Palestras de Sucesso Entrevista Benito Costta

1- Palestrante Benito Costta, é uma honra recebê-lo em nosso cast e um grande prazer e alegria poder trocar algumas ideias contigo sobre assuntos tão relevantes no mundo dos negócios, dos quais sabemos, você tem muito para compartilhar conosco e com os leitores. Obrigado pela sua atenção. Sendo você um profissional especialista em transformar resultados de vendedores e de empresas, conta pra gente: quais são os 3 pilares principais das vendas e como um líder de vendas pode desenvolvê-los em uma equipe? 

O primeiro passo para conquistar o sucesso é ter um tipo de cliente definido, o famoso cliente ideal.

Segundo passo é utilizar um crm para ajudar na gestão e  etapas da vendas. Basicamente, o sistema de CRM serve para automatizar processos, registrar o histórico de interações com os clientes.

Terceiro passo, planejamento: para fazer um planejamento de vendas eficiente, deve-se estabelecer objetivos e metas, escolher quais estratégias usar e criar um plano de ação, com prazos determinados.

Como um líder deve aplicar ? É preciso investir em treinamento de equipe e desenvolvimento do time, o treinamento abre as portas do dinheiro da sua empresa.

2- O que é preciso, na sua visão, para despertar o melhor de cada profissional em uma organização?

Liderar pelo exemplo, ter visão de dono, ser inovador  e autorresponsabilidade. Colaborar “significa trabalhar juntos”. 

3-  Quais são as 3 chaves para ativar as vendas e como utilizá-las?

  1. Entender a dor do cliente: pare de vender coisas que o seu cliente não quer comprar;
  2. Reciprocidade: gere valor e seu cliente retribuirá;
  3. Venda consultiva: mude sua lógica! Em vez de empurrar o produto goela abaixo, experimente entender as necessidades dele e procure ajudá-lo.

4- Alcançar a maestria em Liderança   é possível?  Quais estratégias um Líder deve adotar para ser bem-sucedido neste sentido? 

O CHÁ das competências: Conhecimento, habilidade e atitude, são as 3 palavrinhas mágicas para alcançar a maestria. 

Dica de ouro: todo líder deve conhecer os segredos dos seus liderados, e como conseguir isso: acessar verdadeiramente o coração de cada liderado, ouvir na essência para entender o que de fato tem por trás dos bastidores de cada colaborador.

5- Você diz que a  palavra estabilidade em vendas é só uma historinha que contamos para nos enganar. É possível se manter sempre em crescimento ou isso se trata de uma utopia? Como um vendedor deve lidar com momentos de queda nas vendas para reverter rapidamente o quadro e voltar a expandir?

Um vendedor que fica com as vendas estabilizadas,  já está perdendo. Quantas coisas eu consumo em meu dia a dia que hoje custa um valor e amanhã já é outro? O próprio carro que usa para trabalhar é um exemplo disso. Você sempre tem que estar em constante atualização e crescimento, inovando os produtos e forma de fazer cada venda. E, Como eu mesmo falo “toda crise dá sinais”, tirar a venda dos olhos e enxergar as oportunidades, pode ser uma saída antes de deixar a crise chegar.

6- Quando falamos em trabalho em equipe, sabemos que a motivação é um fator extremamente relevante para resultados mais eficazes. Compartilhe conosco algumas estratégias de remuneração que motivam os vendedores de verdade.

Comissão por desempenho, por venda de mix, por positivação, por bater a meta em 125%, 150%, 175% e 200%, são as mais usadas em minha empresa, posso afirmar, funciona !!!

7- Afinal, é mesmo possível adotar o sistema de meritocracia em vendas na empresa? Quais as melhores formas de lançar mão deste sistema? 

Estimular a motivação da força de vendas é uma estratégia fundamental nas empresas. E, para atingir esse objetivo, é possível contar com a meritocracia como aliada.  Agora, assim como em qualquer outra estratégia a ser implementada, a meritocracia também tem suas desvantagens. Caso o sistema não seja desenvolvido de forma eficiente ou as equipes não tenham as informações claras, pode haver problemas entre times e colaboradores, como a competição negativa e o individualismo.

8- Muitas vezes, as oportunidades estão bem à nossa frente, contudo, não enxergamos. Como especialista em identificar chances e oportunidades nos negócios e nas vendas, explica pra gente, Benito Costta: como tirar a “venda” dos olhos e enxergar onde está a oportunidade? 

95% dos gestores e CEOs passam a maior parte do tempo fazendo coisas que não geram resultados. 92% dos gestores e CEOs investem menos de 5% do seu tempo treinando suas equipes.

9- Quais as 5 principais lições que podemos tirar da Disney em relação à cultura organizacional?

  1. Como a Disney empodera seus funcionários.
  2. Atenção nos detalhes.
  3. Como criar momentos mágicos para os clientes
  4. Ser um bom líder não é mais suficiente
  5. Encantar seus clientes é uma questão de cultura, liderança e paciência

10-  Uma dor recorrente, especialmente em negócios que estão no início é saber como criar autoridade em vendas. Você como uma referência em vendas no Brasil, o que diria, quais orientações poderia dar para empreendedores que encontram essa dificuldade?

Estudar muito o mercado, investir em planejamento, conhecer os plays e fazer muitooooo network.

11- Uma frase sua muito interessante é: “Nas vendas ou na vida tem coisas que não se negocia.” O que para você, Benito, é inegociável nas vendas e na vida? 

Planejamento, acompanhamento de metas e métricas para medir resultados. Na vida foco e disciplina 

12- Resuma em uma frase, as principais lições de cada um dos seus livros:

  • Vendas – A chave de tudo:  saber persuadir é uma arte dominada por poucos.
  • Coaching e liderança : a zona de conforto é uma delícia, mas nada acontece lá.
  • Do zero ao topo: o ponto de partida que mudará a sua vida.
  • Marketing e Vendas na Nova Economia: o jogo se ganha no processo.

13-Qual o impacto de um treinamento de Team Building no engajamento dos colaboradores? E como isso pode refletir no resultado das vendas? 

Um estudo realizado pela Kenexa Research Institute descobriu que empresas que contam com um quadro de funcionários altamente engajados com suas funções e com os colegas registraram um faturamento anual duas vezes maior do que o das companhias que não investiram em team building.

14- Como você enxerga os conflitos nas equipes? É algo a se combater, evitar, ou, por outro lado, pode ser produtivo? Como o gestor pode administrar essa questão com assertividade? 

Desenvolver bons recursos para trocar informações na empresa é fundamental para uma boa gestão de conflitos. Invista nas reuniões, canais para transmissão de dados e recursos tecnológicos. Dessa forma, você consegue evitar divergências e resolver os problemas que surgem com mais facilidade.

15- Falando sobre liderança, vemos muitos profissionais frisarem de maneira até excessiva, a necessidade do líder se posicionar, deixando um pouco de lado aquela que provavelmente seja a maior habilidade de um líder assertivo: influenciar. Na sua visão, qual é o principal papel de um líder e como ele quais habilidades ele deve dominar e aprimorar para exercer essa função com excelência? 

  1. Comunicação;
  2. Motivação;
  3. Delegação;
  4. Positividade;
  5. Confiabilidade;
  6. Criatividade;
  7. Feedback;
  8. Responsabilidade;
  9. Comprometimento;
  10. Flexibilidade.

16- Assim como você, acreditamos que pessoas criativas podem fazer diferença. A criatividade dá ao indivíduo, uma capacidade de ir no futuro, entender a visão e voltar para desenvolver algo marcante. Sendo a criatividade uma característica primordial para o sucesso no mundo dos negócios, e sendo você uma referência em profissional criativo, abre o jogo com a gente: o que você faz, quais seus hábitos e estratégias para desenvolver cada vez mais a sua criatividade?

  1. Investir em cursos e treinamentos;
  2. Conhecer pessoas diferentes;
  3. Ler livros sobre temáticas diversificadas;
  4. Visitar exposição de diversas áreas;
  5. Viajar para oxigenar a mente.

Benito Costta

Como ter uma Empresa Eficiente no processo de vendas. O palestrante que ajuda vendedores e gestores a aprender os principais Conceitos, Práticas e Ferramentas de Vendas para aplicar de forma imediata.

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