O empreendedorismo feminino é uma realidade. Da busca de uma renda extra até evoluir e crescer com o negócio, formalizando-o como empresa, muitos são os desafios que o empreendedorismo feminino tem que lidar, assim como acontece com as mulheres em postos de liderança.
Quais são as principais dificuldades e como lidar com elas? Ninguém melhor que a palestrante internacional e autoridade em finanças, Alexia Waagmeester para nos falar, a seguir!
Empreendedorismo feminino e mulheres na liderança: mais lucros
Se observarmos importantes e renomados estudos, caso do Relatório “Women in Business and Management: The business case for change” de 2019 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), veremos que a diversidade no trabalho gera mais lucros.
Diante da minha experiência pessoal, bem como de outras mulheres que acompanhei de perto o desenvolvimento, seja em mentorias, cursos ou palestras, posso afirmar que as vejo como multiplicadoras.
Multiplicadoras sim, mas os desafios também são maiores
As mulheres em geral tem como característica, não somente multiplicar, como também compartilhar, dividir. Exatamente por isso, alcançamos mais pessoas, e crescemos.
Por outro lado, são inúmeros os desafios a encarar. Por exemplo, ter acesso a financiamentos. Tal fato dificulta os investimentos no nosso negócio, o que por sua vez, também impede o crescimento e a expansão das empresas.
Sem contar as barreiras, tanto na esfera cultural quanto em relação à desigualdade de gênero, muitas vezes levando à descrença da capacidade da empreendedora, e à falta de apoio para seus negócios.
“Não podemos esquecer os malabarismos, que precisamos fazer para manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Muitas empreendedoras enfrentam desafios ao equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais, especialmente quando precisam cuidar de filhos ou outros entes queridos.” Alexia Waagmeester
Dicas para lidar melhor com os desafios do empreendedorismo feminino
Dentre algumas dicas importantes para você colocar em prática, destaco as seguintes:
- Para você vencer os obstáculos de empreender sendo mulher, sempre invista em sua capacitação e atualização constantes. O mercado é dinâmico e exige novas habilidades e conhecimentos. Aposte na sua formação e no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Você pode inclusive contar com minhas palestras e treinamentos, onde trago toda a bagagem adquirida em ajudar mulheres a alcançarem seus objetivos financeiros e empresariais com dicas práticas e estratégias assertivas;
- Crie uma rede de apoio e parcerias. Empreender sozinha pode ser algo muito difícil e solitário. Portanto, procure ter ao seu lado pessoas que te apoiem, te incentivem e te ajudem a crescer. Conecte-se com outras mulheres empreendedoras, participe de eventos, cursos e comunidades voltadas para o empreendedorismo feminino;
- Nunca deixe de cuidar da sua saúde física e mental. Empreender vai exigir um esforço muitas vezes descomunal, e muita resiliência. Mas isso não significa que você deva se descuidar da sua saúde física e mental. Pelo contrário: é preciso, na medida do possível, ter um certo equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
Você é uma mulher empreendedora? Siga firme e se precisar de ajuda, minha mão está aqui! Conhece alguma mulher de negócios? Compartilhe o post de hoje com ela, faça sua parte. Um abraço e até breve!


