Palestras de Sucesso Entrevista Cleyton Guruba – Parte 3

21- Uma dor recorrente, especialmente em negócios que estão no início é saber como criar autoridade em vendas. Você como uma referência em vendas no Brasil, o que diria, quais orientações poderia dar para empreendedores que encontram essa dificuldade?

Para vender não é determinante ser autoridade, mas ter proatividade. Um bom processo de vendas não é feito de forma passiva, é feito de forma ativa.

Hoje o mercado divide a demanda que existe, quem faz venda ativa gera a sua própria demanda. Afirmo que qualquer empresa que tiver um processo de vendas bem estruturado, for ativo e diligente no processo, vai ter grande performance em vendas, porque são poucas empresas que entenderam esse jogo.

22-Como você enxerga os conflitos nas equipes? É algo a se combater, evitar, ou, por outro lado, pode ser produtivo? Como o gestor pode administrar essa questão com assertividade? 

Como falei acima, uma equipe na minha visão é um time. Um lugar com pessoas diferentes, atuando de forma diferente, mas em busca de um resultado comum. 

É válido a troca entre os colaboradores, isso faz com que o time cresça. Mas para que essa troca seja boa, é necessário o líder criar essa cultura de maturidade, poucos adultos sabem dar ou receber um feedback, isso mal feito gera um grande problema nas empresas.

Por isso a importância de ter os valores bem definidos, as discursões sempre vão por esse caminho, o líder precisa deixar muito claro os limites do que pode ser feito.

23-Assim como você, acreditamos que pessoas criativas podem fazer diferença. A criatividade dá ao indivíduo, uma capacidade de ir no futuro, entender a visão e voltar para desenvolver algo marcante. Sendo a criatividade uma característica primordial para o sucesso no mundo dos negócios, e sendo você uma referência em profissional criativo, abre o jogo com a gente: o que você faz, quais seus hábitos e estratégias para desenvolver cada vez mais a sua criatividade?

Existem pessoas que já nascem com mais criatividade, outros nem tanto, mas pra mim a criatividade é algo treinável. 

O que me ajuda a ter criatividade é ser curioso, deixar eu dar um exemplo prático:

Eu coloco uma meta de algo que quero construir, daí começo um processo de perguntas sobre essa meta.

Daí começa a surgir ideias que a princípio não faz sentido, mas não descarto e coloco no papel, depois olho para o mercado se alguém já faz algo parecido, se existe demanda para isso que eu criei.

Pra mim a criatividade vem da curiosidade, quantos mais você for curioso em descobrir algo você vai criar soluções para isso, seja algo realmente novo ou que alguém já faz e você vai dar o seu tempero.

24-Como você vê a relação entre o desenvolvimento emocional e motivacional com a performance e produtividade no ambiente de trabalho? Quais são as estratégias que podemos utilizar para  estimular esses aspectos nos treinamentos?

Motivação = motivo para ação (para que possa motivar mais o meu funcionário, eu preciso entender e perguntar a ela o que o motiva, entendendo isso vou criar formas de motivá-lo).

Para trabalhar a gestão emocional é necessário está perto das pessoas, fazer feedbacks constantes, mostrar caminhos que eles não enxergam, e principalmente validar quando eles acertam. Muitos profissionais querem o reconhecimento, mas com a vida tão acelerada poucos líderes se atentam a isso, buscam fazer isso pelos seus liderados.

É necessário criar essa cultura na empresa de desenvolver as pessoas.

25- À medida que a inteligência artificial e a automação ganham espaço nas empresas, como incentivar as pessoas a desenvolverem as chamadas “habilidades humanas”, também conhecidas como soft skills?

Com o mundo a cada dia indo para automação e IA, as pessoas estão sentindo falta do atendimento mais humanizado. Para mostrar ao time de vendas isso de forma clara, é treinando, mostrando a diferença de um atendimento automatizado x humanizado, isso tem que ser mostrado na prática e com muito treino.

 

26-O empreendedorismo na prática requer uma combinação de habilidades e ações concretas. Quais são os passos fundamentais que você recomenda para aqueles que desejam iniciar um negócio e torná-lo bem-sucedido?

No início dominar vendas! Vendas é o coração de qualquer pequena empresa, sem vender ela terá uma vida curta. Entendendo isso é necessário construir processos, nenhuma empresa pode ser refém de um talento, e sim de processos que funcionem. A medida que a empresa vai crescendo o empreendedor precisa ter a capacidade de formar novas lideranças, nenhuma empresa cresce sem pessoas. Não só a capacidade de formar pessoas, mas de trazer as pessoas certas para colocar nos lugares certos no momento do crescimento.

Tudo isso se faz com conhecimento, por mais que a prática traga muita expertise, se tiver o conhecimento certo + direcionamento de um mentor que já passou pela jornada, o caminho se torna mais rápido e com menos erros.

27- Estabelecer metas é crucial para o sucesso pessoal e profissional. Como definir metas desafiadoras, porém realistas, e superá-las de maneira eficaz?

É determinante! Metas é a visão, é o lugar onde eu quero chegar. Sempre que defino metas, eu me pergunto 5 vezes o porquê eu quero essa meta, para chegar na causa raiz dela. Se a meta não for de fato importante na minha vida como um todo, no momento que tiver os desafios será muito difícil eu continuar. A meta além de ter um porquê precisa ter um por quem, é necessário eu ter claro o impacto dessa meta na minha vida e na vida das pessoas que serão beneficiados por ela ou prejudicadas caso não seja atingido.

E sempre que construo metas eu compartilho ela com um guardião, uma pessoa que eu confio mas que vou dar autonomia dela me cobrar o andamento, a execução do plano. Acredito muito que todo ser humano quando é cobrado ele faz mais.

28- Qual é a definição de sucesso para você e  que você acredita que é necessário para alcançá-lo?

Sucesso pra mim: trabalhar com o que amo, ser bem remunerado ao ponto de ficar rico, ter uma família linda e que me enxergue como a maior referência e construir um legado (não quero passar na vida como mais um, quero ser um cara que será lembrado e vai ficar na história, eu durmo e acordo pensando nisso)

29- Para encerrar, quais são os principais conselhos que você daria para os profissionais de vendas que desejam alcançar uma alta performance e se destacar em suas carreiras? Obrigado pela atenção e por compartilhar seus ensinamentos!

Estudem, peçam ajuda, a carreira de vendedor pode te dar coisas que nem nos seus maiores sonhos seria possível. 

Tenha mentores do seu lado, pessoas que já chegaram onde você quer chegar.

Ouvi uma frase de Thiago Concer que falava assim: “me mostre um vendedor que estou tanto quanto um médico, que eu te mostro um milionário”.

É isso que eu acredito, vendas = liberdade!

Cleyton Guruba

O palestrante e mentor que lidera empresários para construírem empresas lucrativas.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos