Em cenário considerado, mesmo que ainda não oficialmente de pós-pandemia, a realidade é que muito tem se falado sobre reconstruir empresas e instituições, e sobretudo,prepará-las para a “nova economia digital”. O que esperar em relação ao futuro dos negócios? Como o empreendedor de hoje deve perceber o mercado e atuar de maneira relevante nele para não se tornar obsoleto? Essas e demais questões relacionadas, você confere no post de hoje do nosso palestrante expert nesses temas, Juliano Kimura.
Futuro dos negócios: o movimento de inclusão digital antes da pandemia
Se analisarmos historicamente o cenário dos negócios, veremos que um movimento de sensibilização em relação à inclusão digital não é algo novo. Houve, inclusive, um pico sobre o assunto, na ocasião da Copa do Mundo no Brasil, em 2014 e depois em 2015.
A tecnologia e a nova economia digital, pautavam palestras e treinamentos por todo o Brasil, chamando a atenção sobre a necessidade da adoção da tecnologia.
A ideia do home office era disseminada, muito embora parecesse um sonho distante, e tivemos ainda o empreendedorismo instantâneo criado pelos aplicativos, o que, por sua vez, deu alternativas para pessoas que não tinham alternativas.
Contudo, é fato que este movimento sempre foi negligenciado ou ignorado por grande parte da população.
Como relatei na entrevista que concedi aqui para o site:
“A conscientização sobre os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para a sociedade foi um tema considerado muitas vezes vanguardista e elitista. Um preconceito forte reside nos profissionais que foram capacitados nos formatos mais tradicionais em suas profissões. “
A nova economia digital e o momento atual
Costumo dizer que a pandemia teve um efeito inversamente proporcional ao seu lado negativo, quando pensamos na adoção da tecnologia.
Afinal, do ponto de vista de tendências, houve claramente uma aceleração da transformação digital na sociedade.
Ou seja, o que aconteceria em anos, foi acelerado, se transformando em realidade em meses, foi um salto. Nunca se falou e se vivenciou tanto, a inclusão digital, o trabalho remoto e o chamado empreendedorismo instantâneo. Mas, e quanto ao futuro dos negócios, o que esperar? Como se preparar?
Negócios e o futuro não tão distante…
Falei do passado e do presente e agora vamos falar do futuro não tão distante dos negócios. Em um contexto de nova economia digital, nutrir o pensamento de que a internet não se atualiza ou não evolui seus sistemas, é o que eu chamo de “tiro no próprio pé”. Essa ideia será a perdição das empresas e dos profissionais do futuro.
Quero compartilhar com você duas visões aqui:
- Por mais que eu não goste do discurso apocalíptico, ele é real. As novas tecnologias, caso da Blockchain, logo tornarão obsoletas uma vasta gama de empresas e profissionais;
- Por outro lado, há o discurso das oportunidades, o qual eu gosto mais, e sim, ele também é real. Trata-se de um cenário onde empresas e profissionais estão se preparando e capacitando para a nova versão da internet, a web3.
E o que podemos concluir de tudo isso que foi dito aqui? Na verdade, claramente os profissionais que estão antenados e plantando suas sementes, terão grandes possibilidades de colher frutos no futuro.
Ou seja, não serão pegos de surpresa com os avanços tecnológicos. Isso certamente poderá evitar acontecimentos históricos apocalípticos, como a extinção de categorias inteiras de empresas e profissionais causadas pela adoção de novas tecnologias.
Agora me responda: de qual lado você está? Do apocalipse ou das oportunidades? Reflita sobre isso tudo, questione, discorde, concorde, mas acima de tudo, reflita.
Compartilhe o post de hoje com 5 amigos que merecem saber disso e que certamente irão enriquecer essa conversa com suas visões e percepções. Leve o assunto para discussão em grupo na empresa e estimule seus colaboradores a se prepararem sempre para essa “nova economia digital” que já é uma realidade entre nós. Grande abraço, nos vemos nos meus treinamentos e palestras.
As palestras de Juliano Kimura quebram barreiras e envolvem os colaboradores da sua empresa!
Com um estilo de palestra altamente envolvente e fácil de assimilar o conteúdo, Kimura lança mão de técnicas como do Pecha Kucha, humor, exemplos práticos, linguagem simples, direta e picos de atenção com final emocionante. Ele também utiliza realidade aumentada em alguns slides da palestra promovendo uma imersão diferenciada.
Apresentando de forma clara ferramentas que podem ser adotadas de imediato, as empresas o contratam exatamente para quebrar barreiras na adoção tecnológica e adoção de novas práticas.
Quero uma palestra de Juliano Kimura em meu evento e empresa!