Entenda o que é inteligência emocional no trânsito – Por André Garcia

Você sabe o que é inteligência emocional no trânsito, bem como qual é sua importância para uma condução mais segura e assertiva? 

Sobretudo diante da recente pandemia da Covid 19, profissionais que atuam como motoristas, considerados essenciais, tiveram suas atividades ininterruptas. Em um cenário de tamanha incerteza e exposição, boa parte dessas pessoas foram acometidas de crises de ansiedade e de pânico, depressão, bem como sensação de raiva, revolta e medo.

Com a saúde mental abalada e o estresse natural de se conduzir um veículo no trânsito insano dos grandes centros, não é difícil pensarmos nas consequências dessa somatória, não é mesmo? 

É neste ponto que temos no desenvolvimento da inteligência emocional, uma espécie de vacina para blindar, de certa forma, aqueles que atuam à frente do volante. Vamos entender melhor o tema? Nosso palestrante André Garcia aborda o assunto,  a seguir.

Afinal, o que é mesmo inteligência emocional? 

Olá, caro leitor, cara leitora. É sempre um enorme prazer aproveitar o espaço em um blog com tamanha relevância no mercado, para conversarmos sobre temas necessários, tanto para a esfera corporativa quanto para  a sociedade em termos gerais.

Para quem chegou agora e não me conhece, deixe-me apresentar:  Sou André Garcia, Palestrante, Advogado, Consultor em Segurança de Trânsito, Instrutor de Pilotagem e Autor do Projeto Motociclismo com Segurança. 

O tema que proponho refletirmos hoje, e que creio ser crucial para ser trabalhado nas empresas em geral com suas respectivas equipes, diz respeito à inteligência emocional no trânsito (especificamente falando).

Mas, o que é mesmo inteligência emocional?  De maneira bem resumida, podemos dizer que se trata de reunião de técnicas, estratégias e comportamentos capazes de melhorar nossas ações diárias, sobretudo diante de momentos desafiadores e estressantes, de conflitos. 

Quem dirige sabe como é difícil lidar com a pressão

Aquele colaborador, trabalhe ele como motorista ou motociclista, por um longo período de tempo, sabe o quanto está sujeito às mais variadas situações no trânsito, capazes de causar uma enorme pressão psicológica.

Essa pressão afeta não apenas a questão da condução do veículo, que pode se tornar mais agressiva, displicente, facilitando incidentes e colisões, mas também todas as relações desse indivíduo, seja no trabalho, na vida em família,nas relações com amigos, etc. 

Como lidar com todas essas nuances estressantes às quais essas pessoas são expostas constantemente? Desenvolver, aprimorar e aplicar a inteligência emocional no trânsito, é uma boa alternativa.

Uma direção mais consciente e segura é possível com mais inteligência emocional no trânsito 

Entenda quais são os benefícios de uma palestra sobre Educação e Segurança de Trânsito para as empresas e seus colaboradores – Por André Garcia

Não há dúvidas que o desequilíbrio emocional torna o trânsito mais violento, afinal, há um elevado grau de agressividade ao volante.Essa condição faz com que muitas vezes, as regras de trânsito não sejam consideradas, causando danos para motoristas, motociclistas, passageiros, pedestres e todos os que estão no mesmo ambiente. 

Quando isso acontece, as regras de trânsito passam a não ser respeitadas e há muito desrespeito, o que acaba culminando em muitos acidentes.

Fato que prejudica e causa danos de forma direta e indireta a passageiros, outros motoristas e pedestres que dividem com esse condutor o mesmo ambiente.

A melhor saída, sem dúvidas, é educar as emoções para o trânsito, sendo a inteligência emocional no trânsito algo a se desenvolver.

Benefícios da inteligência emocional no trânsito 

Uma organização que investe na disseminação da inteligência emocional aplicada ao trânsito, treinando seus funcionários, pode usufruir de diversos benefícios. Por exemplo:

  • Menos acidentes e incidentes;
  • Diminuição de multas por velocidade, o que é muito importante, sobretudo quando se trata de uma empresa que conte com uma frota;
  • Mais  vida e satisfação dos colaboradores;
  • A chance de acidentes diminui, o que favorece a redução no número de atrasos, 
  • Maior eficiência;
  • Melhores resultados qualitativos, etc. 

Mas, como disseminar esse conceito junto aos colaboradores? Como ajudá-los no desenvolvimento da inteligência emocional no trânsito? 

Certamente, por meio de palestras constantes sobre o tema, educando a equipe, eventos com o tema, workshops, e uma gestão/liderança que consiga influenciar positivamente o time, são algumas formas de tornar isso possível.

Agora quero saber de você: o que você tem feito para promover a inteligência emocional em sua empresa? Precisa de ajuda? Estou aqui, á disposição!

Quero uma palestra do André Garcia agora em minha empresa!

André Garcia

O palestrante que leva todos a refletirem sobre a ética pela vida no espaço público.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos