10- Você diferencia entre ser gestor e ser líder. Quais características distinguem um líder eficaz de um mero gestor?
R: Existem diferenças importantes entre ser líder e ser gestor.
Ser gestor significa gerir de forma eficaz os recursos da empresa, ou de um projeto, inclusive a equipe.
Ser líder está mais relacionado a uma capacidade de influenciar, inspirar, envolver o time, criar uma atmosfera positiva que contribui para as pessoas se sentirem motivadas para fazer o que devem fazer. As pessoas têm vontade de trabalhar com o LÍDER.
Comportamentos de gestão são importantes pois estão relacionados a gerir recursos, definir e acompanhar indicadores de performance, entre outras responsabilidades.
Todos os gestores deveriam ser líderes, mas nem todos os líderes precisam ser gestores. A liderança é muito mais comportamental do que um cargo, portanto um membro de um time pode ser um grande líder dentro do grupo.
O líder demonstra empatia, costuma ter boa comunicação e uma visão de futuro, além de respeitar as pessoas. Nas empresas, grandes líderes têm a habilidade de conectar esses comportamentos com a cultura organizacional.
Quando falta comportamento de liderança gasta-se muito tempo resolvendo problemas e aparando incêndio, mas pouco tempo pensando no que deve ser feito para não pegar fogo.
Um bom líder trabalha para ser desnecessário, e sempre que isso acontecer, jamais será inútil. Isso significa que o trabalho flui da forma como deve, mesmo quando o líder não está fisicamente presente.
11- Para os profissionais que estão se preparando para assumir posições de liderança, quais habilidades e competências são essenciais desenvolver?
R: Os profissionais que estão se preparando para liderança de pessoas, devem ter algumas premissas:
- Não bastará você ser o melhor, mas sim assegurar que cada um dos seus liderados sejam os melhores
- Não bastará você saber, mas tem que assegurar que a sua equipe saiba fazer tudo que precisa
- Não queira que as pessoas simplesmente façam o que você acha que deve ser feito, mas sim que elas QUEIRAM FAZER. Isso muda tudo, pois significa que elas acreditam que o que você acha que deve ser feito, realmente é o que tem que ser feito. Aí você dará os primeiros passos para ser desnecessário.
Alguns comportamentos para são importantes para liderança:
– Humildade: cuide do seu ego. Não significa ser submisso, mas sim respeitar os outros.
– Empatia: ser humano é ser diferente, portanto respeite as diferenças e adeque o seu estilo para potencializar as relações interpessoais.
E não espere para aprender sobre ferramentas básicas de liderança que contribuirão para você aplicar com os seus liderados, entre elas:
– Feedback: para reconhecer e desenvolver as pessoas
– Coaching: para estimular atitude positiva do seu time
– Liderança situacional: para você saber quem você precisa pegar na mão e para que, quem precisa treinamento e do que, quem precisará do seu apoio e para quem você pode delegar algo.
Esteja muito bem preparado pois quando surgir uma oportunidade, você provavelmente disputará a posição com outras pessoas que estarão empenhadas para ocupar a mesma posição.
12- Quais estratégias você sugere para que líderes gerenciem seu próprio ego e evitem o abuso de poder?
R: Ter a consciência que você não é o todo, mas sim uma parte do todo.
Você não nasceu LÍDER de pessoas. VOCÊ ESTÁ numa posição de gestão ou liderança.
Ninguém é tão grande que não tenha nada para aprender, nem tão pequeno que não tenha nada para ensinar.
Cada pessoa tem as suas limitações e suas virtudes. Basta você olhar para cada pessoa procurando o que ela tem de melhor, pois ali você encontrará oportunidades de reconhecer o outro.
Para evitar abuso de poder, entenda qual é a sua autonomia, quais são os princípios que você deve seguir, quais são os indicadores de performance da empresa e da sua área, e combine com a equipe a forma de medir o sucesso.
Converse com a equipe para saber em quais aspectos a forma de liderança está contribuindo para:
– Gerar resultados
– Manter um clima saudável na equipe
– Contribuir para o desenvolvimento do time
Assim você terá a oportunidade de definir estratégias de desenvolvimento para ser um líder cada vez melhor.
13- Profissionais da saúde frequentemente enfrentam desafios ao gerenciar seus negócios. Que orientações você oferece para ajudá-los a desenvolver habilidades de gestão eficazes?
R: Muitos profissionais da saúde tornam-se empresários em função das estruturas que criam para oferecer atendimento de qualidade.
Durante os anos em que trabalhei por na indústria farmacêutica, eu tive a oportunidade de acompanhar os desafios de profissionais da saúde de diferentes especialidades em todas as regiões do Brasil, e por quatro anos fui professor convidado numa disciplina de gestão em saúde numa faculdade de medicina.
Com essas vivências fui desenvolvendo alguns programas para contribuir com esses profissionais para terem mais consciência relacionada a gestão.
Tenho três tipos de programa para esse público que são:
– Palestras: “alguns fatores que impactam na satisfação do paciente e qualidade do atendimento”, “entender a jornada do paciente para melhor atender” e “as etapas para a excelência na interação com o paciente”
– Workshop para os funcionários: “uma equipe de alta performance para maior satisfação do paciente” e “o tratado para a excelência no atendimento”
– Mentoria: “Doctor 3 dimensões: gestão do negócio, gestão da equipe e gestão do paciente”
Esses são alguns dos programas que oferecemos além de cursos on-line com temas que podem atender as necessidades desse público.
14- Como a gestão eficaz e o atendimento de qualidade contribuem para a fidelização de pacientes em clínicas e consultórios?
R: O profissional da saúde faz alto investimento de tempo e financeiro para a sua formação e especialização. Depois continua investindo para se atualizar participando de congressos nacionais e internacionais, e quando pergunto qual foi o último treinamento que pagou para a equipe, muitos repondem que nunca pagaram um treinamento.
Porém em muitas instituições os pacientes passam mais tempo em contato com membros da equipe ou na sala de espera do que com o profissional da saúde.
Se essa equipe não estiver bem preparada, pode não proporcionar uma boa experiência que impacta na satisfação do paciente.
Uma equipe bem preparada, além de impactar na satisfação, quando existe uma estratégia na instituição de saúde, vai fazer ações para que o paciente retorne com o período que deve, e dessa forma tem chances de ter o melhor resultado possível com o tratamento realizado.
Muitos profissionais da saúde medem o sucesso através da agenda preenchida para os meses seguintes. Isso é um bom parâmetro para o sucesso do profissional da saúde.
Mas a outra pergunta é: será que os pacientes que deveriam voltar a cada 3 meses, 6 meses ou 1 ano estão agendados?
Com esse outro indicador, além de ter certeza do sucesso do profissional da saúde, também podem avaliar o sucesso do paciente, que tem mais chances de ter o cuidado adequado da sua saúde e prevenir a evolução das doenças.
Esse é um exemplo de como que a equipe e uma boa gestão podem contribuir para a fidelização do paciente e sucesso do tratamento.
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