A comunicação na empresa, independentemente do tamanho que ela tenha, é essencial para o sucesso e o crescimento da organização. Diferente da comunicação cotidiana, quando pensamos a comunicação na esfera corporativa, ela deve ser orientada a objetivos.
O mesmo vale quando essa comunicação está direcionada ao marketing do negócio. Diante de tanta importância, o que o gestor deve levar em conta, para que essa comunicação seja assertiva e quais estratégias investir? Nosso palestrante de destaque, Marcos Clementino, nos revela a seguir.
Otimizar a comunicação na empresa: boa parte das organizações cometem um “pecado”praticamente imperdoável
É comum que quando se trata de comunicação na empresa, aconteçam ruídos, especialmente em relação à linguagem.
Um exemplo é o uso constante de uma linguagem muito rebuscada. Ela pode e deve ser evitada, independentemente de quem seja o receptor. Afinal, é de comum acordo que ao pensarmos em comunicação assertiva, a mensagem precisa ser simples, direta , clara e especialmente honesta.
Porém, há um outro fator que costumo chamar de o maior pecado capital das empresas. Sabe qual é?
Exatamente a ausência de comunicação, o que, por sua vez, gera caos, desconfiança e resultado no nascimento da famosa rádio peão.
Honestidade e autoavaliação é fundamental
Já que falei sobre “pecado”, vou citar um exemplo da Igreja Católica. Sabe por qual motivo ela perdeu em credibilidade, fiéis e de certa forma, acabou por contribuir para o surgimento de instituições protestantes?
Eles se negavam a falar sobre as próprias feridas, em especial, os casos de pedofilia.
Mas, o que isso tem a ver com o mundo corporativo? Se observarmos bem, tudo! Afinal, o que dizer de empresas que se esforçam para “camuflar”casos de assédio moral, racismo, homofobia, corrupção, demissão, etc?
Esse negacionismo corporativo, quando detectado, vai minando a credibilidade da organização, tanto com os clientes quanto com os próprios colaboradores.
Ao meu ver, tanto em ações de comunicação de marketing, quanto empresarial corporativa, interna, o caminho, a conduta para otimizar a comunicação é a verdade e transparência, no sentido de sempre proporcionar um ambiente integrador aos colaboradores e uma excelente experiência aos clientes.
E você, concorda comigo ou discorda? Deixe nos comentários. Nos vemos em minhas palestras, até lá!
Quero uma palestra do Marcos Clementino em minha empresa!