Como realizar uma gestão de crise assertiva no seu negócio? Sabemos que empreender é um desafio que demanda não apenas uma enorme capacidade de adaptação, como também muita resiliência, ainda mais quando se trata de gerenciar uma crise.
Fato é que boa parte das pessoas não está preparada para lidar com a crise e gerenciá-la da melhor forma. E é exatamente o tema crise empresarial que o palestrante Ricardo Cattani nos fala hoje em seu artigo. Confira as dicas para que você não entre em pânico diante das adversidades em seu negócio.
Afinal, como realizar uma gestão de crise assertiva?
Toda crise empresarial é uma situação que causa grande instabilidade no negócio, afetando diretamente sua saúde financeira e reputação. Mas ela pode ser minimizada e até usada muitas vezes, como “gasolina”, no sentido de alavancar um negócio. Desde que, é claro, seja feita uma gestão de crise assertiva.
Para que isso seja possível, precisamos entender que há basicamente, dois tipos de crises: a externa e a interna.
Crise externa
Se trata daquela que está relacionada aos fatores externos. Exemplos? Pandemia, clima, instabilidade política, entre outros.
Crise interna
Já a crise interna é aquela que está relacionada aos problemas que temos maior controle, caso da gestão de equipe, organização e processos.
Como agir de forma assertiva?
No primeiro caso, diante de uma crise externa, é preciso agir rápido e com eficiência para minimizar os impactos negativos na empresa.
Para isso, é importante ter uma boa gestão financeira e de relacionamento com os clientes, além de fortalecer o branding do seu negócio.
Em tempos de crise, as empresas que mantêm uma boa reputação e relacionamento com seus clientes têm mais chances de superar os desafios.
Já na crise interna, é fundamental ter uma boa organização e gestão de pessoas, incluindo treinamentos e desenvolvimento. Um exemplo é a perda de um vendedor que era responsável por grande parte das vendas da empresa, o que pode ter um impacto significativo no negócio.
Por isso, é importante investir na capacitação e desenvolvimento da equipe, visando sempre a construção de um negócio estável e saudável.
Todos devem se preparar para lidar com a gestão de crise
Um aspecto que considero relevante e costumo enfatizar em minhas palestras é que para os micro, pequenos e médios empresários, vendedores comissionados, representantes comerciais, profissionais liberais, atendentes de lojas e profissionais de marketing, dentre outros profissionais, é fundamental estar preparado para lidar com a gestão de crise.
Isso implica em investimento na capacitação e treinamento. Lidar com a gestão de crise não é fácil, mas é possível superar os desafios com planejamento, organização e uma equipe bem treinada e capacitada. Invista no seu negócio e esteja preparado para enfrentar os desafios que surgirem. Eu tenho a palestra exata para atender essa e demais demandas da esfera corporativa.
Entre em contato com o time de atendimento da Palestras de Sucesso e saiba mais.
Quero uma palestra de Ricardo Cattani