Uma coisa é inegável: a relação entre empreender e a prática esportiva é muito mais próxima do que muitos imaginam. Aliás, o esporte ensina sobre o empreendedorismo, desde a questão da postura a se adotar diante de um negócio, até a busca pelo sucesso.
Mais do que similaridades entre ter uma empresa ou uma carreira bem-sucedida e ser um atleta campeão, vencedor, é interessante notarmos que muitos homens e mulheres de negócios também são atletas, e vice-versa.
Quer descobrir o que o esporte nos ensina sobre empreendedorismo e colocar em prática no seu negócio? Então continue a leitura do nosso blog de hoje, onde o palestrante de sucesso e referência no assunto, Marcelo Palaia, lista as diversas facetas onde o esporte nos dá as diretrizes para o sucesso corporativo.
O esporte ensina sobre empreendedorismo: análise da concorrência
Entender como atua o adversário, é fator estratégico fundamental em praticamente qualquer modalidade esportiva. Dessa forma, identificamos as vulnerabilidades e também os pontos fortes dos concorrentes, certo? A linha de raciocínio dessa estratégia é a mesma no âmbito corporativo, quando falamos sobre Benchmarking.
Planejamento
O esporte pede planejamento e objetivos muito bem definidos, onde as estratégias seguem planos bem traçados. É possível improvisar? Logicamente que sim, contudo, assim como no esporte, no mundo dos negócios, a ideia é seguir o planejamento para evitar os riscos desnecessários.
Inteligência Emocional é um dos grandes ensinamentos do esporte sobre empreendedorismo
Assim como acontece com atletas de alta performance, empreendedores, gestores e líderes estão expostos aos mais variados tipos de pressão. Mais que isso, é preciso sempre tirar lições, seja na vitória ou na derrota.
Há sempre o risco de tudo dar errado, contudo, a inteligência emocional deve ser treinada para que durante esses momentos de pressão, você não desista de alcançar os seus objetivos.
“Dor + reflexão = progresso.”
A zona de crescimento é desconfortável. Situações do mais elevado estresse, físico e mental, são comuns em atletas premiados. Por trás de uma medalha olímpica ou um título da NBA, por exemplo, há muita dor, sangue e suor.
Nos negócios, isso não é diferente. A alavancada da empresa, via de regra, pode ocorrer exatamente após uma crise e momentos de turbulência, onde só há uma alternativa: vencer ou vencer.
Liderança e trabalho em equipe
O líder tem a responsabilidade de fazer a engrenagem rodar, otimizando o trabalho em equipe. O esporte traz infinitos ensinamentos sobre o quanto o líder é essencial para que uma equipe atue de forma alinhada em busca dos objetivos.
Acima, pontuei alguns dos ensinamentos do esporte que encontramos no ambiente corporativo e empresarial. Agora quero saber de você: o que o esporte ensina sobre empreendedorismo que você tem colocado em prática na sua empresa?
Aproveite e invista agora mesmo no aprimoramento das habilidades da sua equipe, com uma palestra diferenciada sobre o tema. Entre em contato com o time da Palestras de Sucesso agora mesmo e conheça meu trabalho.
Um grande abraço, nos vemos em minhas palestras.
Quero uma palestra de Marcelo Palaia em minha empresa!