é mais atraente, pois isso significa que podem atender a uma demanda maior e gerar retornos significativos. Procuro por modelos de negócios que podem ser replicados ou adaptados para diferentes mercados sem uma necessidade desproporcional de novos recursos.
Além desses critérios, também avalio a inovação no modelo de negócio e a capacidade da startup de se diferenciar da concorrência. A transparência na gestão e a clareza na comunicação durante as rodadas de captação também são aspectos que observo atentamente, pois indicam a seriedade e o profissionalismo da equipe.
4-Seu vídeo motivacional “Sonhos” teve um impacto enorme. Pode compartilhar um pouco sobre o processo criativo por trás desse vídeo e como ele reflete suas crenças pessoais?
Sonhos, o que você quer ser quando crescer veio de um problema que eu estava enfrentando como CEO da VERDE GHAIA próximo do ano de 2010. Havia ali muitos problemas com a gestão das pessoas. Estagiários que queriam virar funcionários no primeiro mês de atividade, funcionários que queriam virar gerentes ou diretores sem mesmo passar pelos desafios esperados para a função e diretores querendo a posição do dono.
Estava difícil explicar que, para ter sucesso, precisamos ter foco, fé e resiliência. que tudo isso precisava ser conquistado.
Mas como falar isso se as pessoas não queriam ouvir?
Daí, sem nenhuma experiência com marketing, roteirização e vídeos, criei o vídeo que nada mais era que um resumo de 4 minutos da minha vida até aquela data. Talvez por isso tenha dado tão certo. Toda a história era real, vivida e desejada. Uma poesia da vida real, que obviamente atingiu aqueles que viveram histórias parecidas.
Passei este vídeo em um treinamento institucional. Ambiente fechado, apenas para umas 100 pessoas. Ali já senti algo diferente, muitos se emocionaram e brilharam os olhos. Foi legal. Um treinamento feliz com resultado superior ao esperado.
Não sei explicar como, mas algum desses colaboradores compartilhou este vídeo na rede e em menos de 24 horas já tinha se transformado em um grande viral. Quase 1 milhão de acessos em menos de 24 horas. Em diversas redes.
De repente, já era o vídeo motivacional mais visto na internet. Vencendo até mesmo o famoso “ FIltro Solar”. Centenas de canais o copiaram e até quando conseguimos contabilizar, já tinha ultrapassado 100 milhões de acessos ainda em 2012.
De lá para cá perdemos a conta. Não impedimos as cópias, até porque o objetivo era a mensagem. Eu não estava correndo atrás de ser o próximo Influencer Digital, mas Valeu a mensagem, as centenas de palestras e a grande lição- Não importa a idade, todos precisamos nos reinventar o tempo todo.
Não é à toa que no meu canal principal contabilize 15 milhões de acessos e a média de 300 mil acessos por mês ainda em 2024.
Gostei tanto e não parei por aí. Nas horas vagas peguei gosto pela coisa e fiz outros mais de 100 vídeos motivacionais e até músicas autorais para o Spotify.
Sonhos é um ícone, mas tem outros vídeos lá fantásticos e extremamente vistos, com milhões de acessos, tais como PAI e ON ou OFF – de que lado você está, que até rótulo de refrigerante virou.
Com certeza vale assistir.
Há, e sobre as músicas, só pesquisar pelo meu nome no Spotify. Tem muita coisa lá. Procure por Deivison Pedroza ou Deivison Cavalcante Pedroza.
5- Se liderança fosse um esporte olímpico, quais seriam as modalidades e como você treinaria para ganhar a medalha de ouro?
Ótima analogia. Não é à toa que grandes campeões usam ex -atletas como Coaches de Carreira.
Vamos lá:
1- Resolução de Conflitos (Pentatlo de Negociação):
Essa modalidade testaria a habilidade do líder em lidar com conflitos de forma eficaz, negociando soluções para todas as partes.
Treinamento: Participar de workshops de negociação e resolução de conflitos e praticar simulações com cenários reais e desafiadores.
2- Visão Estratégica (Maratona de Planejamento):
Avalia a habilidade do líder de desenvolver e manter uma visão clara e estratégica para sua organização.
Treinamento: Estudar teorias de gestão estratégica e análise de casos de sucesso e fracasso.
3- Comunicação Eficaz (Decatlo de Discursos):
Testaria a capacidade de comunicar ideias claramente e persuadir de forma eficaz grandes grupos.
Treinamento: Praticar a oratória em público, participar de muito Network, e buscar feedback constante.
4- Adaptabilidade (Heptatlo de Mudança):
Mediria a adaptabilidade do líder a mudanças inesperadas e a gestão sob pressão.
Treinamento: Engajar-se em atividades que exigem pensamento rápido e adaptabilidade, além de treinar mindfulness para melhorar a resiliência mental.
5- Inspiração e Motivação (Triatlo de Engajamento):
Avaliaria a capacidade de inspirar e motivar a equipe. Treinamento: Ler biografias de líderes inspiradores e praticar a arte de dar feedback motivador.
6- Foco (Arqueria de Objetivos):
Esta modalidade testaria a capacidade do líder de manter o foco em objetivos de longo prazo, mesmo diante de distrações ou adversidades.
Treinamento: Praticar técnicas de gerenciamento de tempo e atenção plena para aprimorar a concentração.
7- Fé (Salto de Confiança):
Mediria a habilidade do líder de manter a fé em sua visão e convicções, mesmo quando não são imediatamente visíveis ou apoiadas por outros.
Treinamento: Desenvolver uma forte base de valores pessoais e praticar a resiliência ao lidar com dúvidas ou críticas.
8- Resiliência (Decatlo de Perseverança):
Testaria a resistência do líder a desafios prolongados, avaliando sua habilidade de recuperar-se de fracassos.
Treinamento: Envolver-se em atividades que desafiem sua tenacidade, como esportes de resistência ou projetos de longo prazo.
Para ganhar a medalha de ouro em liderança, um líder deve viver essas habilidades de maneira holística e contínua, integrando desenvolvimento pessoal com a prática e buscando sempre aprender com as experiências.
A autoreflexão e o feedback de pares e mentores também são essenciais para entender como melhorar continuamente e se adaptar às necessidades de sua equipe e situação.
6- Em termos de inovação, quais tendências você acredita que estão moldando o futuro das startups no Brasil?
O cenário de startups no Brasil está uma loucura e em franca evolução. Com a chegada da exponencialização da IA então. Nem se fala. Mas o foco hoje é em:
a- Digitalização e Tecnologias Emergentes: Tecnologias como inteligência artificial, machine learning, Internet das Coisas (IoT) e blockchain continuam a crescer, dando às startups oportunidades para inovar em diversos setores, como financeiro, saúde e agronegócio.
b- Fintechs e Inclusão Financeira: O Brasil tem um dos mercados de fintechs mais dinâmicos do mundo.
A necessidade de inclusão financeira e a alta taxa de bancarização têm impulsionado inovações em pagamentos digitais, serviços bancários móveis, e fintechs focadas em crédito e seguros, democratizando o acesso a serviços financeiros.
c- Economia Verde e Sustentabilidade: isso inclui desde agritechs que melhoram a eficiência do uso de recursos na agricultura até startups focadas em energias renováveis e economia circular.
d- Edtechs: O setor de educação no Brasil enfrenta muitos desafios, e as edtechs estão emergindo como uma solução para melhorar o acesso e a qualidade da educação.
e- Healthtechs e Telemedicina: Impulsionadas pela pandemia de COVID-19, as startups de saúde estão ganhando terreno com soluções que vão desde a telemedicina até o uso de big data e IA para diagnóstico e gestão de tratamentos.
f- Mobilidade Urbana: Com grandes centros urbanos enfrentando desafios de tráfego e logística, startups que oferecem soluções inovadoras em transporte e entrega rápida estão se destacando.
g- Segurança de Dados: Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), startups que oferecem soluções para proteção de dados e conformidade regulatória estão se tornando cada vez mais importantes.
7 – Você tem sido um empreendedor desde 1999. Como você mantém sua paixão e energia para continuar inovando após tantos anos?
Na realidade, como podem acompanhar no meu livro, “ Sobre Bicicletas e Sucesso”, empreendo desde os 14 anos.
Comecei, por necessidade, vendendo picolés, verduras, artesanatos, jornais e revistas e até trabalhando na construção civil.
Foco, fé e resiliência sempre foram a minha máxima.
Nos primeiros anos fazia por necessidade financeira e percebi que eu era o único responsável pelo meu destino.
Avancei um pouco mais e percebi que, quando eu me acomodava ou focava nos problemas, as coisas não aconteciam. Ficava parecendo aquela Hiena do Desenho animado: “ ó dia, ó céu, ó azar. Reclamar não levava a lugar nenhum
Descobri que a resiliência leva ao sucesso e que o dinheiro era somente o resultado do meu esforço.
Obviamente estou amadurecendo, estou descobrindo a usar minha experiência para vencer obstáculos de forma mais fácil. Se a Água quente já foi inventada, não preciso tentar inventá-la novamente, mas posso usar isso para crescer com humildade, amadurecer, ter experiência para criar, inovar, e muitas vezes trabalhar naquilo que parecia óbvio.
E para inovar, não tem jeito.
Tem que estudar, ler, conhecer o mercado e se enfiar de cabeça na tecnologia. Sou aquele tipo de cara que fala de qualquer coisa hoje em dia. De BlockChain a ESG sem nenhum problema.
8 – Que sinais claros um fundador de startup deve procurar para saber quando é hora de pivotar?
kkkk .Adoro essa palavra. Uso sempre. Como um bom empreendedor TDH estou sempre pivotando. E instigo a todos os que estão à minha volta a fazer isso.
Não dá para se acomodar. Aquela velha frase: “Faço assim, porque sempre foi assim” não funciona mais. O mundo está mudando cada vez mais rápido. Ou mudamos agora ou corremos atrás.
Sabe quantas Startups de IA surgem a cada dia no mundo? Nem arrisco. Milhares.
9- Em que momento a perseverança se transforma em obstinação prejudicial, e como um empreendedor pode discernir isso ao tentar alavancar sua empresa?
Falei aqui: Foco, fé e resiliência. Os motores para qualquer formula de sucesso.MAs realmente precisamos separar isso da teimosia por querer algo inexequível.
Temos que ter humildade e ouvir o que o mercado está dizendo. Se estamos no tempo certo, com a solução certa. Às vezes perdemos o tempo. Às vezes aceleramos no tempo.
Temos que tomar cuidado com a Falta de Flexibilidade, a dificuldade em ouvir e ignorar Feedbacks, está alinhado ou ver que está Desalinhamento com o Mercado e principalmente: perceber a hora de pagar quando o assunto é Comprometimento da Saúde e Relacionamentos.
10- Quais são as principais resistências internas que as empresas enfrentam ao tentar implementar novas ideias, e como superá-las?
A máxima: sempre fiz assim e deu certo. Porque tenho que mudar agora.
O Fundador, no geral, é resistente a mudanças, talvez por excesso de vida e paixão pelo negócio.
É preciso enxergar que a empresa, assim como um filho, cresce, amadurece e precisa tomar novos rumos. Se criamos um filho para o mundo, porque não construir uma empresa para conquistar mercados cada vez maiores?
Precisamos oxigenar a empresa o tempo todo, trazer gente jovem, novas ideias, implementar novos processos e principalmente, ouvir o mercado. Sair para rua e fazer muiiiiito Network
11- Como você vê o papel da liderança na promoção de um ambiente corporativo mais sustentável e ético?
A pergunta já responde. Liderança tem esse poder de ditar o rumo das coisas.
Ética, responsabilidade e contaminação positiva.
Líderes têm o poder e a responsabilidade de moldar as políticas, a cultura e as práticas diárias de suas organizações, impactando não apenas os resultados internos, mas também a sociedade e o meio ambiente de forma mais ampla.
Eles precisam criar política e valores para que as pessoas entendam de verdade e não para simplesmente te colocar um texto na parede.
Cultura e transparência da responsabilidade conectada com sustentabilidade.
e entender que toda a liderança vem do exemplo.
12 – Quais são os maiores erros que os empreendedores iniciantes devem evitar?
Empreender – é por definição uma grande dor. Perde o sono, perde a saúde, perde amigos, perde as horas. Todo resultado só depende unicamente de você.
Erra quem acredita que empreender é simplesmente abandonar o emprego e abrir uma loja que não tem patrão e não tem horários. Quem acredita nisso já erra no início.
entendam o seguinte, empreender é seguir alguns passos:
1- Saber planejar
Muitos empreendedores se lançam em seus negócios com grande entusiasmo, mas sem um plano de negócios detalhado. Isso inclui não ter uma clara estratégia de mercado, objetivos financeiros mal definidos, e falta de previsão para possíveis obstáculos.
2. Ignorar a Pesquisa de Mercado
Não realizar uma pesquisa de mercado aprofundada é um erro crítico. Entender quem são seus clientes, o que eles precisam, quem são seus concorrentes e quais as tendências do setor é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
3. Subestimar a Importância do Capital
Outro erro comum é subestimar a quantidade de dinheiro necessária para iniciar e manter o negócio operacional. Muitos empreendedores falham por não ter capital suficiente para cobrir as operações até que o negócio se torne lucrativo. É crucial ter um plano financeiro sólido e acesso a fontes de financiamento adequadas.Mesmo que seja seu prorio dinheiro e seu próprio suor e lágrimas. Acredite, isso é dinheiro
4. Tentar Fazer Tudo Sozinho
Muitos fundadores tentam fazer tudo sozinhos, desde o desenvolvimento do produto até o marketing e vendas. Isso pode levar ao esgotamento e a erros devido à falta de experiência em certas áreas..
5. Não Definir uma Proposta de Valor Clara – entender dor
Não ter uma proposta de valor clara é um erro significativo. Os clientes precisam entender rapidamente por que devem escolher sua empresa em vez de outra.
6. Falta de Flexibilidade
Empreendedores precisam ser flexíveis e dispostos a adaptar suas estratégias e produtos conforme recebem feedback do mercado. Apego excessivo a uma ideia original sem considerar ajustes necessários pode limitar severamente o potencial de sucesso.
7. Ignorar a Importância da Rede de Contatos
Networking é crucial no mundo dos negócios.
8. Não Estar Preparado para Vendas e Marketing
Independentemente da qualidade do produto ou serviço, sem uma estratégia de marketing e vendas eficaz, é difícil atrair e reter clientes. Muitos empreendedores focam demais no desenvolvimento do produto e negligenciam a importância de uma boa estratégia de marketing.
13 – Como um líder empresarial pode cultivar um ambiente que não apenas aceita a inovação, mas também apoia falhas construtivas como parte do processo de inovação?
O líder conduz pelo exemplo. Ele tem que pôr a mão na massa e mostrar a necessidade da mudança.
Fazer as pessoas verem o que você está vendo, realmente não é fácil.
Existe uma frase que gosto muito:
É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos
O líder precisa mostrar o caminho da travessia.
14- Para uma empresa que luta para manter-se relevante em um mercado em rápida mudança, quais estratégias de disrupção você recomendaria?
Focar na gestão de mudanças. através da Inovação Contínua,na pivotagem dos modelos de negócio, Foco no Cliente, Agilidade Organizacional, Estratégias de Marketing Digital, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Investir em Pesquisa e Desenvolvimento e principalmente Educação e Treinamento constante para sua equipe.
(Continua na parte 2…)
Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!