Multitarefas x Multipotencial: entenda a diferença – Por Renata Mencalha

No mundo corporativo atual, há um termo que tem despertado a atenção de todos. Se trata do chamado profissional multitarefas.

Em um primeiro momento, ao ouvirmos o adjetivo multitarefas, isso nos soa até como um diferencial competitivo, não é mesmo? Afinal, remete a ideia de pessoa “produtiva”. Contudo, será que essa impressão condiz à realidade? No artigo de hoje, a palestrante Renata Mencalha esclarece a diferença entre ser multitarefas e multipotencial. Acompanhe, a seguir.

O que é ser multitarefas? 

No cenário corporativo, nas redes sociais, uma boa parcela das pessoas tem tratado do termo multitarefas de forma um tanto equivocada, sabia? 

Eu sei que muitos estão se vangloriando, afirmando o quanto são exemplos de produtividade devido à característica multitarefa. No entanto, é importante esclarecermos que a história não é bem essa.

Precisamos falar sobre procrastinação – Por Renata Mencalha – Palestras de Sucesso

Vamos entender o que é ser multitarefa? É ser capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, durante o processo. Até aí, ok. A não ser o fato de que com essa postura, acabamos muitas vezes dispersando nosso foco e energia, não nos doando 100% em nada do que estamos fazendo.

Multipotencial: a verdadeira característica do profissional produtivo

“Uma coisa é ser multitarefa, a outra é se reconhecer como profissional multipotencial. “ – Renata Mencalha

Quando falamos sobre ser multipotencial, isso implica em organização e planejamento. Afinal, o profissional compreende que tem habilidades diversas e que pode sim atuar em várias demandas, mas sempre com foco e dedicação, uma coisa por vez, evitando o desgaste e queda de qualidade. 

As diferenças cruciais entre multitarefas e multipotenciais

Em síntese:

  • Um profissional multipotencial é aquele que tem interesse e habilidade em diversas áreas do conhecimento e do mercado de trabalho;
  • Isso pode lhe trazer diversos benefícios, tais como maior criatividade e inovação, pois consegue combinar diferentes perspectivas e soluções para os problemas;
  • Maior facilidade em se adaptar e flexibilidade, pois está preparado para lidar com mudanças e desafios em diferentes contextos e situações;
  • Maior satisfação e realização pessoal, pois pode explorar seus diversos talentos e paixões.

Em relação ao profissional que se encaixa no aspecto multitarefas:

  • Tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem foco ou atenção plena em nenhuma delas;
  • Menor produtividade e qualidade, perdendo eficiência e precisão;
  • Probabilidade maior de quadros de estresse e ansiedade, pois o excesso de informação e demandas pode sobrecarregar a mente e o corpo;
  • Menor aprendizado e memória, pois a falta de concentração e profundidade impede a assimilação e retenção do conhecimento.

Agora que você viu as diferenças entre ser multitarefas e multipotencial, que tal investir no aprimoramento de suas habilidades e se destacar no mercado? Planejamento, foco e organização irão te ajudar e se você quer ter essas características como aliadas, entre agora em contato com a equipe da palestras de sucesso e conheça a minha palestra.

Já compartilhe o conteúdo de hoje com quem precisa ler isso! Um grande abraço, até a próxima!

Quero uma palestra da Renata Mencalha em minha empresa e evento!

Renata Mencalha

A palestrante que leva a transformação através da organização para a vida e casa das pessoas

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos