Na vida cotidiana, nas relações pessoais ou profissionais, é de suma importância compreender a importância da inteligência emocional, e sobretudo, entender como desenvolvê-la. A grande sacada é que ao efetuar uma melhor gestão das emoções, podemos usufruir de uma série de benefícios que irão refletir de forma direta em nossa carreira e relacionamentos.Quem nos explica isso a seguir é nossa querida palestrante de sucesso, Isabela Capelão. Acompanhe!
Inteligência emocional: o que é?
Olá, caríssimos leitores do blog da Sucesso! Sou a palestrante Isabela Capelão e é sempre um prazer bater esse papo aqui com vocês. O tema de hoje está em alta: inteligência emocional. Mas, você sabe de fato, do que se trata o termo?
Em linhas gerais, se trata de uma skill relacionada à nossa capacidade de reconhecer, avaliar e de lidar com nossos sentimentos. Dessa maneira, é possível reagir de um jeito mais positivo às situações adversas para atingir mais equilíbrio.
Importante dizer que esse conceito foi formulado por Daniel Goleman, apontado como o pai da inteligência emocional e conforme a definição dada por ela, se trata da “capacidade de identificar os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as nossas emoções internamente e os relacionamentos.”
Os benefícios da inteligência emocional
Quando nos aprimoramos na habilidade de fazer uma melhor gestão das emoções, podemos usufruir de importantes benefícios. Por exemplo:
- Combater o estresse;
- Lidar com a ansiedade e a baixa autoestima;
- Administrar os problemas de relacionamentos, e os medos;
- Transformar nossa vida e também das demais pessoas, para melhor, definitivamente.
Equilíbrio é a chave
Sabia que todas as emoções fazem parte da nossa vida com maior ou menor intensidade, são úteis?
Se você percebe a falta ou o excesso dessas emoções, isso significa que é preciso administrar algo em nosso interior. Em especial, se isso estiver afetando negativamente a nossa saúde física, mental, nossos resultados ou relacionamentos. Por isso, é de extrema importância saber reconhecer, aceitar e lidar com as emoções.
Em síntese, para melhor gerenciar as emoções, precisamos conhecê-las e entender como elas influenciam no nosso dia a dia.
A seguir, para desenvolver inteligência emocional, selecionei oito dicas, acompanhe:
Dicas para desenvolver a inteligência emocional
- Busque identificar comportamentos que precisam de melhorias, com a finalidade de alcançar o equilíbrio emocional;
- Encontre técnicas para ajudar no controle da impulsividade em relação a eventos estressantes e coloque em prática;
- Trabalhe sua resiliência e busque adaptar-se às situações desafiadoras, encontrando novas alternativas. Como diz a popular frase: “Você não pode mudar o evento que aconteceu, mas pode mudar como o interpreta e como responde”;
- Pratique a empatia, compreendendo os sentimentos e emoções dos outros e respondendo com gentileza;
- Assuma responsabilidade por suas escolhas, ações e consequências. Esteja ciente de que as dificuldades são parte da vida e precisamos aprender a aceitá-las;
- Seja flexível com suas expectativas e tenha paciência com as outras pessoas. As coisas nem sempre acontecem da maneira que queremos e as pessoas são diferentes;
- Pratique atividades de respiração consciente, como yoga, mindfulness, risoterapia, entre outras, para aliviar o estresse e a ansiedade e manter a serenidade;
- Encare a vida com otimismo. As pessoas mais positivas lidam melhor com o estresse e as adversidades.
Se fez sentido para você, compartilhe. Nos vemos em minhas palestras! Um carinhoso abraço da sua amiga, Isabela Capelão.
Quero levar uma palestra da Isabela Capelão para minha empresa