A motivação em sala de aula

Os autores defendem a idéia de que o interesse do aluno não depende de um único fator e que a motivação está ligada à interação dinâmica e aos contextos em que as tarefas escolares se desenvolvem. Um problema que os professores enfrentam é a falta de motivação dos alunos. Quando deparamos com alunos desmotivados, tendemos a pensar que não se interessam por nada porque não entendem o que lhes é ensinado.

Mas isso é um grande engano. Nesse livro, os autores apresentam duas perspectivas sobre a motivação escolar: Alonso Tapia defende que o interesse do aluno não depende de um único fator. A motivação está ligada à interação dinâmica entre as características pessoais e os contextos em que as tarefas escolares se desenvolvem. A atuação dos professores, a partir da consciência das determinantes psicossociais, pode interferir, reforçar ou anular os padrões motivacionais dos alunos. Caturla Fita focaliza o papel do professor na motivação dos alunos. Saber motivar pressupõe saber como os alunos aprendem.

Nesse sentido, é evidente que o interesse dos alunos depende em grande medida das decisões que o professor toma. A motivação escolar é um fenômeno complexo, processual e contextual, mas algo pode ser feito para que os alunos recuperem ou mantenham seu interesse em aprender. À sociedade, aos órgãos públicos e a outras instituições cabe dar a devida prioridade à educação. Aos professores e equipes docentes cabe refletir para encontrar caminhos de saída para os impasses.

 

Compre agora




Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes