Estudo Mapeia Impactos Econômicos do Setor de Eventos

Pesquisa de abrangência nacional mostra como as atividades de cultura e entretenimento influenciam positivamente áreas como aviação civil, hotelaria e seguros. Leia sobre isso e outros destaques agora na Newsletter Sucesso, sua fonte semanal de informação sobre o mundo dos eventos e negócios:

ESTUDO MAPEIA IMPACTOS ECONÔMICOS DO SETOR DE EVENTOS

O Programa de Estudos Sócio-Organizacionais do Setor de Eventos (PESO), uma iniciativa do Sebrae Nacional e da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE, aponta quais são os impactos econômicos do segmento de eventos de cultura e entretenimento no país.

O estudo, que apresenta um diagnóstico socioeconômico, uma análise de cenários e faz um mapeamento de oportunidades para as empresas da área, foi realizado entre os dias 15 de março e 29 de abril e teve como amostragem inicial os associados da entidade, que reúne atualmente mais de 700 empresas em todos os estados. 

O perfil dos entrevistados foi de microempresas (42.1%), empresas de pequeno porte (24.8%), empresas de médio porte (24.0%), microempreendedor Individual (5.8%) e empresas de grande porte (3.3%). A pesquisa possui bases científicas e 90% de confiabilidade.

“Além de dar visibilidade ao segmento, mostrando o quanto impacta positivamente a economia em várias áreas como aviação civil, hotelaria e seguros, o estudo fornece informações estratégicas para futuras ações de negócios”, frisa o empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da ABRAPE.

De acordo com os resultados parciais do PESO,  56% das empresas do setor já voltaram a atuar normalmente após o longo de período de paralisações e restrições impostas pela pandemia de coronavírus (Covid-19), enquanto que 36% retomaram as atividades parcialmente e 8% ainda sofrem com as consequências da crise. Aponta, ainda, que cerca de 45% captaram empréstimos no período, totalizando R$ 25,6 milhões.

Veja mais informações no site da ABRAPE.

CARREFOUR VIRA O MAIOR EMPREGADOR PRIVADO DO PAÍS

A rede de supermercados Carrefour Brasil concluiu a aquisição do Grupo BIG, numa transação estimada em R$ 7 bilhões. 

A aquisição vai permitir à empresa compradora “se consolidar como líder indiscutível do setor, (…) fazendo parte do grupo das dez maiores empresas do Brasil”, informou o grupo Carrefour por meio de um comunicado. A operação havia sido anunciada em 2021, meses após o fracasso da fusão do Carrefour com o grupo canadense Couche-Tard. 

O presidente executivo do Carrefour, Alexandre Bompard, detalhou que, com a transação, o Carrefour passa a ter “mais de um quarto do mercado nacional”, estará presente em todos os estados do país e vai se fortalecer em mercados onde antes era bastante ausente. O grupo, que terá mais de 1.000 lojas, passará a empregar 150.000 pessoas no Brasil, tornando-se, com a transação, o maior empregador privado do país.

As lojas do Grupo BIG, que pertencia à Advent International e à rede americana Walmart,  devem ser reformadas e adotarão a fachada do Carrefour.

As informações são do portal MSN.

REINO UNIDO TESTA SEMANA DE TRABALHO DE QUATRO DIAS

A partir desta semana, mais de 3 mil trabalhadores do Reino Unido começaram a ter um dia extra de folga na semana. O benefício se estende a funcionários de escritórios e também de empresas de varejo. A iniciativa envolve 70 empresas e faz parte de um experimento que quer testar a viabilidade de uma semana de trabalho de quatro dias.

O programa é organizado pelas organizações sem fins lucrativos 4 Day Week Global e 4 Day Week UK Campaign, e tem como base a regra 100 – 80 – 100 (os funcionários trabalharão 80% do tempo e receberão 100% de seus salários, entregando 100% de produtividade).

A ideia é testar o projeto ao longo de seis meses. Durante esse período, pesquisadores vão medir como a semana de trabalho reduzida impactou nos resultados das empresas participantes, na satisfação dos funcionários, no meio ambiente e na igualdade de gênero nas organizações.

Além de promover mais qualidade de vida, a ideia é tornar as empresas mais atraentes para profissionais qualificados. “O que é mais empolgante no piloto é que temos uma ampla gama de setores da economia, desde hospitalidade, varejo, telecomunicações, marketing e muito mais”, disse Joe Ryle, diretor de campanha do braço britânico da 4 Day Week, à CBS MoneyWatch. Ele diz, ainda, esperar mostrar com esse estudo que a semana de trabalho de quatro dias é possível e ainda mais rentável em todos os setores da economia.

As informações são do portal Seu Dinheiro.

PALESTRANTES VIBRANTES NO CAST DA SUCESSO

Vibração positiva é a tônica dos palestrantes do cast da Sucesso que apresentamos para você hoje.

O casal Caçadores de Bons Exemplos ostenta a marca de já ter Impactado mais de 300.000 pessoas em palestras únicas e diferenciadas, e segue colecionando histórias que emocionam e motivam, sempre com uma mensagem positiva de amor e de bondade.

Afinal, “podemos mudar o mundo se divulgarmos as boas ações que existem, falando sobre os problemas e principalmente indo em busca das soluções”.

Com 5 livros já publicados, os Caçadores de Bons Exemplos já marcaram presença em eventos de renome, como TEDx Talks (onde participaram 2 vezes), e no CONARH, onde puderam também por 2 oportunidades, palestrar para o público do maior congresso de Recursos Humanos da América Latina.

Hoje, o casal que emana positividade por onde passa, segue colecionando histórias que emocionam e motivam, sempre com uma mensagem positiva de amor e de bondade.

Com palestras extremamente impactantes e transformadoras para um público diverso, a palestrante Fabi Teixeira tem as características necessárias para fazer você destravar em frente às câmeras e se comunicar perfeitamente. Afinal, como ela costuma frisar, falar bem não é dom, é treino.

A palestrante tem uma carreira de sucesso como repórter dos maiores canais de televisão do Brasil. Ela já teve experiências fantásticas, como uma entrevista exclusiva na Casa Branca, a reportagem do resgate dos mineiros do Chile, do Terremoto no Haiti e o Programa Beleza na Comunidade, onde teve contato com diversas realidades e dificuldades de cada estado.

Com um estilo de oratória simplesmente impecável, os benefícios das palestras de Fabi são imensos. Extremamente dinâmica, de raciocínio rápido e criativa, a palestrante traz suas experiências da televisão para os palcos. Com isso, é capaz de mostrar às pessoas que se comunicar pode ser libertador.

Jonhson Macaba é sinônimo de  determinação, garra e obstinação máxima. A trajetória de sucesso do palestrante tem na superação, sua maior característica. E foi exatamente quatorze anos depois da chegada ao Brasil, que nosso guerreiro Macaba retornou para Angola, agora, não mais como um menino, mas como ídolo do futebol vestindo a camisa da seleção de seu amado e respectivo país. Hoje, Macaba compartilha com o público, a receita do sucesso que o levou a planejar e realizar um sonho que parecia improvável e impossível. Emocionante, alegre e inspirador. Assim é definido o estilo das palestras de Jonhson. Com uma história praticamente impossível de se imaginar, com guerra e um sonho inimaginável de ser conquistado, ao compartilhar sua experiência com o público, ele mostra que sonho ou objetivo é totalmente possível de se realizar.

Os três palestrantes estão disponíveis para contratação no cast da Palestras de Sucesso, para eventos remotos e presenciais, e com a agenda de junho aberta.

E assim terminamos essa edição da Newsletter Sucesso. Está curtindo esse conteúdo? Não esqueça de mover nosso email para a guia principal para não perder nenhuma novidade.

Tenha uma semana bem sucedida e até a próxima!

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes