Me diga uma coisa: você já parou para pensar na necessidade urgente de inovar na abordagem ao cliente e no quanto esse gesto pode te ajudar a vender mais?
Se você atua no setor de vendas, e quando o cliente entra na loja e você pergunta se pode ajudar, ele te responde com o clássico “só estou dando uma olhadinha”, fique ligado! No post de hoje, nossa super especialista em vendas, a palestrante de sucesso Grazi Guaspari, nos conta por qual motivo isso acontece e o que você precisa fazer para contornar essa possível objeção. Acompanhe!
Diante do diálogo clássico, que tal inovar na abordagem ao cliente?
Quem nunca se deparou com aquele diálogo clássico do comércio? O cliente entra no estabelecimento comercial e o vendedor o aborda, perguntando: “Posso ajudar?”.
Por sua vez, o cliente fala:
“Não, tô só dando uma olhadinha!”.
Já pensou sobre por qual razão isso acontece? Será que é o impulso do cliente? Vamos entender o motivo dessa situação muitas vezes corriqueira na hora da venda? Então continue a leitura, e já vai pensando enquanto isso: o que você acha de se diferenciar na abordagem, inovando?
Segredo revelado
Nós, seres humanos, temos no nosso inconsciente a visão de que o vendedor é a pessoa do mal que vai levar o nosso dinheiro. Acredite, é assim que a gente costuma enxergar o vendedor. Essa ideia ativa no inconsciente de que aquela pessoa não é confiável.
Sabe aquela ideia de “papo de vendedor”? Acontece até mesmo entre os próprios profissionais de vendas, uns com os outros.
Aquele pensamento do tipo: “Ele tá tentando me enrolar”, é bem comum. Isso pelo fato de que tal imagem foi construída para gente desde sempre.
Então, coloque-se no lugar do consumidor e comece agora mesmo a traçar estratégias para inovar na abordagem ao cliente.
O segredo é desconstruir essa imagem que as pessoas têm em relação ao profissional de vendas.
O tipo de abordagem te faz ganhar ou perder o cliente
Como desconstruir essa imagem que mencionei acima? Aquele “posso te ajudar”, precisa ser revisto.
Se você falar sempre a mesma coisa, você vai receber sempre a mesma resposta. Isso é praticamente mecanizado, então inove na sua abordagem.
A primeira dica que eu tenho aqui é empatia, ou seja, a capacidade de me colocar no lugar do outro. Como você gostaria de ser abordado quando está entrando numa loja?
Perceba que ninguém gosta de ser recebido na porta com o tal do posso te ajudar.
A sacada é transmitir confiança e certeza.
A pessoa só compra se ela tem certeza que tá fazendo um bom negócio, e para tanto, ela precisa confiar em você.
Ou seja, você precisa vender a sua certeza. Percebe o quanto esse trabalho da desconstrução é extremamente importante?
Tem uma uma técnica de vendas que o pessoal utiliza bastante por aí.Consiste em mostrar para o cliente que você não está preocupado em vender somente, mas sim, preocupado em resolver o problema dele. Isso é crucial para atuar em alta performance nas vendas!
Um vendedor soluciona problemas, pense nisso!
A resolução de problemas é a nossa grande questão quando pensamos em vendas. O vendedor não tá ali para criar necessidade, mas sim para atender as demandas,resolver problemas, certo?
Faz Sentido para você? Então já compartilhe com quem precisa ler isso. E fique ligado que estou preparando diversos conteúdos relevantes para ajudar você a se desenvolver na carreira de vendas. Até o próximo post e te vejo em minhas palestras!
Quero uma palestra da Grazi Guaspari em minha empresa ou evento!