O que te revelo a seguir vai te ajudar a melhorar a produtividade da equipe – Por Leonardo Steil

Melhorar a produtividade da equipe, bem como a produtividade pessoal é algo que exige ferramentas e estratégias adequadas. Além disso, a qualidade de vida ocupa lugar de destaque quando pensamos em produtividade, como bem mostra uma pesquisa recente, feita pela Universidade da Califórnia. Conforme matéria publicada pelo jornal Estado de Minas:

“ Um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros”.

Um dos grandes especialistas no tema produtividade, nosso palestrante Leonardo Steil, nos traz em seu artigo de hoje, poderosos insights sobre produtividade que você pode começar a aplicar hoje mesmo em sua empresa. Acompanhe a seguir!

Algumas estratégias e ferramentas mais indicadas para melhorar a produtividade do time

É até lugar comum afirmar a importância de seguir uma metodologia de alguma referência, um especialista que já ajudou demais pessoas no quesito produtividade, certo?

Contudo, é preciso antes de mais nada, ficarmos atentos. Isso pelo fato de às vezes,  pegarmos “receitas” de um especialista, dicas de outro, “segredos” de mais um, e no fim, criamos uma espécie de Frankenstein. E, como diz popularmente, “dá ruim”.

Portanto, a primeira coisa que acredito ser relevante, quando pensamos em melhorar a produtividade da equipe, é ter um mindset claro sobre o que é ser produtivo, que é diferente de se ocupar. 

A diferença de se ocupar e de produzir  

“Ocupar não é produzir, produzir é ter resultado para aquilo que quer, se não está só se ocupando, então é preciso  colocar uma meta além da individual, pois assim a equipe se compromete  com a meta da empresa.” – Leonardo Steil

Além desse mindset do que é de fato, produzir, é importante que  o gestor ou líder dissemine no time, a ideia de como lidar de maneira assertiva com as tarefas.

É primordial saber diferenciá-las e classificá-las.

Temos dois tipos de tarefas:

  • Tarefas de produção: que se dividem em importantes e urgentes, sendo que as importantes levam na direção dos objetivos, e as  urgentes as que já foram importantes um dia. 
  • Tarefas de ocupação: dividem-se  entre necessárias e desnecessárias,sendo que as necessárias são as tarefas que você não gosta de fazer, mas tem que fazer. Essas o líder/gestor precisa aprender a delegar. Já as desnecessárias podemos descartar, são as tarefas que promovem horas desperdiçadas.

Dica bônus sobre produtividade pessoal

Essa aqui vem diretamente do meu Instagram:

Você já deve ter vivido diversas situações que levaram você a pensar que precisava ser mais produtivo. Mas afinal, você sabe de fato qual a importância de incluir a produtividade na sua vida?

  1. Para pensar nas metas e sonhos, e escolher melhor as prioridades;
  2. Para não deixar para depois as tarefas que está adiando;
  3. Para construir uma rotina que vai me levar para equilíbrio e paz.

Me conta nos comentários quais são as suas maiores dificuldades para ser mais produtivo. Aproveite e conheça minhas palestras, certamente elas irão agregar valor ao seu negócio e ajudar na produtividade do seu time. 

Quero uma palestra do Leonardo Steil em minha empresa agora!

Leonardo Steil

Autoridade em Produtividade e  Inteligência Emocional.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos