Você sabia que dentre as diversas sacadas e estratégias reveladas nas palestras de Pedro Mottinelli, ele compartilha técnicas assertivas e poderosas para lidar com uma equipe de vendas desmotivada?
Em seu post de hoje aqui no blog, o palestrante que está se destacando no mundo corporativo divide conosco seu vasto conhecimento no tema e comenta sobre algumas medidas que a gestão da empresa pode adotar, no sentido de automotivar o indivíduo e o coletivo. Leia, está imperdível!
Equipe de vendas desmotivada é uma realidade em sua empresa? Então eu tenho algo importante a lhe dizer
Quando se trata de falta de motivação dos colaboradores em uma determinada empresa, é senso comum encontrarmos “soluções mágicas”, que implica em escutar e responder cada indivíduo, entendendo os motivos de cada um deles sobre porque essa desmotivação está acontecendo.
Mas, peço que você que me lê agora, de forma crítica, me responda: isso não se trata do básico a ser feito?
Na verdade, entender os motivos da falta de motivação é apenas o primeiro passo que por si só, não fará nenhuma mudança significativa.
Empresas de sucesso enxergam além e compreendem que uma estratégia capaz de trazer motivação para um time de vendas é exatamente estimular o time a bater metas. Motivar nas vendas é ver resultados, concorda? E isso pode ser feito com metas bem elaboradas. É aqui que entra o fator inteligência e expertise da liderança e gestão.
Como definir metas bem elaboradas?
Em minha entrevista aqui para o site, eu comentei sobre duas características de metas bem elaboradas: Irei retomar o conceito, me acompanhe:
- Metas elaboradas são aquelas que tiram o vendedor da chamada zona de conforto, puxam ele pra fora;
- São metas reais e alcançáveis, caso contrário, irão desmotivar ainda mais o time.
E qual é o papel do gestor comercial ao sentir essa desmotivação em sua equipe? O que ele deve fazer? Pois bem, é dever do líder ajudar o time a bater suas metas.
Como? Uma estratégia que traz ótimos resultados é quebrar as metas maiores em micro metas. Conforme essas micro metas são alcançadas, a motivação chega aos poucos e com o tempo, o time consegue alcançar o resultado final, que é bater a meta mais ousada, entende?
Um exemplo prático
A meta maior do negócio é vender R$ 200 mil em um mês usando o mix de produtos XYZ, como isso pode acontecer?
1- Primeiramente, é preciso definir quais clientes e em qual quantidade cada cliente deve comprar (cada cliente também deve ter uma meta, e não apenas o vendedor). E ao definir isso, ir para a prática com as micro metas;
2- Em segundo lugar, é preciso agendar uma reunião com o cliente (e conseguindo agendar essa reunião o vendedor já poderá se motivar um pouco);
3- Chega o momento de levantar algumas informações daquela conta e fazer o cliente confessar que possui uma necessidade (e quando conseguir isso, mais uma micro meta estará alcançada);
4-Depois, temos que conseguir agendar uma reunião com os outros tomadores de decisão daquela empresa para levantar mais informações e agendar com todos para apresentarmos uma proposta (mais uma micro meta), e isso segue, continuamente, percebe?
Siga de etapa em etapa até o pós-venda, ganhando pequenas motivações em busca sempre da maior, comemorando cada conquista.
E caso o gestor comercial tenha esse processo de vendas estruturado poderá instruir seus subordinados na melhor forma de conquistar cada micro meta até a meta maior pré-estabelecida.
Fez sentido? Nas minhas palestras eu compartilho outras estratégias práticas e fáceis de aplicar, que promovem resultados rápidos e comprovados. Entre agora em contato com o time de atendimento da Palestras de Sucesso e saiba como levar meus treinamentos para sua equipe.
@novosvendedores
Quero uma palestra do Pedro Mottinelli para fazer minha equipe vender mais!