Seja para trazer mais visibilidade ou se comunicar com seus consumidores, o papel das mídias sociais em uma empresa é inegável.
Em geral, as mídias sociais exercem 3 papéis importantes em uma organização, sendo o terceiro a chave para o sucesso de qualquer estratégia empresarial.
Neste artigo, vamos explorar estas possibilidades de abordagens. Siga a leitura para conhecê-las!
O papel das mídias sociais em um negócio
Hoje em dia, é muito difícil encontrar alguém sem um smartphone na mão ou que não esteja conectado ao Instagram, Facebook ou Twitter para acompanhar suas marcas favoritas.
Esse cenário é confirmado por um relatório da We Are Social, que revelou que nós, brasileiros, gastamos cerca de 5 horas e 28 minutos do nosso tempo conectado à internet em nossos celulares.
De que forma uma empresa hoje deve olhar as mídias sociais? – Por Juliano Kimura
Quando o assunto é, especificamente, redes sociais, o Brasil é o país que ocupa o segundo lugar no ranking mundial, com um total de 3 horas e 46 minutos dedicados a estas mídias.
Ou seja, se lá é onde estão os atuais e futuros clientes do seu negócio, então é onde sua organização também deveria estar.
Em síntese, as mídias sociais desempenham três papéis importantes em qualquer empresa:
Neste papel, a empresa tem como objetivo apenas garantir sua presença, permitindo que os clientes pesquisem e observem suas soluções, não se preocupando em criar nenhum relacionamento.
Aqui os resultados de alcance e engajamento das publicações são fatores que as empresas prestam bastante atenção, mas não consideram ou se importam com as reclamações de seus clientes.
-
Meio de comunicação e engajamento
Já neste terceiro papel, as métricas geradas são encaminhadas para todos os departamentos da empresa para análise, a fim de encontrar pontos de melhoria.
Nestas três estratégias empresariais, utilizar as mídias sociais no terceiro papel é a opção ideal.
Porém, o que acontece é que muitos empreendedores e empresários ficam esperando por uma “fórmula mágica” para o sucesso milionário, algo que não existe.
É possível usar as metodologias de empresas memoráveis como referência, mas segui-las ao pé da letra é algo que pode não dar o retorno esperado.
Logo, é importante que você veja a presença do seu negócio nas mídias sociais como um termômetro de análise sentimental e das métricas, avaliando estas informações e o mercado atual para conseguir identificar qual é a solução certa para a sua empresa.
Quero uma palestra de Juliano Kimura em minha empresa ou evento
Quer entender mais sobre o papel das mídias sociais para tornar sua empresa diferenciada da concorrência? Então conheça, agora mesmo, as palestras de Juliano Kimura, o mestre das redes sociais e o eleito, duas vezes, melhor profissional da área!
Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!