Entenda a importância da inteligência emocional e veja como desenvolvê-la – Por Isabela Capelão

Na vida cotidiana, nas relações pessoais ou profissionais, é de suma importância compreender a importância da inteligência emocional, e sobretudo, entender como desenvolvê-la. A grande sacada é que ao efetuar uma melhor gestão das emoções, podemos usufruir de uma série de benefícios que irão refletir de forma direta em nossa carreira e relacionamentos.Quem nos explica isso a seguir é nossa querida palestrante de sucesso, Isabela Capelão. Acompanhe!

Inteligência emocional: o que é? 

Olá, caríssimos leitores do blog da Sucesso! Sou a palestrante Isabela Capelão e é sempre um prazer bater esse papo aqui com vocês. O tema de hoje está em alta: inteligência emocional. Mas, você sabe de fato, do que se trata o termo?

Em linhas gerais, se trata de uma skill relacionada à nossa capacidade de reconhecer, avaliar e de lidar com nossos sentimentos. Dessa maneira, é possível reagir de um jeito mais positivo às situações adversas para atingir mais equilíbrio. 

Importante dizer que esse conceito foi formulado por Daniel Goleman, apontado como o pai da inteligência emocional e conforme a definição dada por ela, se trata da “capacidade de identificar os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as nossas emoções internamente e os relacionamentos.”

Palestras de Sucesso Entrevista Isabela Capelão

Os benefícios da inteligência emocional 

Quando nos aprimoramos na habilidade de fazer uma melhor gestão das emoções, podemos usufruir de importantes benefícios. Por exemplo:

  • Combater o estresse;
  • Lidar com a ansiedade e a baixa autoestima;
  • Administrar os problemas de relacionamentos, e os medos;
  • Transformar nossa vida e também das demais pessoas, para melhor, definitivamente.

Equilíbrio é a chave 

Sabia que todas as emoções fazem parte da nossa vida com maior ou menor intensidade, são úteis?

Se você percebe a falta ou o excesso dessas emoções, isso significa que é preciso administrar algo em nosso interior. Em especial, se isso estiver afetando negativamente a nossa saúde física, mental, nossos resultados ou relacionamentos. Por isso, é de extrema importância saber reconhecer, aceitar e lidar com as emoções.

Em síntese, para melhor gerenciar as emoções, precisamos  conhecê-las e entender como elas influenciam no nosso dia a dia.

A seguir, para desenvolver inteligência emocional, selecionei oito dicas, acompanhe:

Dicas para desenvolver a inteligência emocional 

  1. Busque identificar comportamentos que precisam de melhorias, com a finalidade de alcançar o equilíbrio emocional;
  2. Encontre técnicas para ajudar no controle da impulsividade em relação a eventos estressantes e coloque em prática;
  3. Trabalhe sua resiliência e busque adaptar-se às situações desafiadoras, encontrando novas alternativas. Como diz a popular frase: “Você não pode mudar o evento que aconteceu, mas pode mudar como o interpreta e como responde”;
  4. Pratique a empatia, compreendendo os sentimentos e emoções dos outros e respondendo com gentileza;
  5. Assuma responsabilidade por suas escolhas, ações e consequências. Esteja ciente de que as dificuldades são parte da vida e precisamos aprender a aceitá-las;
  6. Seja flexível com suas expectativas e tenha paciência com as outras pessoas. As coisas nem sempre acontecem da maneira que queremos e as pessoas são diferentes;
  7. Pratique atividades de respiração consciente, como yoga, mindfulness, risoterapia, entre outras, para aliviar o estresse e a ansiedade e manter a serenidade;
  8. Encare a vida com otimismo. As pessoas mais positivas lidam melhor com o estresse e as adversidades.

Se fez sentido para você, compartilhe. Nos vemos em minhas palestras! Um carinhoso abraço da sua amiga, Isabela Capelão. 

Quero levar uma palestra da Isabela Capelão para minha empresa 

 

Isabela Capelão

Autoridade em temas como gestão do estresse e das emoções, saúde mental, qualidade de vida e felicidade no trabalho.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos