O efeito turnover é uma realidade nas empresas. Tanto que, conforme publicação da VOCÊ S/A, espera-se que na maior parte dos setores, a rotatividade média aumente de forma permanente em até 20%, quando comparado com a década passada.
Diante de tal cenário, as empresas e seus gestores e líderes precisam buscar estratégias para lidar com essa problemática.
É neste ponto que os diálogos sobre carreira surgem como um aliado. Mas, de que forma isso pode se dar? Que outras iniciativas adotar para trabalhar a questão do turnover?
É sobre isso que te falo a seguir, acompanhe!
Os diálogos sobre carreira podem ajudar a reduzir o efeito turnover nas empresas
O contexto corporativo atual nos mostra que, conforme as estimativas, funcionários recém contratados serão a maioria da força de trabalho. O conflito surge, no sentido de que esses colaboradores certamente terão mais dificuldade em fazer conexões pessoais num lugar onde as interações se dão, na maioria das vezes, no ambiente virtual.
A liderança da empresa tem um papel fundamental na administração de tal cenário, precisando
refletir e pensar em algumas mudanças significativas em seu papel. Afinal, o líder deverá pensar no planejamento de time e nas carreiras em ciclos.
Os diálogos sobre carreiras surgem como grandes aliados na redução do turnover, na medida em que:
Ajudam a compreender as aspirações dos funcionários
Quando o líder investe em conversas regulares com o funcionário sobre sua carreira, consegue entender melhor o que ele espera alcançar. Assim, pode ajudá-lo a traçar um caminho que permita a conquista de seus objetivos.
Oferecer oportunidades de crescimento
Ao compreender as aspirações dos funcionários, é possível criar oportunidades de crescimento para eles na empresa e ajudá-los a desenvolver suas habilidades e conhecimentos.
Fortalecer a lealdade
Ao sentir que a carreira está progredindo e perceber que tem oportunidades de crescimento, naturalmente o colaborador fica mais propenso a se sentir valorizado. Dessa forma, ele desenvolve uma lealdade maior à empresa, evitando assim a rotatividade.
Prevenir a insatisfação
Ao manter na empresa uma cultura de diálogos sobre carreira, você pode identificar precocemente a insatisfação dos funcionários e trabalhar para resolver questões antes que elas evoluam para um desejo de sair da empresa.
Empresa em crise de turnover: algumas medidas importantes a adotar
Se o turnover na empresa está intenso e elevado, saiba que há diversas medidas que você como gestor e/ou líder, pode adotar:
Melhore a cultura organizacional
Concentre-se em estabelecer uma cultura empresarial positiva e inclusiva, onde os funcionários se sintam valorizados e apoiados.
Como isso pode ser feito? Promovendo um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, com a oferta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.
Comunicação efetiva
Sabia que uma das causas que estão na raiz do turnover é a falta de uma comunicação efetiva?
Verifique se os funcionários têm acesso às informações de maneira precisa e clara sobre suas responsabilidades, objetivos e expectativas, bem como sobre a estratégia e visão da empresa.
Disponibilize o acesso fácil a canais de comunicação abertos e efetivos, para que os funcionários possam expressar suas preocupações e ideias.
Benefícios e compensações justas
É possível fazer a diferença e minimizar a alta rotatividade na empresa, por meio de um pacote de benefícios e compensações competitivo e equilibrado. Isso inclui desde salários justos e horários de trabalho flexíveis,até seguro de saúde, férias pagas, entre outros.
Treinamento e desenvolvimento
Palestras, treinamentos, workshops, dentre outras oportunidades de desenvolvimento para os funcionários, podem ajudar o time a adquirir novas habilidades e conhecimentos e consequentemente, ajudar todos a crescerem profissionalmente. Pense nisso.
Feedback e reconhecimento
Não posso deixar de mencionar a importância crucial de oferecer feedbacks regulares, além é claro de reconhecer o desempenho dos funcionários, para que se sintam valorizados e motivados.
Solução de problemas
Outra orientação pertinente para lidar com o turnover e preveni-lo, é encorajar os funcionários a reportar problemas e sugestões para melhorias.
Tome medidas para solucionar questões rapidamente e de forma efetiva.
“Lembre-se de que abordar o turnover requer tempo e dedicação, e que as soluções podem variar dependendo da situação específica da empresa. Porém, implementar essas iniciativas pode ajudar a melhorar a satisfação dos funcionários e a reduzir a rotatividade.” – Janaina Fidelis
Compartilhe o conteúdo com sua rede e fortaleça seu networking. Precisa de ajuda? Eu tenho soluções sob medida com palestras e treinamentos que tratam sobre a temática aqui abordada. Entre em contato, um forte abraço!
Quero uma palestra da Janaina Fidelis em minha empresa e evento