Otimizar a comunicação na empresa: quais estratégias a empresa deve adotar? – Por Marcos Clementino

A comunicação na empresa, independentemente do tamanho que ela tenha, é essencial para o sucesso e o crescimento da organização. Diferente da comunicação cotidiana, quando pensamos a comunicação na esfera corporativa, ela deve ser orientada a objetivos. 

O mesmo vale quando essa comunicação está direcionada ao marketing do negócio. Diante de tanta importância, o que o gestor deve levar em conta, para que essa comunicação seja assertiva e quais estratégias investir? Nosso palestrante de destaque, Marcos Clementino, nos revela a seguir. 

Otimizar a comunicação na empresa: boa parte das organizações cometem um “pecado”praticamente imperdoável 

É comum que quando se trata de comunicação na empresa, aconteçam ruídos, especialmente em relação à linguagem.

Um exemplo é o uso constante de uma linguagem muito rebuscada. Ela pode e deve ser evitada, independentemente de quem seja o receptor. Afinal, é de comum acordo que ao pensarmos em comunicação assertiva, a mensagem precisa ser simples, direta , clara e especialmente honesta. 

Porém, há um outro fator que costumo chamar de o maior pecado capital das empresas. Sabe qual é?

Exatamente a ausência de comunicação, o que, por sua vez, gera caos, desconfiança e resultado no nascimento da famosa rádio peão.

Honestidade e autoavaliação é fundamental

Já que falei sobre “pecado”, vou citar um exemplo da Igreja Católica. Sabe por qual motivo ela perdeu em credibilidade, fiéis e de certa forma, acabou por contribuir para o surgimento de instituições protestantes?

Eles se negavam a falar sobre as próprias feridas, em especial, os casos de pedofilia. 

Mas, o que isso tem a ver com o mundo corporativo? Se observarmos bem, tudo! Afinal, o que dizer de empresas que se esforçam para “camuflar”casos de assédio moral, racismo, homofobia, corrupção, demissão, etc? 

Esse negacionismo corporativo, quando detectado, vai minando a credibilidade da organização, tanto com os clientes quanto com os próprios colaboradores. 

Ao meu ver, tanto em ações de comunicação de marketing, quanto empresarial corporativa, interna, o caminho, a conduta para otimizar a comunicação é a verdade e transparência, no sentido de sempre proporcionar um ambiente integrador aos colaboradores e uma excelente experiência aos clientes.   

E você, concorda comigo ou discorda? Deixe nos comentários. Nos vemos em minhas palestras, até lá! 

Quero uma palestra do Marcos Clementino em minha empresa!

Marcos Clementino

O palestrante que toca diretamente no coração e na alma das pessoas

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos