A participação dos trabalhadores com mais de 40 anos entre os que procuram emprego ou estão empregados chegou a 44,1% no segundo trimestre. Leia sobre isso e outros destaques agora na Newsletter Sucesso, sua fonte semanal de informação sobre o mundo dos eventos e negócios:
EMPRESAS BUSCAM PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES
Apesar da crise agravada pela pandemia, a participação dos brasileiros com mais de 40 anos cresceu entre os que estão empregados ou procurando trabalho. Passou de 42,9% no 4º trimestre de 2019 para 44,1% no segundo trimestre deste ano, um aumento de 1,7 milhão de pessoas, de acordo com o IBGE.
Segundo um estudo do Ipea, 57% da força de trabalho no país terão mais de 45 anos em 2040. No entanto, os maiores de 50 anos não chegam a 5% nas grandes empresas, que estão reforçando programas para recrutar talentos maduros.
O envelhecimento da força de trabalho se deve a uma combinação de fatores. A população brasileira vive mais e tem menos filhos: até 2060, um quarto terá mais de 65 anos, segundo o IBGE. A idade mínima para a aposentadoria introduzida pela reforma da Previdência e a necessidade de complementar renda em meio à crise levam profissionais a adiar a saída do mercado.
Por outro lado, as empresas têm dificuldades na retenção de jovens qualificados em áreas como as de tecnologia, o que as obriga a se voltarem para os mais velhos.
As informações são do Jornal O Globo.
JOHNSON’S VAI PARAR DE FABRICAR TALCO APÓS PROCESSO BILIONÁRIO
A Johnson & Johnson (J&J) deixará de fabricar e comercializar pó de talco para bebês em todo o mundo a partir do próximo ano.
O anúncio ocorre mais de dois anos depois que a gigante da saúde encerrou as vendas do produto nos EUA.
A J&J enfrenta dezenas de milhares de processos de mulheres que alegam que seu pó de talco continha amianto e as levou a desenvolver câncer de ovário.
O talco para bebês é usado para prevenir assaduras e para usos cosméticos, inclusive como xampu seco.
Uma investigação de 2018 da agência de notícias Reuters afirmou que a J&J sabia há décadas que o amianto estava presente em seus produtos de talco.
A agência de notícias afirma que registros internos da empresa, depoimentos de Julgamentos e outras evidências mostraram que, de pelo menos 1971 até o início dos anos 2000, o talco bruto e os produtos derivados da J&J deram positivo para pequenas quantidades de amianto em alguns testes.
As Informações são da BBC.
CONSTRUTORA TENDA MUDA DIRETOR FINANCEIRO
Luiz Mauricio Garcia, um analista do setor de homebuilders, será o novo diretor financeiro (CFO) da Tenda, uma das principais construtoras do país, com foco em habitação popular, a partir da semana que vem.
Luiz cobriu o setor por 8 anos no Bradesco BBI. Em 2019, migrou para o buyside: primeiro como sócio da Apex Capital e depois da Velt Partners, onde estava desde outubro.
Antes disso, Luiz teve uma passagem pela Gafisa como gerente de relações com investidores (2009-2011) e trabalhou na área de planejamento financeiro, tesouraria e controladoria de empresas como Claro e Aracruz. O novo CFO tem 44 anos e vai substituir Marcos Pinheiro, que ficou um ano no cargo e liderou a renegociação com os credores da empresa, que enfrentou problemas por conta da alta de seus custos no fim do ano passado.
A Tenda foi a terceira empresa em que Marcos teve que lidar com intempéries – ou ligadas ao balanço ou a um mercado de capitais punitivo. Antes da Tenda, ele foi CFO da Smiles (2013-20) e da Enjoei (2020-21). Na Tenda, Luiz terá que lidar no curto prazo com a gestão de caixa – depois do prejuízo da companhia ano passado – e a captação de novos recursos, reduzindo o custo da dívida.
A Tenda tem uma fábrica capaz de produzir 10.000 casas Alea por ano, comparado a uma produção atual de 15 mil apartamentos/ano. A empresa tem falado sobre o potencial da Alea, mas a atenção dos investidores nos últimos trimestres esteve voltada para os custos explosivos do aço e do cimento, que agora começam a recuar.
As informações são do Brazil Journal.
SUCESSO NA MÚSICA E NAS PALESTRAS
Música e palestras têm mais em comum do que somente o palco. Veja neste email 3 palestrantes que fazem sucesso passando seus conteúdos com a ajuda dos acordes:
Artista completo e palestrante de sucesso, Toni Garrido é um nome de destaque dentro e fora dos palcos. Multifacetado, Toni, além de cantor, é ator, compositor, apresentador e fisioterapeuta. No ano de 1994, teve a oportunidade que transformou sua carreira: se tornar vocalista da banda “Cidade Negra”, agregando elementos dançantes e uma pegada mais pop e melódica ao universo do reggae, o que alavancou a banda ao topo, emplacando uma verdadeira enxurrada de sucessos. A carreira de ator também merece destaque, com papéis importantes na televisão, bem como no cinema. Como apresentador, atualmente, é um dos técnicos no programa The Voice Brasil. Contudo, Garrido ganhou imenso destaque ainda no universo das palestras, onde se apresenta com frequência, em empresas de diversas áreas, além de, universidades e instituições de ensino em geral, eventos como feiras literárias, dentre outros. Dono de um estilo carismático e carregado de alto astral, Toni Garrido tem uma presença marcante, e consegue impactar o público, tanto em suas palestras quanto em suas apresentações musicais e atuações como ator.
O palestrante de sucesso, Marcelo Torres “Jazz”, é Administrador de empresas, Maestro e Trompetista. Sua Palestra Show “Gestão Empresarial e o Jazz tão Empresarial” já tem sido apresentada por mais de 20 anos em centenas de empresas e escolas por todo o país. Tendo atuado no mercado corporativo nas áreas financeira e marketing (Instituição bancária), Marcelo possui uma visão clara da similaridade entre esses dois universos, o que facilita a customização de cada palestra show. “Existem momentos em que você depende dos outros para ajudá-lo. Como em uma Banda de Jazz, o sucesso dependerá de quão bem todos trabalham juntos”, diz o palestrante. De acordo com Grant Ackerman, diretor do corpo docente do Programa de Desenvolvimento de Executivos da Columbia Business School, o jazz pode ser usado como uma metáfora organizadora, devido à singularidade dessa forma de arte. Ackerman fundamenta lições que aprendeu com o jazz para liderar e gerenciar organizações de sucesso, que Marcelo Torres “Jazz” usa em suas palestras magnéticas.
Já Mauricio Pedote, que também é músico, apaixonado por blues e guitarrista, desenvolveu o projeto Bluemerangs, onde criou sua palestra que é destinada a contar a história do blues e do rock and roll. Uma palestra totalmente musicalizada e que apaixona os amantes da música. O formato individual da palestra é constituído pela apresentação do guitarrista e cantor, tocando solo e/ou acompanhado por recursos de loop, onde grava ao vivo bases e ritmos, toca e canta solando, criando o efeito de “homem-banda”. Uma palestra totalmente musical que vai, além de ensinar, entreter a plateia do seu evento e tem o formato com banda ou individual. No formato de shows ou workshops, tem se apresentado em teatros, bares, eventos em empresas, congressos por todo o Brasil e no exterior. É uma viagem pela alma humana colorida pela sonoridade do Blues.
Os três palestrantes estão com a agenda de setembro já aberta, prontos para levar brilho máximo e conteúdo diferenciado em eventos de algumas das melhores empresas e organizações do Brasil. Saiba mais nesse link.
E assim terminamos essa edição da Newsletter Sucesso. Está curtindo esse conteúdo? Não esqueça de mover nosso email para a guia principal para não perder nenhuma novidade.
Tenha uma semana bem sucedida e até a próxima!


